Pesquisar neste blogue

junho 30, 2007

Jacinto (Hyacinthus Orientalis)

Família: Liliaceae
Nome comum: Jacinto
Outras variedades: Existem inúmeras variedades de Hyacinthus Orientalis

Descrição:O Jacinto é uma planta perene, floresce anualmente a partir de um bolbo (bulbo, no Brasil) e que em Portugal dá flor logo em Janeiro, se forem tomadas todas as precauções aconselhaveis na sua plantação. Dentro de casa perfumam a divisão onde se encontram enquanto mantiverem flor, o que pode durar duas semanas. Cada bolbo dá uma haste central com várias pequenas flores laterais, rodeada por quatro a seis folhas estreitas e compridas que saem da base da planta. Pode plantar-se um bolbo por vaso ou juntar vários bolbos no mesmo recipiente, de preferência da mesma cor ou tonalidade. Existem cerca de 60 espécies disponíveis (cultivares) e que cobrem quase todas as cores conhecidas. O efeito pode ser espectacular.

Origem:O Jacinto é originário da bacia do Mediterrâneo, desde o Norte de África, à Grécia, Ásia Menor e Síria. Em Portugal é uma planta que só recentemente passou a ser mais conhecida e que se encontra em viveiros e nas floristas no início da estação, muitas vezes com os gomos da flores ainda fechados para poderem vir a abrir em casa.

Cultura: Os verdadeiros apreciadores tomarão o cuidado de, por volta do mês de Agosto ou Setembro, visitar os locais da especialidade ou encomendar por catálogo os bolbos de Jacinto, para os plantar no início da época. Os bolbos em geral e em particular os do Jacinto devem ser plantados até ao final do Outono. Qualquer outra época do ano não serve, porque os bolbos devem passar por um período de “dormência” em local frio, in situ, ou seja no local definitivo, para florirem adequadamente. Portanto, não adquira bolbos noutra época do ano, embora algumas cadeias e supermercados onde se vendem plantas os ponham à venda a preço reduzido a partir de Janeiro. Já é muito tarde para os plantar e em geral tratam-se de restos de stocks que não devem ser adquiridos porque provavelmente nunca florirão ou, na melhor das hipóteses, se forem sãos e não tratados contra a auto-reprodução, florescem só na época seguinte.
Escolha então os bolbos mais sãos e fortes, sem “filhos” na base. Enterre-os a uma profundidade que tenha o dobro do seu tamanho, o pico para cima e a base um pouco mais achatada para baixo, de onde sairão as raízes. Se tiver possibilidade, no fundo do buraco antes de assentar o bolbo ponha um pouco de terra solta misturada com areia de construção (sem sal) para que a água das chuvas drene bem. Um pouco de adubo orgânico no fundo faz maravilhas. Separe os bolbos uns dos outros à distância de pelo menos, um palmo atravessado. Faça primeiros os buracos todos e só depois coloque os bolbos. No fim cubra e calque suavemente a terra para não deixar bolsas de ar. Regue uma única vez.


Luz: No jardim, cubra o bolbo com palha seca ou mesmo folhas de árvore para protegê-lo contra algum animal. Não faça nada durante todo o Inverno e quando o tempo começar a aquecer, em meados de Janeiro/Fevereiro, retire a cobertura do solo - a palha ou o que tiver colocado por cima. A partir do momento em que despontam as primeiras folhas, o Jacinto aprecia sol fraco e muita luz indirecta, devendo manter-se sempre fresca a terra onde se encontra o bolbo.


Humidade: Durante o Inverno os bolbos não são regados. A terra deve estar fresca mas não excessivamente húmida, para que o bolbo se possa alimentar e fortalecer sem apodrecer. Quando as folhas rebentam passa a regar-se normalmente uma vez por semana. Evite molhar as flores. O bolbo pode ser retirado do solo durante o Verão, para voltar a ser plantado no Outono seguinte. Enquanto estiver fora da terra, é guardado em sítio fresco e seco.

Resistência: Os Jacintos gostam de climas frios e por essa razão no Centro e Sul de Portugal o mesmo bolbo dificilmente volta a florir após o primeira ano de floração. Já no Norte é possível retirar o bolbo do chão, depois das folhas ficarem todas castanhas, cortando as pontas a quatro centímetros do bolbo e guardando-o num local seco, fresco e arejado (uma garagem) até ao Outono seguinte.


