Pesquisar neste blogue

maio 23, 2013

Estrelícias

Strelitzia reginae
Nome comum: Pássaro do Paraíso, Estrelícia
Família: Strelitziaceae


Descrição:

A flor da estrelícia tem uma forma única e semelhante à cabeça de um pássaro, daí ser também conhecida por Pássaro-do-Paraíso. As cores mais vistosas são o azul-cobalto e o laranja, em tons brilhantes e fortes que acentuam a forma extravagante.
As folhas desta planta são de um verde profundo, com um formato oval, cerca de 20 cm de comprimento e 16 cm de largura. Cada pé forma um maciço que pode chegar a ter 90 cm a 1 metro de largura. Quando em flor o aspecto é extraordinariamente exótico e característico de um cenário tropical, extremamente interessante como foco de organização num jardim.
Localização:
A estrelícia é originária da África do Sul e foi trazida para a Europa em 1773 pelos jardineiros de Sua majestade e destinada ao Royal Botanical Garden do Rei Jorge III, juntamente com outros espécimes vegetais da então colónia. Na realidade, o próprio nome com que foi baptizada resulta do nome da mulher do Rei Jorge, a Rainha Charlotte de Mecklenburg - Strelitz, daí a designação de Strelitzia reginae.
Cultura:
Requer solos ácidos e muito ricos. Quando o solo não é só por si suficientemente fértil, é necessário juntar ao solo esterco de animal, bem amadurecido, ou um fertilizante de libertação lenta no local onde irá ser enraizada, de preferência antes da planta ser colocada. Mensalmente é aconselhável fertilizá-la com adubo líquido.
Luz: para obter flores mais brilhantes e coloridas, a estrelícia deve ser colocada onde exista sol aberto. Se por outro lado se pretender obter folhas verdes e grandes, deve ser plantada à sombra, embora neste caso o número de flores diminua. O melhor compromisso será um local onde o sol e a sombra se alternem em igual medida.
Humidade: requer muita água, excepto no Inverno e em plantas de interior.
Resistência: suporta algum frio embora não resista à geada. No entanto, em locais onde ocorram temperaturas muito baixas, o solo em redor dos caules pode ser protegido com palha, telas, cartões ou outros protectores, de molde a que as raízes não congelem e nesse caso, permitindo que a planta volte a nascer na época própria por volta do fim do inverno/início da primavera.
Propagação: a melhor forma de propagar esta planta é por divisão de cada conjunto de pés em vários pés distintos que se plantam a espaços uns dos outros, de forma a deixar crescer o novo conjunto. Também se pode fazer crescer a planta através de semente, mas o desenvolvimento de uma planta adulta com produção da flor torna-se um processo muito mais lento com este procedimento.
Utilização: a forma como se desenvolve a planta, em formato de moita, permite utilizar a estrelícia no jardim como um pequeno arbusto muito decorativo. Ficam bem isoladas no meio de um jardim, com ou sem outra vegetação mais baixa em volta, ou mesmo no meio de um relvado, devendo a base ter um pequena clareira para que possa desenvolver-se. Pode ser utilizada como sebe ou ainda em interiores, quer em ambiente doméstico quer em espaços públicos. Também providencia um vistoso arbusto com um belo aspecto, perto de piscinas ou de lagos, com a vantagem de não produzir polén ou lixo que seja nocivo, por alterar a qualidade das águas.
Características: quer esteja em flor, quer se encontre no estágio de produção de folhas, esta planta é muito atrativa. Tanto plantada em jardins como através de flores cortadas em jarra, o efeito da estrelícia é sempre muito apreciado e por isso a flor é encontrada à venda nas lojas da especialidade.
Em Portugal o preço da estrelícia não é muito acessível, embora como vimos não seja difícil de reproduzir. A verdade é que na Ilha da Madeira existem produções de estrelícia com grande abundância e mesmo no centro e no sul do país, é fácil encontrá-la em jardins públicos ou privados. Por esta razão, qualquer pessoa que tenha possibilidade de plantar esta espécie não terá grande dificuldade em cuidar dela, vê-la crescer e beneficiar do seu aspecto magnífico e das suas flores extravagantes, durante um período de floração que chega a durar dois meses.
Resta acrescentar que por vezes as flores surgem com um granulado escuro que mais não é do que um fungo, fácil de combater com qualquer fungícida à venda no mercado, ou melhor ainda, com um bom jacto de água dado com a mangueira, quando ainda se encontram fechadas.

