Pesquisar neste blogue

julho 29, 2014

MANDEVILLA



Mandevilla
Nome Comum:
Dipladénia, mandevilla, allamanda rosa
Família: Apocynaceae (Família dogbane)

 
 

Descrição:
A Mandevilla é uma planta trepadeira, cujo caule fica lenhoso quando a planta é adulta, muito apreciada pelas suas belas formas e cores nas regiões de clima quente e moderado onde se dá muito bem. Quando na sua melhor forma, produz uma quantidade enorme de flores muito vistosas que nascem em conjuntos a partir de um pequeno pé, contrastando com o fundo verde escuro das folhas e com a forma de um trompete, com um “pescoço” branco e amarelo, podendo atingir um diâmetro de 10 cm .
 
A Mandevilla, que também é conhecida por Dipladénia, produz constantemente flores abundantes a partir do momento em que a temperatura começa a subir, podendo nas regiões com invernos moderados e quando abrigada, florescer em menor quantidade durante todo o ano.

A partir de um ou mais troncos principais – dependendo de como terá sido podada na estação anterior – nascem raminhos que se vão desenvolvendo e que se agarram uns aos outros ou mesmo a qualquer suporte que exista por perto, podendo atingir uma altura de 2 ou 3 metros.

As suas bonitas folhas de cor verde escura brilhante, podem chegar a ter 20 cm de comprimento e 8 a 10 cm de largura, contrastam com o colorido abundante das flores, proporcionando uma bela trepadeira para colocar contra uma parede, num alpendre ou num pátio soalheiro.

A designação “Dipladenia splendens”, nome pelo qual esta planta era conhecida antes e que ainda hoje por vezes continua associado à Mandevilla, é hoje considerada um sinónimo o que não é totalmente correto.
 
As flores da Mandevilla podem ser cor de rosa, vermelhas, brancas ou amarelas, variando de tamanho consoante o hibrido em questão.

Origem:
É nativa do sudeste do Brasil, mas hoje em dia é cultivada em qualquer região do mundo desde que o clima seja quente ou moderado. Em Portugal existe à venda em quase todos os viveiros conhecidos, apresentando-se em vasos de tamanho variado, uma vez que mesmo muito jovem esta planta pode dar flor o que a torna muito atraente comercialmente.

Cultura:
Resiste à brisa salgada do mar, podendo por essa razão ser plantada perto da praia desde que exista uma linha de dunas ou qualquer outro elemento a protegê-la. Se ao longo do verão beneficiar de uma aplicação regular de fertilizante líquido rico em fósforo, proporcionará constantes e abundantes vagas de novas flores. Convém ir retirando as folhas amarelas e as flores que vão envelhecendo, para suscitar folhas novas e floração. Também se pode cortar o topo dos raminhos se se pretender um arbusto mais encorpado ao invés de uma trepadeira alta. Cuidado com o látex porque pode ser irritante para certas peles.

Luz: Gosta de ficar ao sol durante a maior parte do dia, embora por vezes este queime a cor da flor que se apresenta desbotada, sobretudo se for vermelha. Suporta alguma sombra se o calor for excessivo a meio do dia.

Humidade: Necessita de humidade constante mas não gosta de um solo muito enxarcado. Por esta razão a mistura onde é plantada deve permitir drenar bem a água da rega, que pode ser frequente desde que não em muita quantidade de cada vez. Pode-se deixar secar a superfície um pouco pois tolera alguma secura, mas prefere ser regada com regularidade se o sol que apanha é direto e por mais de 5 horas diárias. 

Resistência: Resiste bem nas regiões quentes (zonas 9-11) e pode morrer quando exposta a muito frio e geada, mas eventualmente ressurge na primavera no mesmo local. 
 