Propagação:
Nos bolbos de qualidade, nascem “filhos” junto à base dos bolbos mais velhos, que se separam no fim do Verão, enquanto a planta ainda não está activa. Se pretender estimular o nascimento destes bolbos mais pequenos, faça uma incisão em cruz no bolbo mais velho, antes de o guardar para o repouso anual. Estes bolbos mais pequenos não dão flor antes de dois ou três anos, por isso há que ter paciência…


Aplicações:Os Jacintos dão flor em meados da Primavera, assim como quase todos os outros tipos de bolbos plantados no Outono. Devido à natureza da sua flor, uma haste única e anual, aconselha-se a plantar o Jacinto em grupos da mesma cor ou de cores que tenham afinidade entre si e no maior número possível, para ser mais agradável à vista. Se puder, plante vários grupos com alguns dias de intervalo, para que possa ter flores por mais tempo. Em geral no fim de Maio já não terá senão folhas a amarelecer e este aspecto é importante - se não quiser que o bolbo enfraqueça: retire sempre as flores murchas, cortando-as, mas deixe as folhas envelhecerem na planta até ficarem amarelas! Corte então a quatro centímetros do bolbo ou rente ao solo, antes de guardar o bolbo.
Pode plantar bolbos em canteiros, espalhados pela relva e junto a árvores, ou em vasos, onde ficam muito bem com amores perfeitos ou com hera, por exemplo. Pedrinhas roladas sobre a superfície dão um aspecto bonito ao conjunto.
Forçar os bolbos - Este processo permite obter flores mais depressa, mas enfraquece o bolbo a tal ponto que não serve para nova floração. Coloque o bolbo dentro de uma jarra que tenha um “pescoço” apertado , com água por forma a que o bolbo assente a base e toque na água, sem ficar muito mergulhado. Durante umas oito a dez semanas, guarda-se a jarra coberta com um cartuxo de papel pardo num armário escuro e não muito quente. Todas as semanas tira-se o cartuxo e junta-se água morna até repor o que evaporou. Quando os rebentos das folhas tiverem cerca de cinco centímetros, tira-se o cartuxo de papel e coloca-se a jarra junto da luz (no parapeito de uma janela), continuando a acrescentar-se água morna. Em breve o bolbo floresce exalando o seu perfume forte e característico.
Outra alternativa para forçar Jacintos é plantar quatro ou cinco num vaso largo com 12 centímetros de profundidade, mas não enterrando totalmente os bolbos. Tapa-se com papel e coloque no frigorífico a uma temperatura positiva mas não superior a 9º C. durante dez a doze semanas, para que se forme uma boa rede de raízes. Logo que a temperatura exterior aumente, trazem-se os vasos para um local fresco (cerca de 12º. C) e escuro, até se formar um rebento forte de onde sairão as folhas. Quando este tiver 5 centímetros, procede-se como no método anterior. Neste caso podem plantar-se os bolbos no jardim, mas só voltarão a florir passados alguns anos.

Características:O bolbo do Jacinto pode ser alérgico ao contacto para algumas pessoas e em circunstância alguma deve ser ingerido (atenção às crianças mais curiosas!) por causar fortes dores de estômago. O aroma, tão agradável para muita gente, chega a ser forte demais para outras pessoas, que podem sentir náuseas e dores de cabeça.

30-06-2007

81 comentários:

  1. Comprei jacintos em floração , um branco e outro vermelho , são espetaculares . Agora retirei os bulbos e estou esperando o melhor momento para replanta-los .Moro no Brasil , Rio de Janeiro , espero que floresçam aqui .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo(a), é isso mesmo. Caso não tenham sido forçados antes para florir (como explico no post), voltaraão a dar flor, uma por estação/ano. Na próxima época fria, experimente colocá-los durante um mês na geladeira e após esse "tratamento", plantar em boa terra.
      Também podiam ter ficado no solo, em local fresco e seco.
      Obrigada pelo comentário e bom Carnaval por aí.

      Eliminar
    2. onde vc achou para comprar aqui no Brasil?

      Eliminar
  2. COMPREI DOIS BOLBOS DE JACINTOS MAS JA Á ALGUM TEMPO!! PARA DAR Á MINHA MAE EM SETEMBRO! MAS O FACTO É QUE ELA E EU ESQUECEMO-NOS NO INICIO E O QUE ERA PARA CIMA FICOU PARA BAIXO E VICE VERSA! FICARAM CASTANHOS E MUITO HUMIDOS, SECEIOS E PASSADOS ALGUNS DIAS ESSAS PASTES CASTANHAS CAIRAM FICARAM COM OUTRO ASPECTO. AGORA TEM UM ASPECTO DIFERENTE!!! MAS COM MUITA RAIZ. O QUE DEVO DE FAZER?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tudo bem com os seus bolbos? Já passou um tempinho peço desculpa, não recebi o aviso deste seu post. Se têm raiz estão a pedir terra, espero que entretanto os tenha colocado no vaso. Em todo o caso, os bolbos são muito resistentes, apenas não gostam de humidade a mais e precisam de um ciclo de "alimentação" no final da floração, por essa razão não devem ser cortadas as folhas mesmo quando estão feias e amarelas, só depois quando caem no tempo menos quente. Espero que não tenha desistido dos seus jacintos ou então, que continue a experimentar com novos na próxima estação, no início do próximo inverno. Compre-os no outono para plantar logo que o tempo fique frio. Boa sorte.

