Pesquisar neste blogue

julho 15, 2007

Nenúfar (Nymphaea odorata)


Família: Nymphaeaceae
Nome comum: Nenúfar


Descrição: Este é o mais pequeno de todos os Nenúfares. As flores têm pétalas muito brancas com um centro amarelo e aveludado. A flor é aromática, atinge 10-23 cm de diâmetro e dura todo o Verão em praticamente todas as regiões de Portugal. As folhas, redondas e largas, têm cerca de 10 a 13 cm de largura e cada planta, quando desenvolvida, ocupa normalmente uma superfície de 1,2 a 1,8 m. Aliás, quando as folhas se desenvolvem e ocupam muita da superfície da água, o que acontece com frequência, as flores que normalmente flutuariam à superfície crescerão um pouco mais à procura de espaço e de luz e elevam-se uns centímetros acima da água, com grande elegância. As pétalas abrem de manhã e fecham-se ao fim do dia. Cada flor dura cerca de três a quatro dias, mas quando retirada do seu habitat natural para ser colocada numa jarra por exemplo, dura muito menos. O Nenúfar é uma planta perene, que hiberna no Inverno até chegarem os primeiros dias quentes da Primavera. Existem várias selecções de cores e tipos diferentes, que podem encontrar-se em Portugal nos viveiros de maior dimensão.

Origem: A Nymphaea odorata, é nativa da costa leste dos Estados Unidos mas está perfeitamente naturalizada na Europa.
Cultura:

Luz: Gosta da luz solar directa.
Humidade: É uma planta aquática que vive submersa em profundidades que vão desde os 7,6 cm a 1,8 metros. Não exige nenhum tipo de solo especial, mas dá-se melhor numa mistura que contenha barro e pedrisco fino.
Resistência: Dá-se bem nas zonas classificadas de 3 a 11. Adapta-se facilmente a climas temperados e/ou tropicais.

Propagação: Por cuidadosa divisão dos rizomas, pelo menos de 3 em 3 anos, no fim do Inverno quando começam a despontar as primeiras folhas. Coloque cada raiz no meio do vaso, mais para cima e paralela ao fundo. O vaso deve ser em rede de plástico perfurado, de preferência forrado com uma tela grossa sintética resistente à água mas que permita o encharcamento das raízes, impedindo que a terra caia para os lados e saia do vaso. Depois de completar com uma mistura de mais terra e pedrisco até à superfície, cubra esta com pedrisco compacto para não deixar que o solo se escape do vaso. Comprima um pouco e coloque na água à profundidade desejada, em cima de tijolos dispostos no fundo para facilitar o manuseamento futuro. Não se esqueça de deixar uma pega, fio de nylon ou outro dispositivo que ajude a erguer o vaso quando for necessário fazer uma limpeza às raízes ou mesmo dividi-las, sem ter que esvaziar o local onde se encontram. Se conviverem com peixes, este aspecto é mesmo essencial.

Aplicações: Podem ser plantadas em locais muito pequenos ou em alternativa em lagos profundos. Também se dão bem em potes grandes, banheiras velhas enterradas no jardim, etc. Desenvolvem-se extraordinariamente em lagos (naturais ou artificiais), charcos ou outros locais onde a corrente seja fraca, uma vez que não apreciam o movimento excessivo da água. Desde que as raízes (rizomas ou tuberosas) estejam cobertas no mínimo por 7 a 10 cm de água, os Nenúfares dão-se bem em praticamente todo o lado, desenvolvendo-se com grande facilidade de ano para ano. Não exigem quase nenhum cuidado especial, mas gostam que se vão cortando as folhas mais velhas que aliás se tornam rapidamente amarelas e feias.
Características: Conhecido nos EUA como alligator bonnet – à letra seria “boné de crocodilo”, provavelmente porque em alguns lagos daquele continente coexistem Nenúfares e crocodilos que, quando assomam à superfície por debaixo das folhas, parecem ter bonés nas cabeças… – esta planta é compacta, produz um efeito espectacular e as flores são muito aromáticas. Torna-se perfeita para jardineiros que possuam um pequeno tanque ou lago artificial e queiram iniciar-se na cultura de plantas aquáticas. O nome do gene vem de Nympha, uma deusa da natureza na mitologia grega e romana.

