Pesquisar neste blogue

junho 24, 2014

DAMA DA NOITE

Cestrum nocturnum

FAMÍLIA: Solanaceae

NOME COMUM: Dama da Noite ou Jasmim noturno;
 

Descrição:
Este arbusto perene possui folhas brilhantes alternadas, cor verde-escuro, macias e de formato simples com 10 a 20 cm de comprimento. Quando adulto, o arbusto pode atingir quase 4 m de altura, embora o seu tamanho habitual não ultrapasse o 1,2 m. Em climas quentes, está constantemente a dar flores que nascem a partir do topo de cada caule, junto às folhas, em pequenos cachos com flores alongadas branco-esverdeadas em forma de tubo, as quais se transformam num pequeno fruto branco e redondo, não comestível.

Origem:
O Cestrum nocturnum é nativo das regiões tropicais das Américas, nomeadamente das Caraíbas.
Cultura:
Para além de não tolerar o ar marítimo e a geada, a Dama da Noite desenvolve-se com grande facilidade desde que exista calor e sol e é muito fácil de manter, bastando para isso que o solo seja permeável e receba luz e calor.
Luz:
Tolera alguma sombra ou sol filtrado, mas para melhores resultados deve ser colocada em local com muito sol e luminosidade, se possível virada a este.
Humidade:
O solo não deve ficar nunca ensopado, mas é necessária alguma humidade. Se as folhas ficarem amarelas é sinal de excesso de água, por outro lado podem suportar alguma secura desde que não superior a 50%. Se murchar um pouco não é grave, mas antes de regar de novo, deixe secar a superfície do solo de modo a que visualmente este lhe pareça seco, e só depois regue novamente com moderação.

Resistência:
Não resiste à geada e em geral morre no inverno em climas muito frios, mas nas regiões com temperaturas amenas, pode voltar a rebentar no início da primavera seguinte.

Propagação:

É muito fácil de propagar por estaca, retirada de um caule jovem em crescimento. Corte 15 a 20 cm e polvilhe a parte inferior com fertilizante próprio para ajudar a criar raízes. Coloque num pequeno vaso com três partes iguais de terra, misturada com areia ou esferovite e substrato, e aguarde alguns dias. Quando a planta estiver com dez a doze centímetros, pode ser colocada no local definitivo.

 

Fertilização:

Necessita de níveis de fertilizante moderados ou fortes, dependendo do solo e do local onde se encontram. Caso a luminosidade seja elevada, providencie fertilizante mais forte. Em condições normais, bastará um fertilizante equilibrado do tipo 15-15-15 ou mesmo um fertilizante próprio para plantas com flor (7-9-5 ou até um fertilizante para tomateiros).

 

Insetos e doenças:
O Cestrum é suscetível aos ácaros, à mosca branca e aos pulgões. O melhor método é sempre manter as plantas num regime de alimentação, rega e luminosidade equilibrado, limpando as folhas com frequência através de um jato de mangueira ou mesmo à mão com uma esponja húmida.
 

Aplicações:
Nos climas quentes é muito popular em jardins públicos, mas pode ser utilizada num canto do canteiro, como fundo para plantas mais pequenas. Reage bem a uma pequena poda e também ao regular corte com os dedos das extremidades dos ramos, o que estimula o arbusto a crescer mais arredondado e frondoso. A poda deve ser efetuada após o fim da floração, tendo o cuidado de não podar em excesso para evitar interferência no processo de floração.
 
Características:

É um arbusto bastante incaracterístico durante o dia, mas logo que o sol se põe é impossível não dar conta da existência desta planta onde quer que ela esteja e a alguns metros de distância, uma vez que exala um perfume extraordinário e cativante. Um arbusto em idade adulta enche-se de flores minúsculas na mudança da hora de verão, flores que se fecham durante o dia e voltam a abrir ao fim da tarde, exalando um perfume característico.

 

 
Junto a uma janela aberta nos fins de tarde de verão, pode criar um ambiente muito próprio e inesquecível, mas atenção pois algumas pessoas consideram-no demasiado forte e não toleram sem desconforto. Tenha portanto atenção aos vizinhos e ao incómodo que pode causar se for o caso.
 