      Eliminar
  3. No outro dia comprei um jacinto no Ikea, sem saber, muito sinceramente, de que flor se tratava no entanto dois dias depois tive a agradavel surpresa de ver o florescer de flores lindas com um perfume incrivel como nunca "vi". Fiquei fã. Tenho apenas uma dúvida, é que coloquei-a no quarto e não se existe algum mal em mante-la naquele local, adoro o cheiro mas nao sei se pode ser prejudicial...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. prejudicial não é, sobretudo se gosta do aroma. Eu também gosto muito mas o meu marido por exemplo detesta. A flor durará umas duas semanas e começará a murchar nessa altura. Deixe as folhas ficarem mesmo amarelas e cairem para os lados, depois corte-as acima da inserção no bolbo. O vaso pode ficar num local fresco e seco (numa dispensa, varanda debaixo do tanque, etc) e no próximo outono plante de novo com a parte da raiz para baixo, a uma profundidade duas vezes o tamanho/altura do bolbo. Os jacintos ficam muito bem vários, todos juntos num vaso largo e baixo, em cima de uma mesa por exemplo. Eu jogo com as cores para dar efeito. É pena é que durem tão pouco.

      Eliminar
  4. Boa tarde,
    tenho 3 bolbos do ano passado que, quando deixaram de florir, guardei ao ar numa varanda fechada, mas arejada.agora começaram a dar folhas(já têm 4cm)mesmo sem terra.Como devo planta-los?Com o bolbo todo de baixo da terra e só as folhas de fora,ou só meio bolbo dentro da terra?

    ResponderEliminar
  5. Viva! O bolbo alimenta a planta portanto, plante-o todo debaixo da terra, a uma profundidade suficiente para que as folhas fiquem de fora. Fertilize o solo antes de plantar, mas cubra o adubo com terra para que não fique em contato com as raízes porque pode queimá-las. Boa sorte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Já agora, posso usar daquele adubo de "bolinhas azuis"?

      Eliminar
    2. Sim, é o chamado fertilizante universal 10-10-10 (N-P-K) dá para tudo.

      Eliminar
  6. acabei de ganhar dois vasos de jacinto , demorei até descobrir o que eram,estava escrito no vaso ''suculenta'' ,procurei e não achei nada ,resolvi procurar como flores de bulbo e não é que achei,estou adorando -os um é branco e o outro é lilás azulado,devo retirar -los da terra após a florada??

    ResponderEliminar
  7. Prezada Angela,
    Pode deixar nos vasos, a planta vai perder as folhas que gradualmente ficarão amarelas mas a planta (o bolbo como chamamos aqui em Portugal9, não morre cada ano. Quando as folhas ficarem velhas, amarelas e feias, corte-as rente ao bulbo e guarde os vasos num local fresco e seco. Este procedimento é importante para o bulbo, que se alimenta durante toda esta fase após o que entra em dormência, mas já "reabastecido" dos seus nutrientes. A próxima época de crescimento de folhas e flores é no outono, antes dos primeiros frios de inverno. Dependendo do local onde vive aí no Brasil, será entre maio e agosto próximo, creio. Vá dando notícias e um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola , voa tarde.. gostei da explicação, pois ganhei doís jacintos e não sabia como cultivá-los,mas ficou uma dúvida.. ao deixar os bulbos no vaso e guardá-los em lugar fresco, devo continuar a umedecer a terra, ou deixar seca?

      Eliminar
    2. Azinheira, obrigada pela explicação, pois também ganhei dois jacintos e não sabia como cuidar... porém me ocorreu uma dúvida, ao guardar os bulbos no mesmo vaso, devo continuar umedecendo os bulbos ou aterra deve ficar completamente seca?

      Eliminar
    3. Durante o descanso a terra fica seca e guardada em local escuro e fresco. Só volta a regar o vaso na próxima época que será quando começar a ficar mais frio. melhor ainda, tire os bolbos da terra onde estão agora, guarde em papel de jornal e volte a colocar em terra mais tarde, quando começar o outono/inverno. Assim eles resistem melhor e provavelmente guardarão mais nutrientes para a próxima florada. Boa sorte e obrigada pela visita.

      Eliminar
    4. Katruyn Dayana Marques16/03/2023, 13:44:00

      Oi boa tarde, depois de enrolar os bolbos num jornal eu guardo na geladeira ou deixo somente num local seco? Comprei um vaso porém as flores ja murcharam e as folhas estão ficando amarelas também.

      Eliminar
    5. Bom dia Katruyn. Imagino que esteja no Brasil, onde agora começa o outono/inverno. Sim, é nessa época que deve esperar para as folhas todas ficarem amarelas, depois retira do substrato onde estão plantados os bolbos e finalmente guarda em lugar fresco e seco, para ficarem melhor deve ser bem secos e embrulhados em papel para garantia de não haver humidade, pois com humidade apodrecem. Apenas necessita guardar na geladeira umas 2 semanas antes de voltar a plantar no exterior ou em vaso, e aqui o objetivo é incentivar o bolbo a "acordar" quando você o tira do frio e ele sente o calorzinho que está chegando. Ficar no escuro e seco ajuda a revitalizar o próprio bolbo. Mas atenção porque este sistema tem as suas desvantagens, o bolbo segue vivo mas quanto mais vezes você proceder assim, ele esgota a sua energia mais depressa. Se ficar no susbstrato escondidinho lá num canto do armário escuro, dentro do vaso, ele volta a acordar na época própria e agradece quando você o trouxer para a luz, e começar a ser regado e fertilizado dando novas flores. Esta explicação longa tem que ver com a complexidade deste tipo de plantas, que por vezes são criadas para dar flor apenas numa época. Boa sorte para o seu Jacinto, são plantas maravilhosas e bem cheirosas.