37 comentários:

  1. Tenho um vaso de estrelícias . Gostaria de saber porque é que as folhas estão a ficar tipo enroladas e com aparência de velhas. Ainda não deu flor.
    Obrigada
    Dulce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Dulce, julgo que se seguir os conselhos do post acima sobretudo no que diz respeito à CULTURA, LUZ e HUMIDADE passará obter melhores resultados. Também é importante que a planta tenha espaço para alargar as raízes, se tiver esgotado o solo onde se encontra. Ou a muda de vaso para outro maior ou passa para um jardim onde ela possa crescer - e cresce muito, acredite. Portanto, terra ácida, fertilizante orgânico e muita água, são vitais! E sempre, sempre, muito sol! Obrigada pela visita, boa sorte e volte sempre.

      Eliminar
  2. Ja semeei sementes de estrelícias mas não nascem.Sabem me dizer se as sementes nascem ou não! Será que as estrelícias não se reproduzem através das sementes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conforme refiro acima no capitulo propagação é possivel semear mas o processo é tão demorado até a plantar ficar adulta e começar a dar flores que quase não compensa.

      Eliminar
  3. Qual é a altura da sua plantação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for plantada no exterior, em jardim, deverá esperar por uma época fresca e sem muito sol, talvez no final do inverno e princípio da primavera. No interior pode plantar todo o ano, mas não vai florir tanto. Tudo depende do local onde vive e do tipo de clima.

      Eliminar
  4. Quanto à rega deve ser todos os dias? Há algum substrato para lhes deitar?
    Deram 3 pés e coloquei num vaso grande de barro com terra boa e está onde dá sol e depois sobra.

    ResponderEliminar
  5. Olá. Basta regar uma vez /semana no verão, no inverno não necessita de rega para além da chuva, isto se o vaso estiver no exterior. Dentro de cada tem pouco sol por isso florirá menos, certamente. Quanto ao fertilizante, necessita de um equilibrado do tipo 10-10-10 (N,P,K)confira estas letras na embalagem antes de comprar. Pode demorar a florir se as plantou há pouco tempo, normalmente dão flor um ano depois mas precisam de muito sol.

    ResponderEliminar
  6. Bem haja pela sua atenção. Tenho o vaso na esquina da varanda onde o sol dá de manhã e à tarde. Pode-me recomendar o nome do fertilizante, se faz favor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fertilizante é aquele das bolinhas azuis, todas as marcas de produtos para jardim têm um desses. O mais importante é que a proporção de azoto (N), fósforo (P) e potássio (K) seja idêntica, ou seja 10-10-10 ou mesmo 20-20-20. Não exagerar, se não corre o risco de queimar as raízes.

      Eliminar
    2. Ok, bem haja pela informação

      Eliminar
  7. Boa tarde.a minha mãe tem uma estrelicia e está na rua no jardim
    Mas agora com o inverno ela apodreceu até à terra mas não chegou a raiz.existe alguma solução?

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde.a minha mãe tem uma estrelicia e está na rua no jardim
    Mas agora com o inverno ela apodreceu até à terra mas não chegou a raiz.existe alguma solução?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia, com a informação que me dá julgo que as folhas terão sido queimadas pela geada e frio que houve no fim deste inverno em Portugal. Dependendo do estado das raízes julgo que recuperará se: 1) acrescentar um pouco substrato ácido (importante) ao redor da planta; 2) fertilizar um pouco conforme refiro no post e finalmente, 3) regar com muita moderação. As minhas ficam todo o inverno no jardim, se reparar existem muitos jardins em todo o país com estrelícias, logo não morrem só por ser inverno. Talvez fosse a geada, faça como descrevo, julgo que para o ano voltarão a ter flores. Elas gostam de sol. Obrigada pela visita, tudo de bom para a estrelícia da sua mãe.

      Eliminar
  9. Boa tarde.a minha mãe tem uma estrelicia e está na rua no jardim
    Mas agora com o inverno ela apodreceu até à terra mas não chegou a raiz.existe alguma solução?

    ResponderEliminar
  10. Tenho estrelicias ,o frio queimou-as o que posso fazer para as recuperar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Se leu o post em Resistência refere a dificuldade que a estrelícia tem relativamente ao frio e à geada. Nada posso pois garantir, mas no seu caso eu cortaria as folhas e material morto e colocaria um pouco de húmus em redor da base da planta. Pode ser que recupere na próxima época...boa sorte!