Pestes e doenças: Quando as condições de cultura não são as ideais – má composição do solo, pouca água ou insuficiente alimento – podem apanhar pulgão ou cochonilha. Uma boa mangueirada seguida de aspersão de todas as folhas e caules com água saponosa (sabão neutro) ajudará a ver-se livre destes visitantes indesejados. Caso não resulte adquira um produto adequado e siga as instruções na embalagem. Mas esta será sempre uma solução química e pouco amiga do ambiente, pelo que caso pretenda ser mais favorável a um ambiente são, evite em primeiro lugar que estas pragas se iniciem retirando com um pequeno algodão os pequenos pulgões e a cochonilha.

Propagação: Pode ser multiplicada por estacas com uns 20 cm, cortadas dos troncos mais lenhosos durante o verão  e aplicando pó de hormonas enraizadoras na extremidade cortada. Mais uma vez se aconselha cuidado com o líquido que deita quando cortada, pois em algumas pessoas provoca irritação na pele.

Aplicações:
A Mandevilla pode ser utilizada com muito sucesso em alpendres ou pátios, pois para além de poder ser plantada diretamente no jardim, também suporta ser plantada em vasos grandes com boa mistura de terra vulgar, areia e um material orgânico rico (estrume de galinha ou de cavalo, bem curado).

É uma ótima escolha para um local que necessite de uma trepadeira que cresça depressa, embora não se deva esperar uma cortina espessa que proteja totalmente a visão do exterior, porque o seu crescimento, embora rápido, não é muito denso, apenas forma um écrã com cerca de 2 a 3 metros de altura, muito agradável de se ver quando florido.
 
Como não suporta o frio intenso, pode ser trazida para dentro de casa e com boa luminosidade ou colocada numa varanda abrigada, onde crescerá menos intensamente durante o inverno, perdendo também algumas folhas, Não dará flor no tempo frio, mas logo que o tempo melhore pode voltar a ser colocada ao sol e voltará a florir como no verão anterior. Basta aparar alguns tronquinhos que possam ter secado ou pareçam mortos e cuidar de melhorar o solo com um bom fertilizante e água.

Características:
A beleza desta planta que envolve as belas flores coloridas e também as suas folhas brilhantes verde escuro, justificam por si só o interesse de muitos jardineiros na sua cultura. Como cresce muito depressa ajuda a disfarçar algum aspeto menos atraente que se queira esconder no jardim ou na varanda.
 
 
 
 
 

53 comentários:

  1. Minha mandevilla parou de crescer, dá poucas folhas (pequenas e ligeiramente deformadas) e flores. Basicamente, está ficando só com o caule, que ficou com uma coloração escura. Uma das trepadeiras, inclusive, morreu. Eu apliquei adubo orgânico e, inicialmente voltou a florar e esverdear os ramos, mas novamente voltou a parar de crescer e florar. Moro no nordeste brasileiro, com clima quente e seco. Faço a rega diariamente. Alguém pode me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Léo, desculpe só agora responder às suas dúvidas. Esta planta reduz a atividade nos períodos mais frios, suponho que no local onde vive esteja no início do inverno, não? Então ela irá retomar as folhas e a cor normal no final do inverno e até lá você deve protegê-la de temperaturas demasiado frias e regar apenas de quando em quando. Perto da primavera - ou melhor do tempo mais quente aí no Brasil - volte a colocar adubo orgânico sobre o solo e a regar em bastante quantidade. Ela adora água, mas atenção deve ter forma de evitar acumulação junto das raízes que apodrecem com o excesso de humidade. Um fertilizante líquido nas folhas nessa altura mais quente, pode dar resultados fabulosos. Boa sorte com sua plantinha, amigo Léo, e volte sempre que quiser ao blog da Bolotas aqui de Portugal!