      Eliminar
  8. ola acabei de comprar dois vasos já floridos devo molhalos quantas vezs por semana

    ResponderEliminar
  9. olá, so quando a superficie do vaso estiver com a terra seca. Nunca molhe demais, preferível ser de menos...

    ResponderEliminar
  10. Acabei de comprar dois jacintos lilazes e me surpreendi com o seu perfume intenso. O que fazer após a floração ?
    Rosane

    ResponderEliminar
  11. Deve cortar a haste da flor, deixar as folhas amarelecerem, cortar as folhas rente ao bolbo e finalmente proceder como informo no texto acima.
    Obrigada pela visita e pelos comentários.

    ResponderEliminar
  12. Olá :)
    No ano passado o meu pai ofereceu-me um bolbo de jacinto já em terra. Ele floriu em Janeiro e ficou lindo. Quando a flor morreu e as folhas secaram cortei-as, desenterrei o bolbo da terra e guardei-o em local seco e arejado. Ele neste momento tem pequenos bolbos filhos. O que devo fazer agora? Arrancar os bolbos filhos e plantar o mais velho? Posso guardar os bolbos filhos e esperar que se desenvolvam para serem plantados? obrigada pela sua resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os bolbos "filhos" devem ser plantados qdo ficar mais frio, lá para novembro/dezembro, separados uns dos outros o suficiente para crescerem e respeitando o ponto onde nascerão as raízes - q deve ficar para baixo. O bolbo grande tb pode ser replantado. Entretanto guarde-os em lugar seco e fresco, embrulhados em papel de jornal, por ex. Boa sorte e obrigada pela visita.

      Eliminar
  13. Boa tarde, a minha colega comprou uns bolbos de Jacinto para plantar-mos numa jarra de vidro e tinha esperança que dessem flores ainda esta Primavera, pelo importante informação que acabo de receber do seu post acho que não vai dar. Criei um blog - http://smallgardenn.blogspot.pt/ - onde relato as aventura da minha pequena horta. Estou a fazer uns post sobre o assunto e vou colocar o link com o seu post espero que não se importe.

    cump

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Começando pelo fim: não me importo nada e até agradeço que "link" as Bolotas no seu blog que irei visitar assim que acabe esta resposta. Relativamente ao jacinto: se compraram os bolbos com a espiga da flor já feita, devem abrir por estes dias dado que começa a aquecer. Se o(s) bolbo(s) não vieram com broto de flor e só têm as folhas, já não vão ter flor este ano e não sei se terão para o ano, porque podem já ter dado e mesmo enterrados de novo por vezes um bolbo não floresce (se foi sujeito à técnica de forçar a flor, conforme explicado no post). Em todo o caso, não se perde nada em esperar para ver, e quando as folhas ficarem amarelas, murcharem e ficarem feias, cortam-se rente e guarda-se o bolbo em lugar fresco e seco. Plante de novo, para ver o que dá. Já tenho tido surpresas. Boa sorte.

      Eliminar
  14. O JACINTO TAMBÉM É CULTIVADO EM LARGA ESCALA NO BRASIL... PODE SER PLANTADO EM TERRA PRETA, SEM MISTURA, REGADO COM ÁGUA TODOS OS DIAS E ADUBADO COM ADUBO 10-10-10 OU 15-15-20!!!

    ResponderEliminar
  15. O JACINTO TAMBÉM ´É CULTIVADO NO BRASIL!!! A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA DIZ ASSIM: "É UMA TERRA ONDE SE PLANTA TUDO DÁ". EU TENHO UM PÉ DE JACINTO QUE PLANTEI EM JULHO E QUE ESTÁ DANDO UM BELO CACHO DE FLORES AZUIS!!! ISSO EM PLENA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. comprei um vaso de jacinto ja faz uns 2 anos (flores azuis ) quando acabou a sua florada nao tirei ele da terra deixe ele la,depois de quase um ano resolvi mexer nele, ele tava meio mucho tirei uma pele roxa e deixei ele branco (pensei tinha morrido) ele continua do mesmo jeito so que tem 2 bulbinhos de cada lado tbm meio mucho. o que fazer para recupera lo? nao queria perder ele.hj resolvi troca ele de vaso bem maior. sera que posso coloca lo na agua ou ele ficou assim por falta de agua pois nao jogava agua nele.so de x enquando. eu deixo do jeito que ta. me ajuda des de ja agradeço.

    ResponderEliminar
  17. comprei um vaso de jacinto ja faz uns 2 anos (flores azuis ) quando acabou a sua florada nao tirei ele da terra deixe ele la,depois de quase um ano resolvi mexer nele, ele tava meio mucho tirei uma pele roxa e deixei ele branco (pensei tinha morrido) ele continua do mesmo jeito so que tem 2 bulbinhos de cada lado tbm meio mucho. o que fazer para recupera lo? nao queria perder ele.hj resolvi troca ele de vaso bem maior. sera que posso coloca lo na agua ou ele ficou assim por falta de agua pois nao jogava agua nele.so de x enquando. eu deixo do jeito que ta. me ajuda des de ja agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ôi! Obrigada pela visita, respondo em português da Europa, vale? O bolbo original secou e deu vida a dois filhinhos, pelo que você conta neste post. Agora, você pode colocá-los em dois vasos diferentes ou juntá-los no mesmo vaso, onde vão precisar de algum fertilizante e um pouco de água de quando em quando, mas não em demasia se não morrem "afogados". É melhor ficarem mais para o seco do que no muito molhado, porque não gostam de água a mais e apodrecem. No Brasil agora começa o calor, não é? O jacinto é planta de frio, aqui na Europa dá flor em janeiro/fevereiro, ou seja no nosso no inverno. Espero tê-la ajudado e desejo boa sorte com os seus jacintos novos.

      Eliminar
  18. gostaria me dizer onde posso encontrar esta linda planta não sei se é semente ou bulbo ,por favor diga me deixe o recado aqui pra mim pode me chamar Goianinha.espero que vc seja gentil para comigo de me dizer estou apaixonada por esta linda planta jacinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Goianinha, eu não vivo no Brasil mas você encontrará certamente estes bulbos (bolbos aqui em Portugal) em qualquer viveirista desde que procure na época certa, que costuma ser no final do verão, ou logo no outono. Veja em http://goias-estado.guialis.net.br/viveros onde pode encontrar no Estado de Goiás qual fica mais perto de sua cidade. Boa sorte com seus jacintos, são lindos e bem cheirosos e muito fáceis de cuidar.

      Eliminar
  19. Gostei das informações. Eu ganhei de meu filho no dia das mães um jacinto,
    mas não sabia como cuida-lo .Muito obrigada pela dica.
    atenciosamente. Zenir Boanova.

    ResponderEliminar
  20. estive na italia em dezembrodo ano passado, comprei dois jaintos com florescomo nao sabia como cuidar deixei no vaso com terra como trouxe. agora estao com brotos dos lados o que fasso para nao perde-los?,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faça nada, deixe-os nos vasos onde os bolbos se encontram, regue apenas quando a terra parecer seca na superfície e daqui a uns dois meses deverá ter uma flor em cada vaso. Se estiverem junto a uma janela com alguma luminosidade terá melhores condições. Leia no post acima como tratar os seus bolbos de jacinto e boa sorte!

      Eliminar
    2. Em tempo ainda para o anónimo das 7:33 - se for necessário junte um pouco mais de terra no topo e em volta dos bolbos, sem os enterrar completamente, pois de um ano para o outro pode ter desaparecido alguma ou ter enfraquecido. Mas só se vir que faz falta.

      Eliminar
  21. Comprei dois bolbos num vazinho muito pequenino e ja tem botoes gostaria de saber se ficam onde estao ou se tenho que trocar para um vaso maior?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não troque de vaso. Neste caso os bolbos terão certamente sido "forçados" no interior antes de serem trazidos para a luz. Durarão cerca de 3 semanas a florir e mais uma depois disso. Coloque num local sem luz direta para durarem mais e no final deixe secar a haste e depois corte-a, bem como às folhas, e guarde o(s) bolbo(s) embrulhado em papel de jornal e em local fresco, seco e escuro. Na primavera pode plantá-lo(s) então num vaso maior se verificar que estão sãos. Se tiverem sido bem tratados, deverão ter bolbos pequeninos junto à base. Pode retirá-los pois darão lugar a novas plantinhas. Mas os bolbos forçados levam bastante tempo a voltar a florir ou não chegam mesmo a florir dado o esforço a que foram sujeitos. Boa sorte!

      Eliminar
  22. Bom Dia, o meu marido ofereceu me um para o dia dos namorados bem num caso 3 bolbos de fora da terra e o vasonparece estar cheio de raízes. Como trato dos bolbos assim até chegar a altura de plantação? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia cara Clélia. Se leu este post terá visto que os bolbos de jacinto têm floração anual. Logo, se agora estão em flor espere que a flor seque (cerca de 15 a 20 dias), depois retire da terra os 3 bolbos e guarde em local fresco e bem seco. Na próxima época, por alturas do início do inverno ou do tempo mais frio se for no Brasil, plante de novo os bolbos juntos, em outro vaso com terra boa e regue de quando em quando, mas muito pouco para não apodrecer. Verá que passado um tempo voltam a nascer folhas e se os bolbos não tiverem sido "forçados" antes, pode ter a sorte de voltar a ver flores. Está tudo descrito no post acima, convido-a a lê-lo se ainda não o fez. Obrigada pela visita ao meu blog.

      Eliminar
    2. Eles ainda nao deram flor, eu li o post por isso fiquei em duvida na mesma. As flores estao a começar de vir. O melhor e aguardar entao, e depois guardar os bolbos.

      Eliminar
    3. Bom dia de novo. Sim, só depois das flores murcharem deve deixar secar as folhas até ficarem amarelas e então pura e simplesmente tira os bolbos e deixa descansar até à próxima estação. Mas se estão a dar flores agora só daqui a uns 2 meses os bolbos ficam prontos para guardar e fortalecer-se até ao ano que vem. Lembre-se: não guarde em local húmido, tem de ser seco e fresco e escuro se possível.

      Eliminar
  23. Olá, me chamo Erivelton, moro em Indianópolis, cidade interior do Paraná, comprei recentemente um exemplar azul de Hyacinthus (Jacinto), já com flores, numa feira de flores na cidade vizinha. A espécie tem pedigree, procedência "Terra Viva Plantas e Flores", sou inexperiente quando se trata de bulbos, e gostaria de saber dos cuidados, quais ações tomar em relação a planta, pois comprei e exemplar já florido agora em junho deste ano, estou ha 2 dias com a planta, a planta esta florida fora de época? Ela teve uma floração forçada pela época de floração? O que devo fazer quando as flores caírem a folhas amarelarem? Quando devo guardar na geladeira? Estou receioso em perder o exemplar! Espero que pode me ajudar, aguardo ansioso por respostas, desde já grato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Erivelton, antes de mais obrigada por visitar o meu blog. Acontece que vivo em Lisboa, Portugal, e por essa razão há que ter em conta o fato das estações do ano aqui serem opostas às do Brasil, quando aí é verão aqui é inverno, logo há que considerar essa questão quando quiser seguir indicações postadas aqui. Assim, se agora você tem um narciso em flor, deve ser tempo frio. Aqui a época do calor está começando! Não tem mais do que seguir as instruções que refiro para ter o seu narciso/jacinto florindo de novo no próximo ano. Não jogue fora quando ele perder a flor. Corte as folhas e flor logo que ficarem amarelas, uns 2 cm acima do bolbo ou bulbo, guarde num local seco e fresco, jamais regue ele até voltar a colocar no vaso com solo apropriado, lá para o início do outono, com tempo fresco mas ainda não frio, fica no vaso em local com sol e logo logo volta a nascer folhas e posteriormente a flor. Dê um pouco de fertilizante quando as folhas novas voltarem a nascer. Se for um bulbo de qualidade, ele vai durar. Abraço, volte sempre.

      Eliminar
    2. Na minha resposta refiro narciso mas é jacinto, evidentemente. Eles são bulbos e se tratam do mesmo modo, daí o meu engano, desculpe a confusão.

      Eliminar
  24. Ola bom dia, vivo no Luxemburgo, um país frio para manter os bolbos no exterior (penso eu). Comprei na semana passada um vaso que tinha 5 bolbos com botões, todos no mesmo vaso com cerca de 15cm de diametro. Comecei a apreciar o inicio da abertura dos botões e ontem senti um aroma forte que rápido percebi ser dos Jacintos. Não sabendo nada sobre a planta fui "regando" apenas com umas gotinhas de água tépida, mas como eles estao muito a superficie da terra do vaso, nao sei se neste momento em que ja um deles floriu e os outros vao gradualemente dando flor, se devo ou nao passá-los para um vaso onde os cubra com terra pois neste vaso parece-me estarem muito apertadinhos. Nao têm o espaço que recomenda. A minha duvida é se posso ou nao muda-los para que durante este tempo eles possam estar mais cobertos de terra, visto terem as raízes muito à vista (sobre o pequeno intervalo entre eles); e se devo mantê-los dentro de casa ou colocá-los no exterior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em tempo: pode deixa-los no parapeito da janela dentro ou fora de casa, eles gostam do frio, mas como é que lhes sentiria o cheiro maravilhoso e os via tao frequentemente como agora se os mudásse para a rua???

      Eliminar
    2. Olá Ana. Enquanto estiverem em flor nao deve mudá-los. Na verdade eles já acumularam os nutrientes necessários nos meses em que estiveram em dormencia, e agora estao a consumir esses nutrientes. Mudá-los dará cabo das flores. Quando terminarem a floraçao, deixe secar o caule onde as flores estiveram, assim como as folhas, fique apenas com os bolbos, tire fora da terra, e proceda como digo no post durante todo o tempo até ao próximo outono. Nessa altura volta a plantar e aí pode escolher um vaso maior. Mas...provavelmente esses jacintos foram "forçados" a florir e dificilmente vao florir de novo! Está tudo explicado no post. Boa sorte!

      Eliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Olá. Ofereceram-me três bolbos, juntinhos, num pequeno vaso, com a maior parte do bolbi fora da terra. É janeiro. O que fazer?
    Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Cila. Se vive em Portugal, pode guardar o vaso tal como está num local escuro mas que seja fresco, uma despensa, garagem, etc. No próximo verão plante noutro vaso com solo rico e guarde durante uns tempos num parapeito de janela com pouco sol direto, mas alguma luminosidade. Regue apenas quando o solo estiver seco. Em breve começará a ver um borboto a nascer do topo dos bolbos. Coloque então num local bem iluminado e quente, mas não é certo que voltem a florir, porque alguns dos bolbos no mercado são forçados e não florescem de novo facilmente, só ao fim de alguns anos...
      Obrigada pela visita e volte sempre.

      Eliminar
  27. Olá,

    parabéns pelo blog e o post, gostei muito, no entanto tenho uma dúvida. Deram-me bolbos em água, estão já a florir e deita um cheirinho muito bom.
    Como posso fazer para guardar e voltar a plantar para o ano?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Carla, obrigada pelas palavras simpáticas. Se esse bolbo foi forçado, dificilmente florirá novamente, mas pode sempre tentar. Quando as flores murcharem tira da água, coloca num vaso com metade do bolbo de fora e espera que as folhas fiquem amarelas. De seguida corta as folhas já velhas e guarda o vaso com o bolbo num local escuro mas fresco, pode ser uma dispensa sem luz ou dentro de um armário num canto, envolto em papel de jornal. Lá para setembro retira-o desse local e coloca o vaso num sítio bem frio (eu por vezes uso o frigorífico, dentro de um plástico mas sem o papel). Em outubro ponha o vaso ao ar livre, mas - importante - onde não chova senão apodrece! No fim do ano mais ou menos, começam a surgir novos brotos e então vá regando, mergulhe o vaso em água e isto uma vez por semana. Daí para diante é só esperar que volte a florir, fará então um ano desde que começou esta trabalheira toda!!! Aqui entre nós, mais fácil é comprar novos bolbos no final do próximo verão e proceder como ensino no post. Boa sorte com o seu narciso, são plantas maravilhosas tanto na cor como no aroma.

      Eliminar
  28. Olá, chamo-me Vanda e tenho uma dúvida... todas estas (fantásticas) indicações para servem também para tulipas? Obrigada desde já e parabéns pelas explicações :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Vanda. Sim em tudo, exceto no que diz respeito a Forçar os Bolbos. Para tulipas nunca fiz e creio que não dará resultado. Obrigada pela visita ao blog das Bolotas Guardadas, volte sempre.

      Eliminar
  29. Olá de novo :) os meus jacintos já floriram, e já murcharam as flores. Cortei-as e agora espero que as folhas fiquem amarelas para depois guardar os bolbos. A minha dúvida é: continuo a regar os bolbos ou deixo sem rega até os guardar?
    Cumprimentos,
    Vanda

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde! Meus bulbos estão com folhas, porém estão com larvas dentro deles, qual fungicida posso usar para recuperá-los?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Se as larvas estão dentro do bolbo (aqui em Portugal não dizemos bulbo) então pode jogar fora, não há como fazer sobreviver o bolbo. Se estão nas folhas deve retirá-las com um pano/papel molhado ou pulverizar com uma mistura de álcool + óleo vegetal + água morna. Depois regue com um bom jato de mangueira, verificando sempre se saiu tudo. Boa sorte, obrigada pela visita ao meu blogue.

      Eliminar
  31. Comprei um vaso com 3 bolbos de jacinto. Ja estão prestes a dar flor. Gostava de saber se os posso transplantar agora para outro vaso. Obrigada

    ResponderEliminar
  32. Olá chamo-me Vanda, comprei dois vasos no ano passado e não lhes mexi... Floriram bem, com flores fortes e perfumadas. Deixei-os ficar no vaso e tirei as folhas só mesmo quando ficaram completamente secas (os bolbos ficaram na terra sem rega absolutamente nenhuma). Este ano voltaram a florir mas com muito pouco qualidade, num dos vasos, a flor ficou "entalada" entre as folhas em dois bolbos e o terceiro apenas tem folhas :( e no outro vaso os bolbos só têm folhas e nada de flor... Também comprei 10 bolbos de tulipas que coloquei numa floreira, no ano passado floriram todos e este ano só 3 têm folhas, acho que os outros morreram...
    Assim, acho que desisto...

    ResponderEliminar
  33. Ola moro no brasil cidade quente eu quero tirar uma duvida ganhei um vaso de jasinto em maio do ano pasado estava florido quando secou a flor eas folhas eu cortei e guardei o bulbo como vc esplica so q nao sabia quando plantar novamente ele esta guardado ainda so que esta saindo um bulbo filho do lado e esta saindo folhas e esta fora do vaso estamos entrando no inverno o que devo fazer eu tenho tempo de plantar ainda este ano ou devo guardar para o proximo ano obrgd

    ResponderEliminar
  34. Comprei 4 vasos floridos mas já estão murchando as flores Fiquei triste as brancas já estão murchando e caindo não dura muito .quanto tempo duram as flores e quantas vezes ele vai florir obrigado

    ResponderEliminar
  35. Olá,tudo bem?
    Eu entendi o processo,mas poderia me esclarecer; a domercia dele é melhor ser feita com ele na terra ou fora. Se eu fizer fora não vou estar forçando.