ATENÇÃO: É tóxico, razão pela qual nenhuma das suas partes deve ser utilizada na alimentação.
 

65 comentários:

  1. A minha dama da noite criou uns fios amarelos que se propagam até pelas folhas novas o que é isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Não conheço nem nunca vi tal fenómeno nas minhas duas plantas de Dama da Noite. Poderão ser teias de um aranhiço qualquer? Experimente pulverizar com um jato de água da mangueira e depois, com água morna onde previamente diluiu sabão de preferência neutro, ou mesmo um inseticida para plantas. As minhas Damas têm flores neste momento e ao fim do dia o aroma no jardim é simplesmente delicioso. Espero que dê resultado e o mesmo aconteça à sua Dama da Noite. Obrigada pela visita.

      Eliminar
  2. Posso plantar em um vaso pequeno ou não é recomendado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Reginaldo,
      Creio que sim, tenho visto em viveirista para venda em vasos de 30 cm de diâmetro ou pouco mais e todas essas plantas apresentam bom aspeto. Com o tempo vão querer mais espaço, mas esta planta gosta de ser podada com frequência, logo você pode controlar o crescimento sem problemas e adaptá-la ao local onde pretende coloca-la. Boa sorte e volte sempre ao meu blog.

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela resposta. Encomendei uma muda e chegará entre amanhã e quinta-feira. Tomei um susto quando a vendedora perguntou qual o vaso que eu gostaria e mostrou vasos "gigantes" para poder planta-la.

      Parabéns pelo blog.

      Eliminar
    3. Comprei uma muda desse tipo de dama da noite em uma loja de mudas. É fácil encontrar para comprar; mas cuidado tem vários tipos. Leve um print do tipo que você deseja.

      Eliminar
  3. Como faço para encontrar esta planta? Ja procurei em todo canto, ninguém conhece. Jean.votre@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado Jean, de facto não recordo ter visto esta planta durante os dois anos que vivi em S. Paulo. Provavelmente tem outro nome, que não conheço, pois ela suportaria sem dúvida as condições climatéricas daí. Veja num viveirista e peça Cestrum nocturnun, nome científico. Como vivo em Lisboa lamento não poder ajudar mais! Obrigada pela visita ao meu blog, volte sempre.

      Eliminar
  4. Sabe onde posso comprar em Lisboa? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, não sei onde possa ser vendida, mas talvez procurando nos viveiros da zona de Sintra possa encontrar. No Algarve sei que há à venda, nos Viveiros Ecossistemasol e Monterosa. Talvez enviem por correio expresso, veja nos sites respetivos. Obrigada pela visita ao meu blog.

      Eliminar
    2. Comprei esta semana no Leroy merlin

      Eliminar
    3. Obrigada pela informação. Começa a encontrar-se oferta maior de plantas não tradicionais felizmente.

      Eliminar
  5. Comprei a minha sábado e mudei-a para um vaso maior ontem estava óptima hj qd cheguei a casa estava com as folhas mais caídas "murchas" reguei-a mas não percebi se era falta de água, excesso de calor ou sol não faço ideia ... 😕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ter sido o choque da mudança. Melhorou entretanto? Ao que sei é uma planta bastante resistente.

      Eliminar
  6. Olá, tenho há dez anos uma planta, só de folhagens na minha sala. Há alguns dias atrás surgiu um galho com flores brancas, qdo caiu a noite a casa estava toda perfumada, era a dama da noite. Como isso foi possível? Tenho fotos, mas não sei como enviar por aqui. Estou curiosa para entender o que aconteceu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Se não mudou nada (fertilizante, solo, local, etc...) pode ter sido o calor deste verão. Ela dá-se muito bem ao sol mas precisa de bom solo, e isso pode fazer toda a diferença. Mas estou a adivinhar, claro que não sei em concreto o que possa ter sido. Obrigada pela visita e continuação de boa sorte com a sua dama da noite.