      Eliminar
    2. A minha está dando muita semente posso podar essas sementes ainda elas verdes

      Eliminar
  2. Na verdade, aqui é calor o tempo todo. Não há amplitude térmica, pois estou bem próximo do trópico do Equador. Temperatura mínima por vota dos 25º... Revirei um pouco a terra, para ver se o adubo chega melhor nas raízes. O que mais me incomoda são as folhas muito pequenas e defeituosas. Plantei as mandevillas para cobrir um caramanchão, mas a julgar pela falta de folhagem, não cumprirá o objetivo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, nesse caso pode ser alguma peste, já deu uma olhada nos caules e nas folhas por trás? Se for pulgão dê aquele óleo Neem ou mesmo aspersão com Óleo mineral que é fácil encontrar aí no Brasil. Mesmo uma lavagem com bastante força de mangueira pode fazer que as folhas fiquem limpas dessas pestinhas que tanto podem ser pulgões como ácaros. Não desista, a minha levou dois anos a crescer e já trepa como pretendo para subir até uma janela no 1º andar. De novo, boa sorte.

      Eliminar
    2. O óleo mineral bem misturado com sabão neutro, borrife toda a planta, principalmente embaixo das folhas; acaba com a praga (cochonilha) o óleo não que permite o inseto se desloque e ele fica preso junto ao sabão. Pode acontecer que algumas folhas caem , mas voltará a nascer. Fica a dica!

      Eliminar
    3. Obrigada pela ótima dica Cláudia.

      Eliminar
    4. Para cobrir o caramanchao tem que ser outro tipo de trepadeira,tipo sete léguas, gliciniss, jades sapatinho de judia.

      Eliminar
  3. Boa tarde, Parabéns pelo blog. Será que me pode dar uma ajuda? Comprei uma dipladenia diamantina opale, poderei colocá-la em vaso, virada para Norte (à sombra)? deve estar protegida, em local com cornija ou pode estar exposta? Sou do Norte de Portugal, aqui faz muito calor no Verão e por vezes temperaturas negativas (-2, -3ºC) e geada no Inverno. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta planta gosta de sol direto, mas nao de vento e muito menos de geada. Em vaso, tera de a proteger no inverno, quer tapando com tela termica quer guardando-a em local protegido. Solo leve com alguma materia organica, sempre humido sem encharcar. Fertilize de 15 em 15 dias com a rega. Pulgoes lavam-se aspergindo com agua e sabao da loica. No inverno nao da flor mas mantem alguma folhagem. Podar ligeiramente duas vezes ao ano. Tudo de bom obgada pelos comentarios e boa jardinagem.

      Eliminar
    2. Ola! Agora entrei em pânico!
      Moro no sul, comprei quatro mudas dela e estou preocupada com o frio daqui. Vai ficar difícil levar os vasos para lugar abrigado, visto que elas estão agarradinhas em fios e galhos!
      Me ajudem com sugestões!!!
      Obrigada!

      Eliminar
    3. Bom dia! Não precisa ficar assim, pode sempre proteger e cobrir com uma tela térmica (veja em viveiros) durante o tempo mais frio. Ela resiste bem, logo que possa retire e regue com abundância. Veja aqui no blog um outro comentário sobre esse mesmo assunto.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Tenho um pergolado sobre uma calcada e vou plantar a Dipladênia e vou precisar abrir um espaço no pe do pergolado para planta-la. Qual o tamanho ideal do buraco ? posso plantar essa planta sobre calcada ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode plantar na calçada se abrir um buraco no chao, profundo o suficiente para as raízes se desenvolverem. Com boa terra e uma guia por onde subirá a planta. Quanto ao pergolado, se for aberto pode ir orientando a planta para onde quer que ela suba, mas a Dipladénia leva muitos anos a preencher um espaço grande, aviso já. Sugiro que opte por exemplo por uma outra planta, como a Lonicera ou Madressilva. Cresce mais, tem perfume e é muito bonita. Exige apenas algum controlo, para não crescer demais. Boa sorte.

      Eliminar
    2. leonardo eu comprei dela pra fazer um pergolado mais ela cresce tao devagar entao comprei a tubergia com 2 meses ela ja passa dos 2 metros e meio de altura .

      Eliminar
    3. leonardo eu comprei a dipladenia para o pergolado mas ela cresce tao devagar. me optaram por conprar a tubergia , comprei ela com 70 cm e hj com dois meses plantada ja passou dos 2 metros e meio .

      Eliminar
  6. Onde comprar a flor trepadeira Mandevilla ou alamandra dupla??? p.becker@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de poder ajudá-lo, mas não posso porque vivo em Lisboa, Portugal e não conheço quem possa vender esta planta no Brasil. Boa sorte para sua busca, abraço.

      Eliminar
  7. Oi tenho uma dipladenia muito linda com belas flores, mas ultimamente estou notando raízes em forma de baratas que saem fora da terra, eu as cubro com terra e elas voltam para cima e ficam expostas, o fato dessas batatas expostas pode prejudicar minha dipladenia?
    PS: está plantada na terra

    ResponderEliminar
  8. Oi tenho uma dipladenia muito linda com belas flores, mas ultimamente estou notando raízes em forma de baratas que saem fora da terra, eu as cubro com terra e elas voltam para cima e ficam expostas, o fato dessas batatas expostas pode prejudicar minha dipladenia?
    PS: está plantada na terra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Lucimar, obrigada pela visita e quanto à sua pergunta, confesso que nunca tive batatas nas raízes da minha Dipladénia. Apenas posso sugerir que verifique bem se não se trata de alguma peste ou doença e nesse caso haverá que colocar um produto próprio. Não sabendo de que se trata não posso infelizmente ajudar mais. Se não se tratar de nenhum inseto ou mesmo fungo, deverá colocar mais substrato por cima do actual, eu costumo adicionar húmus de minhoca a cada nova época e acho que faz maravilhas. Boa sorte com a sua plantinha e até mais, volte sempre.

      Eliminar
    2. Obrigada pela atenção e pelo carinho, mas são grandes lembra mandioquinhas, são grudadas por raízes da dipladenia, mas coloquei algumas em vasos e assim que brotar ou aparecer algo te informo, tem como te enviar fotos?

      Eliminar
    3. Ôi de novo. Vou investigar e depois digo o que concluí. Quanto a fotos, utilize o Google+ por favor. https://plus.google.com/u/0/111834192931100471438

      Eliminar
    4. Obrigada pela atenção e carinho.

      Eliminar
    5. Oi essas batatas, são dali que sao feitas as estacas. Coloca esses caroços na terra que brotam.

      Eliminar
  9. Olá Lucimar,
    Para minha surpresa hoje fui mudar de vaso minha dipladênia e encontrei várias batatinhas grifadas no caule, pois o caso que plantei é grande e faz dois anos talvez por isso multiplicidade tantas batatas, mas fiquei muito surpresa não sabia que era de batata como o lírio. Cheguei a esse blog de tanta pesquisa, nada fala sobre "batatas". Acho que vou enterra-las para ver se brotam.

    ResponderEliminar
  10. Oi, boa tarde!
    As hastes que surgem, estão cheias de sementes, como fazer para plantar? Tem que esperar secar? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Carioca, nunca plantei com semente, porque nunca tive na minha mandevilla. Mas suponho que será depois de secar que elas enraizam, na época mais adequada claro. Depende do local no Brasil onde você vive, aqui em Portugal a melhor época para semear é agora que a primavera está a chegar. Obrigada pela visita ao meu blog. Abraço.

      Eliminar
  11. Ola Ola!
    Comprei hoje a minha dipladenia/mandevila ;-)
    Obrigada pelas informaçoes e pelos bons conselhos ;-)

    ResponderEliminar
  12. Eu gostaria de uma ajuda. A minha mandíbula está com as flores amarelando e caindo. Isso após ter sido invadida por pulgoes o que combati com água e detergente.será que é normal essa amarelidao das folhas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for só nas folhas, sim é normal. Elas caem todas durante a estação mais fria e voltam com o calor. Depende do local onde você vive. Se estiver no verão agora mesmo, então provavelmente ela vai demorar a recuperar. Pode ter sido água a mais ou mesmo o ataque do pulgão. Se estiver a viver num local onde agora seja inverno, pode descansar que ela volta mais tarde com o verão. Boa sorte Cassia.

