Pesquisar neste blogue

janeiro 20, 2006

Se Você é um Jardineiro Principiante isto é Consigo


Quase sempre as plantas adquiridas em viveiros ou em floristas duram pouco. Porquê? Porque as pessoas as compram como se fossem “bibelots” aos quais não é necessário mais do que limpar o pó de quando em quando…
Ora uma planta não é só um “bibelot”: pelo mesmo preço se calhar vale mais comprar uma peça Atlantis, ou um prato Vista Alegre: com tudo o que este tipo de consumidores gasta em plantas em cada estação do ano não ficaria certamente mais caro. Eu sei, também já fiz parte do “clã viveirista”.
Uma planta é um ser vivo e exige, como qualquer ser vivo, alguma ternura e atenção. Começa tudo no acto da compra: nos expositores, os vasos riem-se para nós, as flores parecem convidar-nos a comprá-las. Quantas vezes estão carregadas de fertilizantes e de outros produtos que servem para isso mesmo: para pôr as plantas a rir para nós, clientes incautos e ignorantes que entramos nas lojas e nos atrevemos a pousar os olhos nelas.
Mas negócio é negócio e se você for um verdadeiro fã do Clube dos Jardineiros Amadores, resistirá a todos os insucessos e com o tempo aprenderá a escolher o que mais lhe convém adquirir e a procurar onde melhor é fornecido, porque se há característica que o ser humano aprende a ter rapidamente é a de não ser enganado duas vezes pelo mesmo aldrabão. A menos que queira, acrescento…
Dito isto, o que aconselho? Se gosta de plantas e tem um pequeno apartamento na cidade, então faça uma coisa: compre sempre no mesmo sítio até ter a certeza que acertou num vendedor de confiança, seja ele uma florista de cidade ou um viveiro dos arredores. Não só gastará menos como fará justiça aos produtores e comerciantes mais sérios e merecedores.
Se o seu caso envolve a manutenção de um jardim, então pertence ao meu clube e aí já a música é outra. Para além do conselho que atrás dou e que se mantém actual, tem também a possibilidade de reproduzir as suas próprias plantas e nesse caso precisará muito pouco dos pontos de venda.

09-11-2004

1 comentário: