Pesquisar neste blogue

fevereiro 09, 2006

Ciclame (Cyclamen)

Família: Primulaceae
Nome comum: Cíclame
Variedades: C. coum; o C. hederifolium; o C. repandum; o C. graecum; o C. cilicium; o C. mirabile; o C. intaminatum; o C. libanoticum; o C. pseudibericum; o C. purpurascens e C. persicum.


Descrição:
O grupo das Primaveras é constituído por 15 variedades de plantas perenes, de folha caduca, provenientes de um tubérculo parecido com um bolbo. De entre elas, os Cíclames atingem 20 a 30 cm/s e possuem belas folhas de tom verde escuro em forma de coração, com traços finos de fios verde claro ou prateados. As flores, parecidas com uma borboleta pousada de asas juntas, podem ser simples ou duplas e sobressaem acima da folhagem em tons que vão do branco, ao vermelho, lilás, rosa, salmão ou que podem possuir mais do que uma cor. A primeira vaga de flores surge em geral de Setembro a Novembro, podendo repetir-se a floração ao longo do ano até ao fim do Verão.


Origem:
Os Cíclames nascem espontaneamente nas regiões ocupadas pela Grécia e pela Síria, de onde são originários.

Cultura: Muitas pessoas pensam que é muito difícil cultivar Ciclames, mas quando se compreende o seu ciclo de desenvolvimento esse processo é simples. Se seguir estas regras verá como se torna fácil desfrutar desta bela planta durante anos a fio.
- pode dar flor todo o ano, mas o ideal é conseguir que as plantas fiquem “dormentes” durante os meses de Verão para que dêem flores no Inverno e na Primavera seguintes.
- gosta de ambientes frescos, idealmente de temperaturas que vão dos 15 aos 18º.C durante o dia e dos 12 aos 15º.C durante a noite, sobretudo se estiver dentro de casa, mas tolera climas onde a temperatura do ar pode chegar aos 5º.C ou mesmo menos.
- enquanto tiver flores a planta deve ser colocada num local luminoso embora com luz indirecta.
- necessita de rega regular mas não em demasia enquanto estiver a crescer activamente e a florescer. Coloque o vaso num prato cheio de gravilha húmida para proporcionar à planta a humidade extra de que necessita. Durante o período de floração, mantenha o solo sempre húmido, não permitindo nunca que seque.
- quando regar, utilize sempre água tépida e nunca regue em excesso, permitindo apenas que a gravilha fique húmida e que a água evapore lentamente.
- remova sempre as flores secas ou murchas, desde o ponto de origem da flor e durante todo o período da floração.
- à medida que as flores desaparecem, corte as pontas à planta e fertilize com frequência de
preferência com uma solução líquida, até que surjam folhas novas e flores.
- quando as folhas começarem a secar, pare de fertilizar e reduza a quantidade de água gradualmente, permitindo que o tubérculo permaneça não activo durante algum tempo para poder descansar e reforçar-se - atenção, este aspecto é importante!
- quando o solo estiver completamente seco e todas as folhas tiverem desaparecido, coloque o vaso num local fresco e protegido do sol, durante 6 a 12 semanas pelo menos.


- retire o tubérculo do vaso e replante substituindo com terra nova, deixando o tubérculo semi enterrado em 1/3 ou mesmo pela metade.
- quando deste tubérculo começarem a surgir novas folhas, recomece a rega e fertilize mensalmente até que as flores apareçam na forma de botão. A partir daqui recomeça-se o ciclo anual de desenvolvimento do Ciclame.

Luz: Gosta de luz indirecta, de sombra ou de sol parcial. Resulta bem quando colocado à sombra sob arbustos e à volta de árvores com copa frondosa.

Humidade: o Cíclame necessita de uma atmosfera fresca e húmida para se desenvolver de forma saudável, mas é essencial que o solo drene bem e que seja organicamente rico. Se a terra em que está plantado for muito pesada e pouco porosa, acrescente areia ou gravilha fina e junte material orgânico (folhas em decomposição) para ajudar a torná-lo mais adequado. Nos canteiros, junte uma misture de pedrisco ao solo para permitir o escoamento mais eficiente das águas de rega.

Resistência: Quando adquirir um Ciclame verifique se existem junto ao solo botões de flores, sinal de que a planta está em pleno processo de desenvolvimento. Os Ciclames adquiridos em viveiros e nas floristas são da família C. persicum. O C. coum é uma das espécies mais resistentes e produz flores brancas, cor de rosa ou vermelhas. O C. hederifolium é outra das espécies resistentes de Ciclame que no Verão ou no Outono produz flores brancas ou cor de rosa com um centro escuro.

