Pesquisar neste blogue

junho 23, 2006

Lavanda (Lavandula angustifolia)

Família: Lamiáceas (Labiadas)
Nome comum: Alfazema ou Lavanda
Outras variedades: L. stoechas, L. 'Hidcote', L. 'Sawyers'

Descrição: A Lavandula angustifolia, é uma planta com excepcional aroma que emite quer a partir das suas flores que surgem em Julho, quer a partir das suas “folhas estreitas” (angustifolia, tradução do latim) cinzentas esverdeadas. A flor da Lavanda é, regra geral, azul-lilás e desenvolve-se em espiga ao longo de um caule fino e longo, que cresce acima das folhas. Embora se julgue que é uma erva aromática, a Lavanda é um arbusto perene de caule lenhoso.


Origem: Regiões da Bacia do Mediterrâneo.



Cultura:
Muito fácil de cultivar, a Lavanda requer solo pouco fértil, quase dispensando qualquer fertilização adicional. Desenvolve-se em solos secos sem necessidade de rega especial. Não é atacada por pestes ou pragas e o único cuidado que requer verdadeiramente é a poda a realizar no mês de Abril sobre os ramos que nasceram no ano anterior, para encorajar novos rebentos e estimular floração mais abundante. Para melhores resultados, é aconselhável uma segunda poda a meio ou no fim do Verão com o objectivo de retirar as flores velhas e os respectivos caules secos. Resiste extraordinariamente ao frio, podendo durar anos a fio no mesmo local sem problemas.
Luz: A Lavanda gosta de exposição directa ao sol.
Humidade: A Lavanda gosta de solo neutro ou ligeiramente alcalino (Ph >7), arenoso e bem drenado. Tolera bem a seca e por essa razão pode ser utilizada em jardins de rochas (xeriscultura).

Resistência: Planta perene nas zonas 5 a 8, muito resistente ao frio.
Propagação: A propagação da Lavanda é muito fácil. Em Agosto ou Setembro retire estacas ou divida cada planta cuidadosamente pela raiz, plantando num meio arenoso e protegido do vento. É difícil obter plantas de Lavanda por semente, se bem que não seja impossível. Se quiser tentar, semeie directamente no local definitivo e aguarde algum tempo até que um rebento surja. A planta terá 25 a 30 cm ao fim de dois anos. Também existem pés de Lavanda de pequena dimensão em viveiro, mas tenha muito cuidado com a manipulação destas plantinhas pois são extraordinariamente sensíveis e não gostam de ser mexidas. Quando comprar estes rebentos veja se não está a comprar Rosmaninho (ou Alecrim) que é muito semelhante à Lavanda com este tamanho.

Aplicações:
Há uma grande variedade de plantas de Lavanda disponíveis cujas flores podem ser roxas, brancas, rosa ou azul. Existem variedades anãs - “Nana”- que não crescem mais do que 30 cm em altura e são excelentes para fazer bordaduras de canteiros. A variedade “Alba” chega aos 50 cm e tem pequenas flores brancas e rosadas. O cultivar “Hidcote” é conhecido por ter a cor azul mais profunda de todas as variedades.
A flor da Lavanda é utilizada em arranjos florais secos pois o seu aroma perdura por muitos meses. Para obter este resultado, corte simplesmente as flores quando se encontrarem totalmente abertas e pendure o molho num sítio fresco, ventilado e escuro, até secar completamente. O aroma da Lavanda é de há muitos anos considerado um dos mais agradáveis, tornando-a muito apreciada em saquetas que se guardam nas gavetas de roupa de casa e em misturas “pot pourri” ou de flores secas e aromáticas. A Lavanda pode ainda ser utilizada em chá aromático e como planta medicinal, por exemplo em aromaterapia, para induzir o sono.

Características:
A planta da Lavanda pode atingir um máximo de 1 metro de altura e outro tanto de largura, se bem que regra geral se mantenha com 50 cm de altura e sensivelmente o mesmo quanto à largura. Pode ser plantada num jardim de ervas ou como arbusto decorativo no meio de outros arbustos, como sebe ou ainda numa bordadura em volta de um canteiro ou ao longo de um passeio.
As borboletas e as abelhas são atraídas pela Lavanda que no Verão ondula brandamente com a azáfama que rodeia as suas flores do nascer ao pôr do sol.



23-06-2006

28 comentários:

  1. Obrigada pelos esclarecimentos. Foram de grande valia!!!

    ResponderEliminar
  2. Adorei a matéria Parabésn , eu também amuuuuuuu
    lavandassssssss...

    ResponderEliminar
  3. a lavanda é uma planta magnifica mas gostaria de saber se é plantada em ramos ou sementes?
    :)

    ResponderEliminar
  4. A resposta à sua pergunta encontra-se um pouco acima no texto onde diz "Propagação".
    Obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  5. Quantas hastes se consegue por ano em uma planta de lavanda?
    Atônio Francisco M de Albuquerque

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado Antônio, gostaria de saber responder mas não entendo bem a sua pergunta. Se o número de hastes for o caule das flores que nascem numa única plnata, então a resposta é dificil porque varia consoante o tamanho da planta, a idade, o local, o tipo de solo, clima, sol, etc...O que posso dizer pela minha experiência (estas fotos do post são minhas e foram plantadas muito pequenas)se a planta for saudável e tudo o resto se apresentar positivo, serão em média umas 60 a 100 hastes por estação de floração em cada planta. Espero ter ajudado, volte sempre.