      Eliminar
  7. por favor, tenho um pé de dama da noite em um vaso, e está juntando umas "bolinhas"no caule, eu retiro e algum tempo depois, estao de volta. Eles sao facilmente retirados com as maos e queria saber que praga é essa! ha algum meio de controlar isso? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita. Não sei, nunca aconteceu comigo e tenho dois pés grandes desta planta, mas vou tentar saber e se conseguir uma explicação, respondo à sua dúvida.

      Eliminar
    2. Bom dia Rita. Pensando melhor e depois de confirmação com outros jardineiros as bolinhas devem ser o fruto da planta, aparecem nesta época mas não só no caule, devem estar em vários ramos. Isso é normal, não se trata de nenhuma maleita. Mas cuidado: não devem ser comidas nem por pessoas nem por animais, porque são tóxicas. Espero ter ajudado. Obrigada pela visita.

      Eliminar
  8. Estou com o mesmo problema, mas não são os frutos da planta não. O fruto é branco e se encaixa dos ramos pelo pendão, normalmente. Essas bolinhas se encaixam direto no ramo, quando removidas fica o formado do ramo marcado nela. Na base da bolinha sai uns fios brancos, parece algum tipo de fungo. Se puder ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha dama da noite começou a entregar as folhas e morrer. Descobri um pulgão zonza, um bichinho com dois milímetros que onde está fica uma pasta branca e vai matando a planta. Umas duas vezes por semana olho folga por folha e no caule e retiro os bichinhos e mato. Agora ela está ficando verde e crescendo rápido. Mas se parar de tirar eles começam a matar a planta novamente. Tenho em um vaso grande no meu apt na área privativa. Cheira o apartamento todo quando está florida. Amo demais esta planta. É só cuidar.

      Eliminar
    2. Você pode fazer uma solução com óleo de neem seguindo as indicações do rótulo e borrifar. É natural e acaba com as pragas.

      Eliminar
  9. Se puder ajudar, aguardo resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Eduardo, estou com alguns problemas em editar as minhas respostas aos comentários, peço desculpa por não ter respondido antes. Na verdade já tinha publicado uma resposta, mas não a vejo no blogue, vamos ver se consigo publicar esta nova resposta. O fato é que não sei responder, nunca aconteceu com as minhas damas da noite, neste momento estão com flor e fruto (bolinhas brancas), o que é até bastante estranho porque aqui em Portugal já estamos no fim do outono e está frio e chuva. A Dama gosta de sol e calor, enfim, coisas do clima. Mas não sei responder, peço desculpa mas não sou especialista, apenas adoro plantas e escrevo para ensinar o que sei e essa resposta não sei mesmo. Abraço.

      Eliminar
  10. A minha é super antiga, tem mais de 16 anos e pela primeira vez está surgindo umas bolas pretas nas extremidades dela, parecem joaninhas, dentro tem um pó. Seria uma praga ou o tal fruto que ela nunca deu? Alguém me ajuda por favor? grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amir, como nunca deu fruto? São umas bolinhas brancas que vêm depois da flor, quase de certeza já teve. Essas pretas não sei o que possa ser, não dá para tirar com a mão ou mesmo cortar as pontas das hastes com uma tesoura? Receio que possa ser praga, mas não sou especialista, lamento não poder ajudar.

      Eliminar
  11. Minha dama da noite está com as folhas enroladas e cheias de pequenos insetos verdes. Oq posso usar para eliminar essas pragas sem prejudicar a planta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha está da mesma forma, ela está cheia de pulgão, estou lavando uma vez por semana, mas eles sempre voltam.

      Eliminar
    2. Experimente tratar com óleo de neem, ou qualquer inseticida que se aplica por cima e por baixo das folhas de três em três dias, mais frequentement se entretanto chover. Não esqueça que se há invasão de pestes, então alguma coisa está faltando à sua planta. Água, sol, ventilação??? Verifique se o solo é o adequado, orgânico e bem solto, não comprimido. Depois de tudo verificado, se continua, pode bem ser que exista uma vaga dessa praga noutros locais do jardim ou das plantas mais perto. Verifique, e caso necessário, atue da mesma forma. Boa sorte, obrigada pela visita ao blogue.