Propagação:
O Ciclame propaga-se por sementes a partir do fim do Verão, num meio húmido e muito orgânico, contendo folhas em decomposição, areia e húmus misturados. Um viveiro protegido ou um tabuleiro próprio para propagar permitirá obter melhores resultados. Como as sementes não germinam todas ao mesmo tempo, torna-se necessário repicá-las e replantá-las logo que as plantinhas tenham a estrutura suficientemente forte para poderem ser pegadas com os dedos com cuidado e mudadas de sítio. As plantas obtidas por meio de semente florescem no prazo de 15 meses (ou seja, mais de um ano depois, não desanime entretanto…) e devem manter-se num local fresco e com luz filtrada. Por volta do 14º. mês, ou seja um mês antes da floração, transplante para um vaso que coloca num local um pouco mais quente para ajudar o processo de floração.

Aplicações: Adaptam-se muito bem em canteiros, bordejando caminhos ou ainda em vasos dentro de casa. Apesar de ser vendida principalmente como planta de interior, o Ciclame de florista pode também ser plantado no exterior onde chega a dar flor todo o ano, desde que a temperatura não desça abaixo dos - 6 graus centígrados.

Características: Pertencem ao grupo dos Cíclames perenes o C. coum; o C. hederifolium; o C. repandum; o C. graecum; o C. cilicium; o C. mirabile; o C. intaminatum; o C. libanoticum; o C. pseudibericum; o C. purpurascens. O C. persicum é anual.

16-02-2006

100 comentários:

  1. Adoro ciclamem, tenho uma planta e estou cuidando ela a mais de tres mesese e sempre florida...

    ResponderEliminar
  2. eu tenho uma só que as folhas estao a ficar todas amarelas o que devo fazer? email para contacto gongas-martins@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Estou triste, porque não soube cuidar da minha ciclame,deixei ela tomar o sol da tarde e ela muchou.O que devo fazer? E-mail para contato sandramatoss@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Estou com uma ciclame bem florida mas está com as folhas ficando secas,o que eu devo fazer?

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    Plantei sementes de ciclame num vaso, as semestes nasceram só que agora com 2 cm de altura não querem crescer mais... ( encontram-se com este tamanho há ja 3 meses)

    O que devo fazer?

    ResponderEliminar
  6. As plantas obtidas por meio de semente florescem no prazo de 15 meses (ou seja, mais de um ano depois, não desanime entretanto…) e devem manter-se num local fresco e com luz filtrada. Por volta do 14º. mês, ou seja um mês antes da floração, transplante para um vaso que coloca num local um pouco mais quente para ajudar o processo de floração.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia. Tenho um ciclame que me foi oferecido pelo natal, tenho na sala, as folhas de baixo estão a apodrecer e a ficar amarelas. O vaso esta na sala dentro de uma jarra alta com água no fundo, costumo acender a lareira todos os dias. Será calor a mais para a planta?
    Muito obrigada.
    tecateresa@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deve deixar nem folhas nem flores secas na planta, corte-as à medida que aparecem com o polegar. A certa altura a planta fica sem folhas e não dá mais flor, plante-a no jardim à sombra ou guarde o vaso devidamente identificado em local fresco e sombrio, para no próximo outono voltar a trazer para a luz. Nessa altura voltam a rebentar as folhas novas e com um pouco de fertilizante, nascerão constantemente novas flores, de ano para ano.

      Eliminar
  8. boa noite , tenho uma ciclame mas as folhas dela esta secando e os talinhos apodrecendo o que devo fazer ????? cristianeraquel.18@hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Quando as folhas começarem a secar, pare de fertilizar e reduza a quantidade de água gradualmente, permitindo que o tubérculo permaneça não activo no solo durante algum tempo para poder descansar e reforçar-se - atenção, este aspecto é muito importante! O tempo de floração desta planta é durante o clima frio, seja em que hemisfério se encontre. Quando o clima fica mais tépido ou mesmo temperado, guarde o vaso (ou plante no jardim com uma etiqueta por perto para não se esquecer que está lá, pois não se vê!)e espere pelo próximo ano. Muita gente deita fora a planata, o que é um desperdício porque ela volta a nescer se for bem cuidada. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  10. Tenho um ciclamen vermelho, de repente algumas folhas ficaram amarelas, molhei o vaso c\ agua gelada, pus o vaso ao sol da tardinha, as folhas estão voltando a serem verdes, será q permanecerão assim, ou ficarão amarelas de novo se eu trouxer o vaso p\ sombra da garagem ,onde estava desde o dia q ganhei?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver lido alguns dos comentários anteriores verá que é normal as folhas amarelecerem e secarem, principalmente as de baixo. Corte-as com a unha assim como às flores velhas. Esta planta tem um período de descanso que começa no tempo quente e dura até ao ano seguinte. Guarde o vaso e no próximo inverno terá novas folhas e flores. As regras a cumprir qto a regas e fertilização encontram-se no post, nos comentários e nas respetivas respostas. Obrigada e volte sempre.

      Eliminar
    2. Não pode ser cortado com tesoura? As minhas estão crescendo muito pequenas, tanto as folhas como as flores. Bem miúdas, mesmo!

      Eliminar
  11. meu ciclamen deu os doces. Não sei o que aconteceu, murchou totalmente. Estou no sul e em pleno inverno. el fica na sala, sol da tarde. como estava murchando tudo mudei para janela com sol pela manhã.Morava em apto e floria o mano todo agora que mudei para casa não achei om lugar certo. será que consigo salvá-la. Me deem uma dica pq adoro esta planta.

    ResponderEliminar
  12. Isso é normal, voltará no próximo ano, guarde o vaso com uma etiqueta para não esquecer que tem um tubérculo no solo. Veja o que escrevi acima.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia, meu ciclame está com uma parte do bulbo descoberto e apodrecendo e ainda possuem algumas folhas sadias o que eu faço pra não perder a flor.por favor me responda porque na minha cidade esta flor é muito cara e eu sou sou doida com esta espécie aliás, com qualquer planta.Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, primeiro saiba que o bulbo do ciclame precisa descansar durante uma parte da temporada, logo deve ficar sem folhas nem flores para se fortalecer no tempo apropriado. Como saber isso, lendo por favor o post neste blog pois as estações do ano são diferentes aqui em Portugal e aí no Brasil. Se já ficou podre, não sei se recupera, mas pode tentar evitando molhar demais o solo, espere até que a superficie fique seca e logo regue para que a terra fique molhada mas sem exagero. O ciclame gosta mesmo do solo um pouco húmido. Mas por exemplo, não deve sair nunca agua pelo fundo do vaso (o qual deve ter sempre - muito importante - um furo em baixo). Se diz que tem folhas verdes, talves recupere, em cada dia olhe bem para as reações da planta ao seu cuidado e proceda conforme vê que ela reage melhor. Boa sorte.

      Eliminar
  14. Boa tarde! Tenho uma planta ciclame em um vaso mas parou de dar folhas e tem poucas flores, olhei e tem uns bichinhos na terra. Posso tira-lá desse vaso e replanta-lá em outro vaso? Por favor me responda. Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde! É dificil responder por duas razões: precisaria de saber em que local está e ver que tipo de bichinhos esse solo tem. Porém, se ler acima o post verá que o ciclame deixa de ter flores e folhas no final do verão para voltar a recuperar a forma, se bem tratado, no início do inverno. Ou seja, quando o solo estiver completamente seco e todas as folhas tiverem desaparecido, coloque o vaso num local fresco e protegido do sol, durante 6 a 12 semanas pelo menos. É isso, espero ter ajudado.
    Azinheira

    ResponderEliminar
  16. tenho um cyclamen e nao sei o que fazer derrepente algumas folhas ficaram amarelas e murchas o que devo fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está em fase de repouso e deve apenas ser regado de 15 e em 15 dias, se o tempo estiver muito seco. Aguarde até ao próximo inverno.

      Eliminar
  17. ganhei um ciclame aconteceu o que disse ai em cima,mas a duvida é enquanto ele esta descansando devo regar e quantas vezes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada 15 dias, se no local onde vive chover pouco. Não regue nada, caso chova com regularidade. Volte sempre, é um prazer receber visitas de brasileiros, embora a jardinagem não obedeça aos mesmos requisitos, pois estamos em hemisférios opostos.
      Boa sorte.

      Eliminar
  18. Adorei seu artigo pois comprei um cyclamen e não estou sabendo cuidar dele . As flores ficam caídas mas tem muitas botões florescendo. Vou tentar, com suas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uns falam para regar uma vez por semana, outros duas. Não sei o que fazer.

      Eliminar
    2. Em época de frio rafa 1 vez por semana (1 copo de requeijão) no calor rega a cada 2 dias .... se possível não rega-la no sol, pois o sol em contato com a água pode aquecer muito a planta e ela morrer! Espero ter ajudado

      Eliminar
    3. Oi, pode me ajudar? Meu Ciclame está lindo e bem cuidado. A minha dúvida é porque as florzinhas já estão acabando e tem uns "botões" nele que são bem durinhos, o que seria isso??? Me falaram que pode ser semente... Não sei se pode realmente ser isso já que essa planta é por bulbo

      Eliminar
  19. Olá, gostaria de ter uma dúvida respondida sobre essa planta. Tenho um lindo ciclame que está florindo e soltando folhas novas. Estamos na época fria e tenho o cuidado de regar e fertilizar o vaso. Há algumas semanas brotaram três bolotas na planta que estão se desenvolvendo e ficando maiores. É possível plantar essas bolotas? Como proceder? Devo esperar que caiam naturalmente da planta?
    Muito obrigada pelas dicas, adoro essa planta e já perdi várias por não saber como cuidar delas adequadamente na fase de dormência. Agora com certeza terei sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara maryualê, aquilo que você chama de bolota deve ser o cálice da flor depois desta completar o seu ciclo. Ela deixa uma espécie de borboto na base que não é mais do que o processo de criar novas sementes. Se você deixar esse borboto desenvolver, a planta enfraquece, mas cria mais sementes. Não aconselho, pois é bastante mais fácil, pela minha experiência falo, deixar a planta chegar ao ciclo de desenvolvimento sazonal pela maturação do tubérculo debaixo do solo, isto é, passando pela dormência, mesmo que você esteja uma temporada sem ver no vaso onde ela antes floriu. Pode plantar no solo ou deixar no mesmo recipiente. Muito importante é reconhecer o ciclo dela, e ver quando precisa de fertilizante e água. Boa sorte com seu ciclame.

      Eliminar
  20. Olá. Primeiramente queria agradecer as informações. Espero que elas possam meu ajudar a cuidar da minha Ciclame. Eu comprei ela nessa semana, ela veio bem florida e com muitos brotinhos. Apresar de ela ainda estar com muitos brotos pra nascer, algumas folhas estão amarelando. Sinceramente, não sei como proceder, já que reduzir a água enqto ainda tem brotos me parece a solução errada. Será que ela precisa de fertilizantes? Peço auxílio. Obrigada desde já.

    Maraisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezada Maraisa,
      Deve cumprir estas regras: enquanto tiver flores a planta deve ser colocada num local luminoso embora com luz indirecta; necessita de rega regular mas não em demasia (!!!)enquanto estiver a crescer activamente e a florescer; colocar o vaso num prato cheio de gravilha (pedrisco)molhado para proporcionar à planta a humidade extra de que necessita; durante o período de floração, mantenha o solo sempre húmido (!) não permitindo nunca que seque totalmente; quando regar, utilize sempre água tépida e nunca regue em excesso, deixando apenas a gravilha húmida para que a água evapore lentamente.
      Outro ponto importante: esta planta exige que todos os dias você dê uma olhada para certificar que a humidade é a exata. Boa sorte com seu ciclame e obrigada pela visita.
      - remova sempre as flores secas ou murchas, desde o ponto de origem da flor e durante todo o período da floração.
      - à medida que as flores desaparecem, corte as pontas à planta e fertilize com frequência de
      preferência com uma solução líquida, até que surjam folhas novas e flores.
      - quando as folhas começarem a secar, pare de fertilizar e reduza a quantidade de água gradualmente, permitindo que o tubérculo permaneça não activo durante algum tempo para poder descansar e reforçar-se - atenção, este aspecto é importante!

      Eliminar
    2. Olá Maraisa,
      Tenho adotado o seguinte método para a rega: coloco o vaso por cerca de 20 minutos em uma bacia com um pouco de água no fundo. Desse modo a terra absorve a água sem encharcar, assim você evita molhar o bulbo, o que pode fazer com que ele apodreça e a planta morra. Já tive bons resultados também fazendo uma poda de todas as folhas mais velhas da planta ao levá-la para casa, pois assim as folhas novas que vão brotando já são adaptadas ao novo ambiente. É importante não deixar a planta exposta ao sol. Boa sorte.

      Eliminar
  21. Olá, amei seu post...gostaria de saber que tipo de fertilizante devo usar no meu belo ciclame????
    Obrigada....familiaaribeiro@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, deve utilizar um fertilizante com pouca percentagem de azoto. Como vê isso? No rótulo da embalagem procure as caraterísticas do produto, onde estiver NPK (azoto, fósforo e potássio - os elementos essenciais) escolha aquele que tiver o número de N mais baixo, comparando com os outros elementos. Se você domina o inglês também pode ler aqui boa info sobre ciclames http://www.extension.umn.edu/yardandgarden/ygbriefs/h145cyclamen.html. Boa sorte, volte sempre.

      Eliminar
  22. Fiquei bastante satisfeita com os comentarios acerca desta bela flor.

    ResponderEliminar
  23. Fui viajar nesta virada do ano, fiquei 7 dias fora, mas deixei a minha planta com um vasinho com água. Quando voltei ela estava toda murcha e com algumas folhas amareladas. Tirei tudo e agora não tenho nenhuma folha ou flor, parece até que ela não vai florir mais. O que devo fazer para "reviver" a planta? E-mail para resposta: natalihe_nogueira@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado anónimo, como explico no post esta planta não pode ficar encharcada, necessita que o solo tenha boa drenagem. Por outro lado, ela também requer um tempinho de descanso, e por isso aconselho a não deitar o vaso fora só porque a planta "desapareceu" e guardar como explico acima. Pode ser que ela volte a brotar novas folhas e flores na próxima estação, não sei qual é aí no Brasil. Aqui em Portugal é no final do inverno. Boa sorte e obrigada pela visita.

      Eliminar
  24. Olá; minha ciclame está ficando toda caida, pois é frio, porque ela está assim? Email patriciaeliel@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ôi Patrícia, se você leu o post acima viu q o ciclame tem um ciclo anual próprio, sendo necessário descansar antes de dar flor, isso em geral acontece no tempo frio. Aconselho a q leia a seção Cultura e tb alguns comentários e respostas aqui em cima, q possam ter preocupações semelhantes à sua. Boa sorte e obrigada por visitar o Bolotas.

      Eliminar
  25. Qual é o melhor ambiente da casa para o ciclame? na parte de dentro ou na parte de fora da casa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      O Cíclame tanto se dá dentro como fora de casa e o melhor ambiente depende da temperatura do ar e da luminosidade do local onde estiver. Se ler acima na seção sobre CULTURA encontrará praticamente toda a informação de que necessita para que o seu cíclame se desenvolva bem, dentro ou fora de casa, conforme lhe convenha mais. Grata pela visita, volte sempre.

      Eliminar
  26. Oi Azinheira! Meu cyclamen tinha as flores bem vermelhas, e ficava na mesa da sala. Começou a desbotar, ficar com as folhas amarelas e secou completamente. Tirei do cachepo e deixei o vaso no sol, mas o tuberculo está soltando um líquido amarelado e está com fungos, e também tem uns bichinhos bem pequenos caminhando ao redor. Existe algum meio de ressuscitar a planta? Meu e-mail pra contato gustavo_scherer@yahoo.com.br obrigado um abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Gustavo, lamento ser a mensageira das más notícias, mas o lugar desse seu cyclamen é mesmo no lixo, longe de outras plantas que possa contaminar. Está doente até mais, mas não desespera porque pode sempre comprar um novo cyclame, e - tomando todas as precauções que se aconselham no post acima, incluindo a escolha do local de compra que deve ser de toda confiança - você terá novo cyclame florido, que julgo aí no Brasil, será perto de março / abril (inverno) dependendo onde, nesse grande quase-continente, você mora. Certo? Abraço grande e volte sempre.

      Eliminar
    2. Gostei muito desta página! Dão total suporte ao Cyclameiros! Muito obrigada!

      Eliminar
    3. Eu é que agradeço a sua visita, volte sempre que queira e deixe um comentário para que saibamos se estamos no bom caminho.

      Eliminar
  27. Olá, gostei muito do seu post, mas preciso da sua ajuda... Fui viajar e deixei minha ciclame aqui 4 dias e quando voltei levei um susto porque tava toda murcha então coloquei água e ela ficou firme novamente mas minha mãe colocou mais água no pratinho e ela acabou encharcando e agora tá toda murcha de novo o que eu faço nessa situação, tirei ela do pratinho e deixei pra que escorra a água pelo buraquinho de baixo do vaso, mas será que tem algo a mais para eu fazer ou será que ela não vai viver mais?

    ResponderEliminar
  28. Viva amiga não sei responder com ciência exata, mas no seu caso e dependendo da época do ano no seu local (veja o post acima) eu mudaria o ciclame para outro vaso com terra nova e deixaria ele em paz durante uma semana. Se for tempo de dormência ele desaparece e volta na próxima época, se tiver apodrecido o tubérculo ou bulbo, então há nada a fazer. Boa sorte para você e obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  29. Adorei as dicas. Estou com um ciclame que começou a murchar as flores e folhas e já estava triste achando que ia perde-lo logo, mas graças a deus é so uma fase. Ps: moro em um lugar quente..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daiany, que bom que você gostou do meu blog, são reações dessas que fazem manter viva a vontade de fazer mais e melhor. Sim, é só uma fase, eles precisam descansar e é durante o tempo quente que isso acontece. No próximo inverno voltará a ter os seus cíclames, caso siga os conselhos adequados aqui descritos. Um abraço e volte sempre.