15-07-2007

8 comentários:

  1. esta muito interessante

    ResponderEliminar
  2. Estou iniciando no mundo do Paisagismo, como profissão. Sou estudante de Agronegócio. Tenho total fascínio por plantas aquáticas e seus diversos mecanismos. Foi de grande utilidade este texto. prático e objetivo! Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Parabens, tem algum tipo de terra ou substrato para plantio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e quanto ao que pergunta, eu costumo utilizar aquela terra que se usa para orquídeas, que tem pedaços de madeira, outros elementos orgânicos e algum substrato. Verdadeiramente, a parte que exige mais cuidado na plantação do nenúfar é que, seja qual for a terra que se utiliza, não pode ser muito fina. O recipiente onde se planta o nenúfar tem que ser aberto do tipo "peneira" e forrado com uma tela que não deixe passar nada, se não a água fica suja e a terra desaparece do vaso. Pode ser juta, ou aqueles sacos de polietileno, embora se tiverem sido utilizados para ensacar batatas ou outro produto do género, possam conter produtos tóxicos. Aconselho portanto uma lavagem prévia. Por cima leva pedrisco ou outro material pesado que ajuda a que o vaso fique no lugar e que a terra não flutue. Costumo mudar, dividir e replantar de 3 em 3 anos. Boa sorte para os seus nenúfares.

      Eliminar
  4. Tentei fazer a experiência e comprei umas sementes de nenúfares. Fiz todo o procedimento para as sementes "rebentarem" e estava tudo a correr bem! Quando chegou a altura de os transportar para a jarra de vidro com terra e água, ao fim de pouco tempo começaram a apodrecer. Ainda mudei-lhes a água uma vez, mas parece que ainda foi pior, já para não dizer que começava a deitar um cheiro desagradável por estar parada. O que devo fazer? O que fiz de errado? Como devo proceder?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Joana, não sei o que terá feito de errado, mas sei que os nenúfares não gostam de água parada. Também não gostam de correntes fortes, mas é essencial a água renovar-se. Fala em terra numa jarra e os nenúfares não se plantam em terra, jamais. Se utilizou água da torneira também não é uma boa ideia, pode muito bem ser que estes fatores, água parada, tirada da torneira e terra normal, substrato ou assim, tenham sido o suficiente para contribuir para esse "desastre". Se quer muito ter nenúfares em casa e tiver uma varanda, experimente montar um pequeno lago, com uma bomba de água para movimentar um pouco a água, que deve ser deixada uns dias ao ar para perder o cloro. Talvez consiga um melhor resultado. A bomba compra-se nos centros de ferragens, tipo Aki ou Le roy merlin, assim como o próprio recipiente para lago em plástico. Se tiver uma espaço maior num jardim, procure uma banheira velha de esmalte num ferro-velho, enterre-a e encha de água. Não dispensa a bomba para oxigenar a água. Nenúfar (Nymphaea odorata)

      Eliminar
  5. Eu pensei que dava para plantar os nenúfares numa jarra, até vi um site com essa informação. Realmente a questão da água parada é difícil de contornar numa jarra! Espaço para um mini-lago não tenho. Será que significa que tenho que desistir das minhas sementes? Obrigada pela ajuda.

    Site onde vi as infos referida: http://apartmentfarmer.wordpress.com/category/flowers-2/lotus-seeds/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, vi o site que indica e o autor diz que os nenúfares entretanto morreram, tal como os seus. A única razão que encontro para eventualmente terem resistido mais tempo, é que o recipiente seria maior e foram mudados para ali a partir de um outro recipiente, portanto a água foi renovada pelo menos uma vez. Mas daria muito trabalho renovar a água todas as vezes para melhorar as condições necessárias, acho eu. Porém, pode sempre tentar, uma vez que já tem consigo as sementes e que tem tanto gosto nos nenúfares.

      Eliminar