      Eliminar
  12. Como faço pra podar corretamente ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende do espaço disponível e da forma final que pretende. Em geral cdesce bem e reage positivamente. Pode depois de dar flor. No meu caso, limpo em baixo e deixo os ramos de cima crescer um pouco todos os anos.

      Eliminar
  13. Pessoal, estou super animada com a dama da noite. Vou comprar e cultivar minha primeira muda. Meu problema é que fico ansiosa para que cresça rápido. Em quanto tempo consigo a partir de uma muda ver florescer a primeira flor, sem que haja imprevistos?

    ResponderEliminar
  14. Azinheira, parabéns pelo blog, estou adorando. Bem minha Dama da noite ficou lotada de pulgões, estou pulverizando com detergente neutro cloro, 1 colher de sopa desses dois em 1 litro dágua. Minha dúvida é, os pulgões vão morrer grudado nas floras e novos brotinhos, ou terei que podár?? Abraços

    ResponderEliminar
  15. A minha dama da noite está plantada num vaso. Pega sol a tarde. Esta ramificada. Mas suas folhas são pequenas e de tom amarelado, logo caem. Ela possui folhas em crescimento mas todas enroladinhas. E não chegam a ficar verde escura, crescem um pouco e algumas ainda bem pequenas logo amarelam e caem. Moro em Brasília. Trouxe a muda de Santa Catarina. Acredito não estar sabendo cuidar. Aguardo orientação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Ricardo, desde Lisboa em Portugal. Não sei há quanto tempo tem a sua Dama da Noite, mas se está num vaso deve necessitar de mudar para um local melhor. Pode ser outro vaso, mas tem de ser bem alto para que as raízes tenham capacidade de crescer. O ideal é mesmo plantar no solo, num jardim, mas se não tiver essa oportunidade, então melhore a qualidade do solo no seu vaso. Coloque por cima algum produto mais orgânico, com mais azoto (N). Esta planta na verdade é um arbusto, cresce rápido e muito, mas precisa de boa terra. Deve podar os ramos finos e quando estão cruzados, uns por cima dos outros. Com este procedimento e um pouco de fertilizante, em Brasília, terra linda, irá melhorar certamente. No tempo frio a folha cai, não esqueça... Abração para Brasília e boa sorte para a sua bem cheirosa planta.

      Eliminar
    2. Muito obrigado por suas dicas. Grande abraço

      Eliminar
  16. Olá bom dia, comprei uma dama da noite, um caule, pequeno, mas agora apareceram como se fossem pragas nas folhas, estão comidas, como faço pra eliminar essas pragas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa dia. Se estão comidas, terá um caracol, lesma ou outro do mesmo tipo por perto? Só pode retirar a planta do sítio onde está - se for em vaso- ou colocar cinza à volta no chão, ou comprar um produto contra os caracóis. De noite pode observar com uma lanterna e ver se de facto é um destes animais. Se se confirmar, peque um a um durante alguma noites e destrua dentro de um balde com água e vinagre.

      Eliminar
  17. Minha dama da noite está com as flores totalmente brancas o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elas são mesmo brancas, não conheço de outra cor...

      Eliminar
  18. Minha dama da noite tem uns 15 anos. Apareceram uns nodulos, como calosidades no tronco e galhos, de onde brotou algo como uma planta parasita, em formado de moita, com pequenas folhas e caule liso e longo. Sairam frutos de cor alaranjada e está matando a dama da noite. Pena que não dá pra anexar foto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde. Infelizmente não sou suficientemente conhecedora para poder ajudar de forma mais cientifica. Eu cortaria/podaria o caule, antes do local onde isso acontece. Sabe já certamente que ela responde à poda com grande eficiência, por isso convém tratar disso o quanto antes. Boa sorte.