      Eliminar
  30. Adorei as dicas. Estou com um ciclame que começou a murchar as flores e folhas e já estava triste achando que ia perde-lo logo, mas graças a deus é so uma fase. Ps: moro em um lugar quente..

    ResponderEliminar
  31. gostaria de saber onde fica as sementes delas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não sei, mas como o cíclame se desenvolve a partir de um tubérculo, se pretende novas plantas pode ver se a partir do tubérculo obtém novas mudas. Lamento não poder ajudar mais. Obrigada pela visita.

      Eliminar
  32. Cyclamen só suporta transplante na época que comentou no post?!!!

    Muito obrigado, esse post é ótimooo foi muito esclarecedor!!! Parabééns!

    ResponderEliminar
  33. Qdo o ciclame entra em dormência, antes de fazer a troca de vaso, ele deve continuar sendo regado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não regue, veja como proceder na parte final da secção CULTURA no post acima. Só volta a regar quando no anoa seguinte surgirem novas folhas.

      Eliminar
    2. Azinheira, mto obrigada!
      Meu ciclame já está sem flores e sem receber água há, mais ou menos, 06 semanas, já posso mudá-lo de vaso ou devo aguardar mais um tempo? Nossa, ver somente a terra no vaso e não poder agua-lo está me deixando preocupada kkk
      Obrigada!!!

      Eliminar
  34. Depois que o Cyclamen entra em dormência, até q ele seja trocado de vaso, devo continuar o regando?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não regue porque o seu ciclame está descansando, se rega ou apodrece ou desperta sem ganhar força para novo período de floração. Nem sequer necessita de mudar de vaso, esqueça-o num local escuro e fresco, é tudo! Boa sorte e um abraço.

      Eliminar
    2. Azinheira, qdo devo voltar a regá-lo?
      Obs: O período de floração dele em 2016 se iniciou mais ou menos em março/abril. Obrigada!!!

      Eliminar
    3. Cara Fernanda, depende da estação do ano agora no local onde se encontra: se for na Europa, é inverno, não regue. Pode começar no início da primavera. Se estiver no Brasil em clima quente e húmido, regue pouco até começar o tempo mais quente e seco. Creio que assim evitará que a raiz apodreça com água a mais.

      Eliminar
  35. boa tarde ganhei um ciclame rosa mais as folhas estao ficando preta ela fica dentro de casa em cima da mesa perto da luz sera isto que ta mandando coloco so de amanha no sol sou de belo horizonte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cheila, se não for demasiada água não sei o que possa ser. O cíclame gosta de frio, depende onde voce mora e que tempo faz agora. No entanto acho que pode voltar a ficar bom, veja no post como se guarda de um ano para o outro, ele parece que morre mas surge de novo na estação seguinte.

      Eliminar
  36. Comprei uma ciclame a uma semana e estava verdinha e com flores ,mas agora está amarelando as folhas q já tinha ,mais esta cheia de brotos e botões . O q Fasso ? Estou triste de perder minha plantinha .
    Email para resposta
    Luwieprz@hotmail (por favor responda se possível ) adorei todas as dicas .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Lu, venho responder à sua pergunta sobre Ciclame. Se a planta tem novas folhas e brotos, então está retomando o ciclo de floração. Talvez se tenha​ ressentido da mudança de local quando comprou, ou talvez seja o normal fim de vida para algumas folhas mais antigas. Simplesmente retire as folhas velhas cortando com cuidado e vá cuidando da planta regularmente. As flores velhas também devem ser retiradas para que não formem sementes, enfraquecendo a planta. Novas flores irão surgir se a planta for saudável. Tudo de bom por aí, obrigada pela visita ao blog.

      Eliminar
  37. Ganhei meu ciclame no dia dos namorados do meu esposo e estou apaixonada pela planta, porém as folhas estao murchando , conforme.voi vendo-as assim vou retirando...estou fazendo o correto? E gostaria de saber TBM se devo mudar ela.de vaso pois acho o vaso pequeno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Caroline, se você leu o post acima sobre a planta, já viu que ela vai perder todas as flores e também todas as folhas, porque tem um ciclo anual de descanso. Não sei onde vive e logo, qual o clima. Mas no tempo mais frio a planta "desaparece" de sua vista e fica debaixo do solo em estado de dormência para voltar a surgir no ano seguinte, na época própria. Convido você a ler de novo o que escrevi sobre ela, vai entender melhor todas as variações que irá sofrer e também como cuidar dela, para que volte a renascer linda na próxima estação de ciclamens. Abração.