      Eliminar
  6. Azinheira, boa tarde!
    Tenho lavanda em um vazo mas ela está secando. Será que você saberia me dizer o que é preciso fazer para que ela não morra?
    Obrigada.
    Fabivana.

    ResponderEliminar
  7. Posso cultivar a lavanda dentro de casa perto de uma janela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, desde que receba muito sol e nunca fique com os ²pés² dentro de água porque morre com excesso de humidade e gosta de terreno mais para o seco,. Toque o solo com os dedos, só quando a superfície estiver seca deve regar de novo. Obrigada pela visita, boa saúde para a sua planta e volte sempre.

      Eliminar
  8. Boa noite,

    Sabe onde posso comprar ramos de lavanda seca ou fresca?

    Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, lavanda fresca você encontra em geral nos viveiristas e seca em algumas lojas de decoração. Creio que você vive no Brasil, eu estou em Portugal por isso lamento não poder ajudar mais. Tudo de bom por aí, obrigada pela visita.

      Eliminar
  9. Um trabalho muito enriquecedor em termos de conhecimento sobre a planta da Lavanda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela apreciação. Volte sempre e faça muita jardinagem, se puder!

      Eliminar
  10. Alguém sabe onde posso comprar lavanda angustifolia anã ? Obrigado e bom ano

    ResponderEliminar
  11. Onde posso comprar lavanda em Lisboa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Filipa, existe lavanda à venda em quase todos os viveiros e até em floristas e supermercados. Ainda hoje vi à venda no Continente. Boas compras.

      Eliminar
  12. tenho uma lavanda em vaso, e agora tem alguns galhos ficando pretos, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. pode cortar esses galhos se a planta é suficientemente grande, mas se for pequena e você não quiser que ela fique muito "magrinha" deve aspergir com uma mistura de água, sabão neutro e álcool. Caso não resulte e tenha possibilidade de adquirir óleo nim que é um produto natural, tente cobrir a planta com esse óleo através de um aspersor. Vá vigiando para decidir o que será melhor. Se eliminar o eu está apodrecendo é mais certo e já agora, evite regar de mais...pode ser a causa desses galhos ficando pretos.

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  14. A poda em abril vai variar consoante o clima e a variedade certo? Algumas das minhas lavandas em abril já tem hastes florais a desenvolver-se. Não será mais adequado podar no final do verão depois das hastes secarem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que só no final da floração deve podar, mas como a planta dá em princípio flor durante todo o verão pode ir cortando as hastes com flor para por em jarras ou fazer saquinhos de cheiro e assim jä vai dando a forma que pretende. Mas atenção, nunca cortar em excesso nem até â parte lenhosa se não não volta a ter folhas e a florir.

      Eliminar
  15. Olá! Seu blog é muito esclarecedor! Adoro lavandas e estou tentando cultivar, porém optei pelo plantio das sementes então, saberia me dizer com quanto tempo, aproximadamente, se daria a germinação das sementes? Sigo todas as orientações quanto ao plantio como solo pouco irrigado, deixá-las sob sol direto, solo sem muita adubação etc, etc. Agradeço, caso possa me responder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Marcelo, acho que poderá ter plantas já daqui a 2/3 meses, partindo do princípio que você mora num local que nesta altura do ano é bastante fresco e luminoso, como é a primavera aqui em Portugal. Cuidado com o calor demasiado nesta fase de propagação, precisam de alguma velatura. Mas os melhores resultados obtêm-se com estacas de plantas novas que ainda não floresceram colocadas em areia húmida, aí rapidamente ganham raízes. Em todo o caso, boa sorte com as suas lavandas, elas são mesmo maravilhosas. Infelizmente já perdi as da foto que está neste post, o máximo que duram é 10 anos mas posso garantir que o aroma e a atividade de insetos, principalmente abelhas, eram contínuos em todo o ano.

      Eliminar
  16. Muito obrigado pelos esclarecimentos e estou aqui, na torcida, de que minhas lavandas germinem...rsrsrsrs

    ResponderEliminar
  17. Se eu colocar lavandas na janela do quarto, terei abelhas no meu quarto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Adriana. Sim, se for primavera/verão e deixar a janela aberta. Mas a lavanda dá-se bem ao sol e com pouca rega, por isso a janela tem de ter bastante sol senão morre. Por outro lado, se estiver na cidade duvido que tenha muitas abelhas. Boa sorte!

      Eliminar
  18. Pessoal comenta que a lavanda é facil de cultivar, mas é uma planta com a qual não estou me dando bem. Comprei uma muda em novembro/dezembro (verão no Brasil), ela durou 2 meses e morreu seca (eu mantinha a terra do vaso sempre úmida). Em maio (outono no Brasil) peguei outra muda e coloquei em uma floreira com outras 3 plantas, onde ela ficou por um mês (não cresceu, mas também não morreu). Então transplantei-a para um vaso separado, coloquei o vaso sob o sol (li que gostam de sol) e ela começou a murchar; tirei do sol, coloquei-a na sombra e reguei a terra do vaso. As folhas então começaram a se erguerem, porém agora parece que está apodrecendo (2 dias depois de ter ido para o vaso separado). O vaso onde a planta está possui terra adubada e cascalho no fundo, para drenagem.

    Vou parar de regar, deixar a terra ficar seca ao toque e ver se a planta se recupera. O que você me diz? Tens ideia, considerando apenas o meu relato, de onde estou errando com a lavanda?

    Tenho outras plantas (alecrim, morango, pimentas, mostarda, hortelã, orégano etc...) que estão bem, só a lavanda que morre comigo (dois pés de manjericão morreram também, mas por conta de um ataque de larvas).

    Grato

    ResponderEliminar