    ResponderEliminar
  36. Oi boa noite estou no Brasil, Rondônia, terra quente o ano todo, quase não tem frio aqui, temos época de muitas chuvas q começam em agosto e duram uns 6 meses chove todos os dias e depois vem a seca mas sempre calor , comprei um jacinto e as flores acabaram de caircomo faço pra fazer brotarem de novo?

    ResponderEliminar
  37. Oi boa noite sou de Rondônia e aqui é quente o ano todo , comprei um jacinto e agora caiu a flor; como guardo ele e como cultiva-lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ôi Nara, deve guardá-lo por um período de 6 meses no escuro e com frio. Há quem coloque na geladeira, na parte de baixo, dentro de um papel grosso. Volta a tirar dentro de algum tempo, como refiro no post. Obrigada pela visita, tudo a correr bem aí na Rondônia é o meu voto.

      Eliminar
  38. Boa tarde tenho três Jacintos. Já deram a linda flor e agora no lugar da flor tem muitas bolas o que são essas bolas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolbos??? De onde saem as folhas e mais tarde as flores! Leia por favor toda a publicação sobre esta planta, verá que tem resposta para todas as suas dúvidas. Muito obrigada pela visita.

      Eliminar
  39. Bom Dia!
    ganhei uma flor jacinto e estou apreendendo como cuida-la, mas percebi que as flores estão um pouco murchas, o que deve estar acontecendo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, depende da época do ano e do clima no local onde vive. O Jacinto é planta de inverno, logo frio. E só tem flor durante um ou dois meses. Portanto, se vive num local quente, ou se já passou o tempo de vida da flor, a planta perde a flor que murcha e as folhas ficam amarelas. Guarde o bulbo e proceda como refiro acima, porque para o ano que vem no tempo frio pode voltar a ter flor. Boa sorte.

      Eliminar
  40. Boa noite, moro no Brasil em São Paulo e comprei uns bulbos agora no outono é só nasceram folhas até agora não tem botão, será que não vai florir ou tenho que esperar a primavera em Setembro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá a partir de Lisboa, no primeiro dia de verão de 2020 aqui no hemisfério norte! Pois eu acho que você adquiriu bulbos que, ou já floriram nesta época, ou são tratados para não florir duas vezes, por vezes isso acontece no comércio de plantas. Que fazer? Siga as instruções de CULTURA e LUZ no post acima e para o ano que vem se tudo correr bem o seu bulbo dará flor no tempo mais frio. Também pode acontecer, e eu sei porque já vivi dois anos em S.P., que o frio que você tem por aí pode não ser suficiente para estimular o crescimento da flor. Ele precisa mesmo de frio e escuridão durante o tempo de descanso no verão e outono. Coloque o vaso num local mais fresco da casa que tiver, pode ser que assim consiga que floresça. Boa sorte é o que lhe desejo.

      Eliminar
  41. Olá,
    Falo do Brasil, no estado do Espírito Santo.
    Comprei dois Jacintos em inicio de floração e foi incrivel curtir cada momento dela. Os Jacintos me conquistaram!
    Nesse momento, um dos bulbos já foi embalado em papel e o outro ainda está com folhas. Estou aguardando as folhas amarelarem para embala-lo também.
    Suas dicas foram fundamentais, para que eu entendesse todos os estágios da planta e me sentisse mais segura, para dar os passos necessários para manter o cultivo dos Jacintos.
    Agora que estou devidamente instruida, vou aguardar o próximo outono para um novo estágio de floração.
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ainda bem que foi útil para você. A qualidade do bulbo é muito importante para a nova floração ser também boa, mas isso só dará para ver no próximo inverno aí no Brasil e claro, o inverno no Espírito Santo segundo julgo não tem temperaturas muito baixas. Será bom colocar o bulbo na geladeira bem embrulhadinho em papel, uns dias antes de plantá-lo. Boa sorte, obrigafa pela visita ao blogue e pelas suas palavras gentis.

      Eliminar
  42. Oi! Ganhei um vasinho com jacinto e fiquei maravilhada. Moro em um lugar de altas temperaturas (Montes Claros/MG/Brasil). Mas, vou seguir suas dicas e tentar obter nova floração. Suas explicações são muito didáticas. Adorei! Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu comentário e boa sorte com o seu jacinto.

      Eliminar
  43. Olá. Muito interessante todos os post. Informações muito úteis. Aproveito para perguntar, alguém sabe correio eletrônico de alguém que vende jacinto no Brasil. Não consigo encontrar. Procurei diversos viveiros, floriculturas e nada.
    Agradeço as respostas desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário simpático e volte sempre, é um gosto para nós ver que somos lidos tão longe de Portugal e apreciados. Quanto a comprar bulbos de jacinto no Brasil, deve existir quem venda, não é uma planta assim tão rara e exótica, talvez mais no sul haja viveiros que vendam, porque ela gosta mesmo é de friozinho. Boa sorte na sua busca!

      Eliminar