      Eliminar
  38. Ganhei um ciclame no dia das mães.Estava lindo,cheio de flores.mas domingo de repente ele murchou,reguei,mas não adiantou,despencou todo.Ao tocar nas folhas e flores elas se desprendem.O que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Receio que possa ter sofrido com água a mais. Veja acima no post, seção CULTURA e siga os conselhos para recuperar o seu ciclame.

      Eliminar
    2. Secaram todas as folhas e flores.
      Agora ficou só o tubérculo.Não está podre.Espero que esteja só dormente.

      Eliminar
    3. Olá Irani, certamente na sua zona começou a estação fria, por isso seu cíclame entrou na fase de dormência. Ele irá reaparecer no início da primavera, não faça nada, deixe ele onde se encontra, não regue, coloque em local fresco e seco. Vai rebentar no final da estação fria. Boa sorte.

      Eliminar
  39. Olá, meu ciclane estava no vasinho que veio da floricultura.(estava lindo e florido) Tomou muita chuva e começou apodrecer,tive que tirar todos as folhas rente à terra,também troquei a terra (botei terra do mato) deixo tomar sol só até as 9 hs da manhã. A planta fica num local arejado e agora protegido da chuva.Porém parece morrer a cada dia. Queria muito recuperar minha flor..oque faço? ??

    ResponderEliminar
  40. Boa noite! Ganhei meu ciclame em maio...moramos em um lugar super quente o ano todo...MT...ele está lindo, sem flores porém com as folhas super viçosas... será que ele ainda irá entrar em dormência?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Por norma o ciclame necessita de um período de descanso, usualmente no tempo mais frio pelo menos aqui na europa. Se você tem calor o ano todo, pode ser que ele não necessite desse descanso, mas porque não colocá-lo num local mais sombreado, mais fresco e se as folhas caírem pode colocar até numa garagem, no escuro à espera que termine esse descanso, que dura por volta de um mês ou dois. Pode ser que resulte, não garanto, mas também pode deixar onde está agora e ir observando, vendo como se comporta...
      Boa sorte, obrigada pela visita ao meu blogue.

      Eliminar
  41. Minha ciclame esta entrando em dormencia,e gostaria de saber se da pra fazer mudas das gemas sem cortar o bulbo da planta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ela vai-se reproduzindo sózinha em cada época, se você deixar ela no local onde estava plantada em sítio fresco e escuro. Coloque no exterior no início da próxima época de floração.

      Eliminar
  42. Olá, gostaria de saber se a planta se prejudica de alguma forma, caso exposta a luz artificial (como lampadas) por longas horas?

    ResponderEliminar
  43. Olá, creio que não ficará prejudicada, mas esta planta tem um ciclo que está directamente relacionado com a luz. É caduca, ou seja, perde as folhas no inverno, e volta a "renascer" na primavera se os tubérculos forem bem tratados. Luz artificial durante um período prolongado provocará um ciclo anormal, não imagino quais possam ser as consequências, mas é certamente um esforço maior para a planta que precisa de recuperar no tempo mais frio. Espero ter ajudado, obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  44. As folhas e flores da minha cyclamen estão caídas, mas não estão podres. O que eu devo fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À primeira diria que pode ser água a mais. Ela gosta de humidade mas odeia encharcamentos. Pare de regar durante algum tempo, se estiver à chuva e não for possível colocar num local protegido, terá de espera que o solo fique menos húmido, mas não creio que não sobreviva, vemos muitos ciclames em jardins públicos e à chuva e a planta acaba por resistir. Boa sorte, obrigada pela visita ao blogue.

      Eliminar
  45. Comprei uma ciclamem no super mercado quando cheguei em casa tirei a embalagem em volta ,depois de dois dias ela muchou é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei em que local você vive, mas o ciclamen é uma planta de inverno e frio, pode ter adquirido uma planta de estufa cultivada em local fresco e se as condições que tem agora forem as de verão, então o ciclamen vai perder as flores e as folhas durante uma época. Mas volta para o ano seguinte, se cuidar de manter as condições que refiro no post acima. Não é fácil, mas pode ser que dê. Entretanto coloque o vaso no local mais fresco e sombrio que tiver em casa, e Boa sorte.