      Eliminar
  19. comprei uma , mas ela sempre murcha durante o dia, o que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo, ela está num vaso ou no chão? Terá sol a mais? Precisa de solo húmido, mas sem excesso. É muito resistente esta planta, tenho duas no jardim, neste momento aqui onde vivo (Lisboa) estão a surgir as folhas e mais para o verão terá flor. A rega que faço é esporádica, mas estamos na primavera e o solo está fresco pois tem chovido. Pode também ser algum stress pela mudança recente de local, deixe num local meio sombreado durante uma ou duas semanas e depois coloque num local definitivo, com algum sol de preferência. Regue quando a superfície do solo estiver a secar. Boa sorte, obrigada pela visita ao blogue!

      Eliminar
  20. Bom dia tenho uma dama da noite ela está com alguns galhos enormes e folhas não muito verde, esse galho enorme está ficando torto tenho medo dele quebrar, o que devo fazer para diminuir esse galho enorme e encurvado? outra dúvida ela não dá florzinha e qual época que começa a liberar seu perfume tão bom ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, você pode cortar esse galho maior e até colocá-lo noutro vaso e ver se ganha raiz. Limpe apenas algumas folhas, para facilitar o enraizamento. Bastante sol, solo úmido e um pouco de fertilizante ajudam a florescer. Mas atenção, esta sugestão é só para a planta mais antiga, o galho que cortou deve ficar à sombra por um tempinho. Se você vive no Brasil terá de esperar pelo tempo quente para a planta dar flor e isso demora uns 5 anos até iniciar esse processo, até lá vai ganhando raiz e tronco forte. Deve ser podada todos os anos, fertilizada e gosta bastante de material orgânico e de água. Boa sorte com a sua dama da noite.

      Eliminar
  21. Oi, minha dama esta sem nenhuma folha, apenas o pé com galhos cecos. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas. Não,não é normal. Experimente raspar com unha no tronco em baixo junto ao solo, para ver se tem verde ou se está seco. De qualquer forma, eu cortaria todos os galhos secos e esperaria que ela reagisse. Coloque um pouco de adubo orgânico junto ao pé e mantenha tudo fresco, sem afogar. Boa sorte.

      Eliminar
  22. Tenho duas damas da noite, a de arbusto que dá cachos e que da flor numa haste. Este ano , foi a primeira vez que deu flor, nem vi aberta. Algumas folhas caíram em outros vasos e nasceram espontaneamente... são realmente fáceis de cuidar. Sou de Minas gerais mas, moro em São Paulo. Estive no Algarve na casa de uma amiga/irmã, amei a região. Abraço...adorei o blog.

    ResponderEliminar
  23. Olá...Essas bolinhas brancas podem ser plantadas?Tem sementes como os frutos de outras plantas ou são descartaveis?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São descartáveis, mas a dama da noite reproduz-se facilmente através de cortes de caules maduros plantados em solo preparado para reproduzir, por exemplo solo para hortícolas. Tire as folhas de baixo, deixe apenas três ou quatro folhas em cima, tape tudo com um plástico para manter o ambiente húmido. Deixe na sombra ou meio sol e só tira o plástico quando verificar que estão a nascer novas folhinhas. Leva algum tempo e deve ser feito na primavera. Boa sorte.

      Eliminar
  24. Olá tenho uma dama da noite recém comprada ainda em crescimento e já replantei para um vaso bem grande, mas ocorre q as folhas nascem com um tom arroxeado que ao longo dos dias vao tomando toda a folha com esse tom arroxeado até ficar amarelo e cair... Rego sempre adubei etc e não muda esse processo, a maioria das folhas estar verdes mas percebo q quase todas estão com esse início de processo de arroxeamento.
    O q eu devo fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso ajudar porque pelo que diz até pode ser tudo: a planta podia já vir doente do fornecedor, pode ser água ou mesmo fertilizante a mais, não estar no local certo, etc. Depende se onde vive é verão ou inverno. Ela gosta do verão, muito sol, adubo orgânico e limpeza das folhas e flores quando secam. No inverno perde muitas folhas, por vezes todas e não dá flor. Boa sorte para sua planta.