      Eliminar
  13. Como eu posso fazer a semeadura ???

    ResponderEliminar
  14. Oi boa tarde!!! Parabéns pelo blog! Gostaria de saber porque a minha parou de florescer? Ela esta linda! Plantei duas mudas em um vaso grande, mas nao dá flor. Oque posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia aqui de Lisboa. Depende da estação do ano no local onde você mora. Se agora for tempo frio, não espere flor desta planta. Se for tempo quente, então pode ser falta de sol directo, ou o solo pouco enriquecido. Ela gosta de um pouco de solo orgânico, muita água e bastante, mas bastante sol. Fertilize cada mês para ajudar a florir. Se porém a estação do ano for mais fria, deixe a planta em paz porque ela vai querer repousar até voltar a dar flor. Obrigada pela visita e suas palavras simpáticas.

      Eliminar
  15. Minha diplndenia está ficando com as folhas amareladas e nunca mais deu flores coloco sempre pela manhã no Sol, aqui em Manaus Amazonas é muito quente por isso não deixo o dia todo no Sol deixo até às 11hrs.sempre deixei na sombra depois que coloquei no sol as folhas começaram a ficar amarela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá daqui de Lisboa, Portugal. Acho que essa planta gosta bastante de muita luz, mas ao sol direto ficará queimada. Assim, se você puder colocar ela num local com luminosidade mas sol apenas de manhã bem cedo e pela tardinha, ela vai gostar. O que mais ela gosta: bastante água, pulverizar a folhagem, cobrir o solo com material orgânico, como café em pó, folhagem ou estrume bem maduro, e retirar as folhas que amarelam assim como as flores. Ela perde folhas numa estação do ano, aqui é no inverno. As folhas voltam na primavera. Boa sorte, obrigada pela visita ao blogue.

      Eliminar
  16. Estou feliz da vida, adqueri hoje as Diplademia nas cores vermelho, rosa,branco e amarelo. Vou cultiva-la com muito carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como estão suas dipladênias e onde estão plantadas.... gostaria der ver foto com todas...
      Vc plantou num vaso só as 4 cores? Deve estar lindo!!!!

      Eliminar
  17. Bom dia! Agradeço muito por ajuda, se possível...
    Minha mãe tem uma dipladenia plantada há mais de um ano. Ela tem uns 50cm e já floresceu algumas vezes... dá muitas flores e está bem verdinha, mas não trepa!
    Ela não aumenta de tamanho e não tem nenhum daqueles baracinhos que se enrolam nas treliças/fios. Nunca teve.
    Acho estranho que nunca creceram estes "enroladores".
    O que poderemos fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá bom dia Josiii. Penso que será cedo para esperar que trepe. Depende muito do local e do clima que vigora no seu local, também da maturidade da planta. Com bastante sol, solo orgânico acrescentado em cada ano no topo e rega regular - não demasiada - verá que vai crescer e trepar por um tutor que você pode colocar bem perto do tronco principal. Boa sorte para sua dipladenia!

      Eliminar
  18. Boa tarde,
    Comprei uma dipladenia já com ramos e muitos botões,depois que eles abriram, nuuca mais floresceu. As folhas começaram a pintar de amarelo e noto que ela está sem vida. Apliquei um fungicida para ferrugem, mas acredito que não seja ferrugem. A planta continua amarelando as folhas. Ela está plantada em vaso, em meia sombra. Agradeço se você puder me ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alba, sua Dipladénia pode ter alguns destes problemas: pouco sol (ela necessita de sol no tempo quente, pouco fertilizante (use um à base de fósforo, quer dizer na embalagem você vê N-P-K, e o valor do P tem de ser o mais elevado), necessita de uma camada superior de húmus no solo e finalmente, se onde você vive ainda for tempo frio, espere calmamente até ao princípio do tempo quente para fazer tudo isto, até lá deixe ela descansar no inverno. Pode cortar um pouco onde vê que secou e se for uma extensão grande, então pode ser que ela não tenha condições para continuar viva, mas creio que um pouco de cuidado como acima digo, ela vai retomar o crescimento e dar flores. Boa sorte!