      Eliminar
  46. Comprei um cyclame no mercado e veio nun vaso bem pequeno, está com flores, posso mudar ela de vaso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode mas deve manter todo o conjunto de substrato e raízes intacto no novo vaso que deve ser apenas um pouco maior.

      Eliminar
  47. Oi, sou do Brasil e estamos no inverno, meu ciclame apresenta folhas murchas e amareladas e minhas flores estão murchando também, porém há alguns botões surgindo que estão murchinhos, quando abrem estão caídos. Não sei mais o que fazer. Pode me dar uma dica?

    ResponderEliminar
  48. Oi! Sou do Brasil e estamos no inverno. Comprei um ciclame que estava lindo com bastante folhas, flores e botões a um mês atrás. Troquei ele de vaso e agora suas folhas estão ficando amareladas e murchando, seus botões estão abrindo em flores murchas. Hoje eles estão com poucas folhas, porém com folhas nascendo e botões também. Não sei mais o que fazer! Tenho evitado regar pois o seu solo está úmido. Pode me ajudar, por favor!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Então, seu ciclame está a preparar-se para o habitual e necessário repouso de inverno, voltará na primavera com novas folhas e flores. Porém, ele precisa desse repouso e na publicação digo como se deve tratar nessa fase para que resulte bem. Não jogue fora, coloque num local apropriado e verá que ele volta quando o tempo começar a aquecer. O que se passa é que no viveirista ele é forçado a florir com produtos para poder ser vendido, logo depois sofre o choque da mudança e agora só quer descansar...boa sorte para seu ciclame e obrigada por visitar o meu blogue.

      Eliminar
  49. Bom dia. Eu tenho um ciclame que esta ainda por florecer,só que ao invés de as flores abrirem,ele está ficando com as flores fechadas parecidas com bolotas, isso e normal pra espécie?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia, pelo que refere o seu ciclamen deve ter entrado na fase de produzir semente, deve ter florido antes. Logo as folhas caem e fica só o tubérculo debaixo do solo. A planta volta a brotar folhas e flores na próxima estação, no tempo mais frio.

      Eliminar
  50. Olá
    Tenho uma dúvida .
    Meus ciclames em dormência .optei por deixar na TERRA.
    Estamos no outono, quando começo a rega para a planta renascer? Em Maio?
    Molho a terra ou o pratinho ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, por favor leia a seção CULTURA na publicação acima. Apenas terá de verificar as referências quanto ao local onde vive, uma vez que este blogue se aplica ao hemisfério norte, mais precisamente em Portugal. Primavera aqui é outono no Brasil... Um abraço e boa sorte para os seus ciclames.

      Eliminar
  51. Tenho ciclames em caso há muitos anos e nunca pus a descansar. Queria fazer agora, pleno verão, e vou tirando as folhas que vão secando, mas há sempre verdes, embora não cresçam tanto como no tempo frio. Devo reduzir a rega e colocá-la em sítio menos luminoso para descansar, mesmo ainda com folhas verdes? Foi o meu avô que mas deu, ele chegava a retirar os bolbos dos vasos e a guarda-los em caixas completamente secos, para no inverno voltar a colocar em vaso e ficavam lindas. Devo fazer o mesmo? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Natacha, o que o seu avô fazia é o mais indicado mas dá algum trabalho. Porque não experimentar deixá-los no vaso onde estão e colocá-los num local mais frio e escuro no inverno, sem rega nem fertilizantes? Retira para a luz e o calor na primavera, mas se vir que não dão resultado, pode sempre retirá-los do solo, embrulhar em papel e colocar em local seco e escuro na próxima vez. Penso que tem sorte em tê-los verdes como está a cultivá-los agora, mas devem enfraquecer mais depressa e provavelmente deixarão de florir num destes dias. Obrigada pela visita ao blogue e boa sorte.

      Eliminar
  52. Oi gostaria de ajuda a minha ciclame tomou muita chuva e as folhas apodreceram como recuperar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se será possivel, ciclame é uma planta de clima frio, depende se você vive no sul onde tem clima mais fresco mesmo no verão ou mais a norte. Coloque fora do sol, regue com parcimónia de quando em quando, corte as folhas apodrecidas e espere com toda a paciência. Pode durar meses, mas por vezes a planta volta a recuperar folhas e flores na época certa. Boa sorte.

      Eliminar
  53. Por favor gostaria de recuperar a minha pois tomou muita chuva e apodreceram as folhas obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloque ela num local seco com pouco sol direto mas com alguma luminosidade. Por vezes elas parecem estar a morrer mas quando chega a época adequada voltam a surgir pois fica um pequeno bulbo vivo debaixo da terra. Boa sorte.

      Eliminar