      Eliminar
  25. A minha dama da noite fica cheia de bolinhas, nascem verdes e ficam brancas, não sei se é para plantar ou só enfeite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu deixo sempre ficar na planta, não sei o que é mas não faz mal nenhum, pelo menos no meu caso.

      Eliminar
  26. Boa noite! Tenho duas Dama da Noite plantadas no Jardim. Tem aproximadamente 2 metros de altura e 3 anos cada. Ambas estão apresentando folhas amarelas nas últimas duas semanas. Algumas folhas começam ja a secar e alguns galhos tb. Ja procurei por insetos mas não encontro. O que seria isso? Ja li que poderia ser excesso de agua, mas moro em Lisboa e não tem chovido muito por estes dias. O jardim é bem iluminado, com sol praticamente o dia todo. Estou com receio destas plantas não aguentarem. Amo as flores que me oferecem por isso quero muito recupera-las. Pode me ajudar? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será falta de rega? Elas precisam de ser regadas nesta época, as minhas estão agora a rebentar cheias de folhas verdes, mas são regadas de quando em quando.
      E também faço uma poda bastante drástica, de outro modo elas crescem demasiado para o local onde estão. Vivo também em Lisboa, logo não haveria razão para não se darem bem, são bastante resistentes.

      Eliminar
  27. Bom dia! Obrigada por responder! Eu dei uma poda drástica agora, mexi na terra e coloquei mais substrato. Reguei ontem a noite. Vamos torcer que seja apenas isso o que estava entristecendo as minhas Damas. :-)

    ResponderEliminar
  28. Olá! Bom dia!
    Ganhei uma muda de dama da noite. Aparentemente ela está gostando do local onde a coloquei pois nasceram muitas folhas novas e viçosas. Porém descobri que nas folhas surgiram um pó parecido com serragem bem miudinha. Em algumas folhas ficam na parte de cima e em outras ficam no verso da folha. Se passo um pano leve, essa serragem sai. Mas volta a aparecer. Como posso cuidar disso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Pode ser uma peste ou apenas sujeira, se ela estiver na rua. Não dá para lavar com um jato de água de mangueira? Também pode tentar ver se com um inseticida daqueles Casa e Jardim desaparecem. Tenha em conta que se for uma peste, alguma coisa está faltando à planta: fertilizante orgânico pode ser o caso. Boa sorte com a sua Dama da Noite que nas noites quentes é uma verdadeira benção para quem gosta de plantas perfumadas.

      Eliminar
  29. Tenho um pé de dama da noite e recentemente apareceu nos galhos umas bolinhas até macias ao apertar, e abraçadas ao galho. Na sua parte de baixo tem umas lanzinhas brancas. Esmagamos algumas e saiu um líquido grosso escuro. Seria um casulo ou uma praga ? Gostaria de mandar uma foto, como faço? euvoceeanatureza@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ôi amigo/a, também tenho na minha D. da Noite essas bolinhas brancas sem problemas, creio que é o modo de reprodução delas ou coisa assim. Não faço nada e a planta segue o seu ciclo normal que é, aqui em Lisboa, florescer no verão (de junho a outubro), caem as folhas, eu faço uma poda para que não cresça demasiado, volta a ter folhas na primavera e assim por diante. É muito fácil de cultivar e o aroma das flores no início da noite é superlativo! Obrigada pela visita espero ter ajudado.

      Eliminar
    2. Ola!!! Em relação a poda, posso a fazer depois da floração de Outubro? Também moro em
      Lisboa. Obrigada

      Eliminar
    3. Olá! Sim, a minha este ano vai levar um corte e pêras, está toda em flor, muito perfumada, mas já a invadir um pouco do espaço público por cima do passeio e também da garagem de um vizinho. Quando o tempo ficar mais frio e metabolismo da planta diminuir de ritmo, vou podá-la pelo menos um terço do tamanho que tem. É fácil porque agora os troncos não estão muito grossos e a planta gosta de ter uma forma mais regular. Boa sorte!

      Eliminar