      Eliminar
  19. Boa tarde. Comprei 5 mudas lindas para plantar em uma floreira que fica no meu jardim. Contudo, o local não pega sol direto, contudo moro em Brasília (Brasil) e aqui é muito quente! Será que ela sobrevive sem sol nenhum direto? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Sim, em Brasília creio que mesmo sem sol direto será possível ter a sua Mandevilla florida, talvez com menos quantidade de flores é verdade, mas mesmo assim creio que o clima é favorável. Não esqueça de colocar mais uma camadinha de solo orgânico cada ano e dar boas regas, até elas ficarem bem adultas e fortes. Boa sorte.

      Eliminar
  20. Comprei uns vasos de Dipladénias para colocar na minha varanda que é muito ensolarada. Coloquei em canteiro suspensos na grade da varanda com intenção de as deixar crescer pendentes. Os meus canteiros apanham sol durante a manhã até +- 12h e 14h. Depois dessa hora, ficam à sombra. De quando em quando devo rega-las? Tirei o pratinho debaixo do vaso pois não quero matá-las por demasiada água. No viveiro disseram-me para regar todos os dias mas estou receosa pois a terra não tem tempo para secar de um dia para o outro. Vivo em Lisboa e nesse momento é verão e tem feito dias de muito calor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Filipa, sim deve regar todos os dias, por exemplo um copo em cada, e deixar escorrer já que diz que não tem pratinho por baixo. Assim não apodrece e esta planta só floresce se tiver sol. Também ajuda um pouco de adubo orgânico no topo (composto) apenas 1 cm de altura de quando em quando, e ir tirando as folhas e as flores secas. Tudo de bom!

      Eliminar
  21. Olá boa tarde
    Comprei uma dipladénia à cerca de 1 mês, ela ganhou cochonilhas e pulverisei com a solução de 0,5l água com 0,5 colher de detergente e 0,5 colher de álcool, as cochonilhas diminuíram muito mas agora a planta está doente, as folhas parecem secar aos poucos dia para dia. O que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tudo depende do lugar onde vive. No tempo frio - agora é inverno no hemisfério sul - a planta perde as folhas que só voltam a aparecer no início da primavera. Portanto pode ser que ela esteja nessa fase de descanso, e não será necessário regar tantas vezes nem fertilizar. Se pelo contrário estiver nesta altura no hemisfério norte, ela deve ter algum problema relacionado com água a mais(?), outra peste diferente da cochonilha já tratada, problemas que poderiam já existir quando a comprou, por exemplo nas raízes. Neste caso, ou seja com o tempo quente, regue frequentemente pouco de cada vez mas muitas vezes, coloque uns 2 cms de bom substrato orgânico sobre o que veio com a planta, fertilize um pouco com adubo líquido diluído (muito diluído senão queima) nas folhas e no substrato e providencie muito sol. Se no seu local for inverno (Brasil ???), então proteja-a do frio excessivo, dê algum sol se possível mas regue muito pouco frequentemente e nada de fertilizar para que a planta recupere. Boa sorte e obrigada pela visita ao blogue.

      Eliminar
  22. Estou em Portugal, é verão aqui
    Vou seguir os conselhos
    Obrigada e muitos parabéns pelo bloque

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OK obrigada pelas palavras simpáticas, volte sempre.

      Eliminar
  23. Tô muito feliz com minha nova planta

    ResponderEliminar