      Eliminar
  11. Plantei sementes de estrelícia, demoraram cerca de 5 meses até que rebentassem... a planta vai crescendo devagarinho, creio que só ao final de 5 anos dará flor. Estas sementes comprei.
    A minha dúvida é, em que parte da flor da estrelícia estão as sementes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) anónimo (a), por mim não saberia responder, é um processo pouco utilizado na jardinagem amadora, mas se consultar esta página do Brasil, encontra a resposta mais em baixo neste post. Boa sorte com a sua estrelícia! http://revistagloborural.globo.com/Revista/noticia/2016/11/como-plantar-estrelicia.html

      Eliminar
  12. Gostava de saber por que razão as flores das minhas estrelícias rompem no caule, deitam uma espécie de resina, ficam feias e com manchas semelhantes a caruncho.
    Agradeço a atenção dispensada esperando que me ajude a resolver este problema.
    Maria Coelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Realmente a estrelícia tem alguns problemas fitossanitários. Não sou especialista por isso não me atrevo a dar dicas. Porém sei por experiência pessoal que é necessário juntar todos os anos um pouco de terra ácida em volta do pé, fertilizante orgânico (folhas, algum estrume mas bem maduro...) e ir limpando as folhas e flores secas. Isto uma vez por ano, pelo menos. Eu também dou uma mangueirada forte de vez em quando e julgo que isso ajuda a limpar a planta. Se for pequena pode-se até limpar com um pano húmido ao longo da haste com água e sabão neutro (pode ser o de lavar louça misturado com água morna). Desejo que consiga melhorar a sua estrelícia.

      Eliminar
  13. Gostaria de saber qual parte da strelitzia ficam as sementes!através de algumas flores com comprei, ela pode ser plantada ou dá sementes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josevalda, desculpe só hoje responder. Não pode ser plantada através de semente, ou seja, levaria "séculos" a desenvolver. É uma planta exigente, requer muito espaço em profundidade e largura, para crescer bem. Mas fica muito linda no jardim. Boa sorte para você, obrigada pela visita ao meu blog.

      Eliminar
  14. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  15. Vi fotos de estrelicias negras. Nunca tinha visto. Exuste mesmo? Onde se encontram?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Sim, existem. Em Portugal encontra em certos viveiristas, se vive no Brasil não imagino onde possa encontrar. Porque não faz uma busca no google? Obrigada pela visita.

      Eliminar
  16. Bom dia,posso fazer a germinação das sementes com algodão e água ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não sei o suficiente para lhe responder mas sei que é difícil e demora imenso tempo para obter uma muda de estrelícia a partir da semente. Mas pode sempre tentar, não é? Boa sorte!!!

      Eliminar
  17. Boa Tarde
    Gostaria de saber se é necessário regar todos os dias as estrelicias?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  18. Tenho uma pla tá dessas enorme q só deu fole uma vez, e só uma flor, já botei forth flores mas nada de flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito sol, cada ano dar um pouco de solo orgânico, folhas secas, etc, e regar bastante no tempo quente. Sim, deve fertilizar um ou duas vezes ao ano, sem exagerar. Boa sorte.

      Eliminar
  19. Deram-me um pé de estrelicia mas não tem raízes. Será que se eu a puser na terra ela vai enraizar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Babiana, não creio que sem raízes ela possa enraizar.

      Eliminar
  20. Tenho uma estrelicia a tapar uma varanda e já tem cerca de 30anos no jardim. O que poderei fazer para retirar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As estrelícias não devem deixar-se crescer sem controlo, pois para dividir necessitam de um esforço grande dada a profundidade das raízes e o volume da base que vai aumentando todos os anos. Mas sim, é possível com a ajuda de boas ferramentas de jardim dividir a base e transplantar uma parte para outro local. Boa trabalho!

      Eliminar
  21. Bia Figueiredo Tenho algumas estrelícias e que estão florindo no fim do Outono, o que não é normal! Será porque tem
    muita exposição ao sol?
    Tenho uma gigante de flor branca que ainda não floriu, porque será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Se você adquiriu recentemente pode ser o resultado do cultivo em estufa que ignora as estações do ano, pois está sempre a temperatura adequada e logo a planta corresponde florindo. A Estrelícia gosta de sol, muita rega e fertilizante orgânico com alguma frequência. Espero que tudo melhore com mais um ano ou seja uma estação, elas aclimatam-se ao local onde são colocadas se as condições forem boas. Boa sorte, obrigada pela visita ao blogue.

      Eliminar