Pesquisar neste blogue

maio 26, 2015

GARDÉNIA

Gardenia augusta
Nome comum: Gardénia, Jasmim do Cabo
Familia: Rubiaceae
Descrição:
É um arbusto muito vistoso de cor verde escura, altura média (1,8 a 2,4 m) e folhas macias e tenras, brilhantes e colocadas de forma oposta ao longo do caule. Uma gardénia adulta tem um formato arredondado e uma massa mediana. A primeira floração surge em meados da primavera e dura até ao início do verão, mantendo-se em vagas sucessivas durante um longo período. As flores são brancas, passando a um amarelo creme à medida que envelhecem e caem. Ao toque parecem ser de cera. O perfume, a sua característica mais importante, é muito forte e adocicado ao ponto de encher toda uma sala. No verão com a brisa quente o aroma espalha-se pelo jardim, para delícia de quem se encontra por perto.
 
Existem cultivares muito distintos da planta original mais comum, especialmente uma versão prostrada com folhas muito escuras que fazem as vezes de uma magnífica cobertura de solo, desde que protegida sob sombra parcial e fresca. Este cultivar da gardénia “Prostata” cresce apenas de 60 a 90 cm em altura e espalha-se horizontalmente, dando flores mais pequenas do que as da espécie original, mas igualmente muito perfumadas. 
Localização:
É nativa da China, de Taiwan, do Japão e de outras regiões asiáticas de clima sub tropical e o nome comum de Jasmim do Cabo deve-se à errada assunção de que seria proveniente do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul. Em climas frios é utilizada dentro de casa.
 
Cultura:
O solo deve ser ácido, de preferência húmido e rico em matéria orgânica, mas bem drenado. Existem poucos arbustos que sejam tão perfeitos, bonitos e perfumados como a gardénia, que possui um conjunto de características agradáveis e atraentes, mas existe um senão: são muito susceptíveis ao ataque de pestes, especialmente de insectos que lhes sugam a seiva. Nestes casos, nuvens de moscas brancas ou de insectos voadores invadem o arbusto, deixando os seus ovos, que se transformam mais tarde em larvas que sugam o caule matando a planta. Os resíduos destas larvas proporcionam matéria favorável ao desenvolvimento de um fungo fuliginoso, dando à folhagem um aspecto feio, baço, com manchas negras. Para além da mosca branca há outros insectos que atacam o arbusto da gardénia, mas felizmente qualquer destas pestes são facilmente controladas pela aplicação de uma dose de sabão neutro e sprays de óleo vegetal ou mineral. Os arbustos devem ser protegidos com tela em caso de geada forte.
 
Luz: Sol ou sombra parcial.
Humidade: Solo medianamente húmido.
Resistência: Zonas 8 a 10 (do sistema Americano).
 
Propagação: Por estacas que facilmente criam raiz em solo húmido, especialmente nos meses quentes de verão. A aplicação de um fertilizante próprio para este efeito facilita o arranque das raízes.
 





Utilização:
Fazem belas sebes em locais onde a floração e o seu aroma possam ser apreciados, sendo desejável que exista boa circulação de ar, que evitará o aparecimento das pestes já citadas. As suas flores muito aromáticas e a folhagem verde escura fazem da gardénia um dos arbustos mais apreciados nos jardins públicos e privados desde tempos coloniais.

14 comentários:

  1. muito bem feito, simples, compreensivel,. gostava de algumas informações s/ a Gardénia, mas não sei como entrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Amélia, obrigada pelo comentário. Porque gostava de ser útil pergunto, pretende entrar onde e não sabe como?

      Eliminar
    2. O caule da minha gardenia, está escura marronzada, coloquei cal...notei que deu uma melhorada nas folhas...agora coloquei oleo nnem, ta certo?

      Eliminar
    3. Olá amigo anónimo. O óleo neen é bom para fungos e outras maleitas que atacam a gardénia e outras platas, mas no seu caso não sei se será esse o problema. As gardénias necessitam humidade do solo permanentemente, mas detestam o encharcamento, ou seja, é necessário regar com moderação sempre em pequenas quantidades e muitas vezes. O marron - aqui em Portugal dizemos cor castanha - pode ser a planta a secar. Deixo ao seu cuidado avaliar se será esse o motivo porque não penso que seja praga ou doença. Abraço.

      Eliminar
  2. Olá! Muito obrigada pelas dicas!
    Tenho um jasmim do cabo que esta secando dos galhos de cima para baixo e as folhas ficando marrons. Havia tentado cortar uma parte do galho ruim, mas isso só aumentou a rapidez com a qual a planta morre. O galho afetado e o central. Queria saber se existe algo que possa fazer ou qual a maneira correta de retirar galhos bons para tentar fazer novas mudas e preservar a planta. Qual a região mais adequada do galho para realizar esse corte dos galhos. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, para ser franca não sei como responder à sua pergunta apenas posso referir algumas dicas: secar de cima para baixo em geral é falta de água, como sabe a gardénia necessita mesmo de humidade no pé, mas sem ser demasiada. Se o caule central está morrendo, então isso já é sinal de que o mal está avançado. Também depende do tamanho da planta, se for grande talvez dê para retirar um dos ramos laterais e colocar com um pouco de pó enraizador colocar num vaso à sombra e ir cuidando de manter o solo molhado e um pouco, mas pouco, fertilizado. Se vive em S. Paulo dê uma olhada na sebe de gardénia que o Consulado de Portugal tem, em frente e ao longo do edifício todo. Ela está (estava) linda e bem cheirosa quando trabalhei lá. Pode falar com o jardineiro ou com o segurança, quem sabe eles lhe dão bons conselhos práticos para o clima daí...

      Eliminar
  3. Ola Ola!
    Obrigada pelas informações que procurava sobre a gardenia. Finalmente já tenho uma ;-)

    ResponderEliminar
  4. A minha gardenia estava lindisdlin, as folhas começaram aaaparecer amarelas e folhas verdes roídas. Coloquei um spray que jardineiro aconselhou, mas agora as folhas estão completamente secas e as folhas dobradas para o seu interior. O que posso fazer?
    A folhas da minha Gardenia estão completamente secas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Olga a gardénia não é muito fácil de manter. A minha experiência é que deve ficar num local não muito exposto ao sol, mas com bastante luz e o solo em volta do pé tem que ser regado todos os dias, mas sem nunca deixar água no prato do vaso. Isto é válido para quase todas as plantas que apodrecem com a chamada "água no pé". Acredito que esteja a secar por falta de água, só posso aconselhar que tire as folhas danificadas e comece a regar mais frequentemente. Entretanto olhe bem cada folha por cima e por baixo e veja se tem algum bichinho. Se puder comprar óleo de neem, faça um preparado e lave cada folhe e o tronco com ele. Boa sorte e obrigada por visitar o meu blogue.

      Eliminar
  5. oi o meu jasmim esta bem feio gotaria de saber o q fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô! Não sei como responder a uma pergunta tão genérica. Está feio como? Amarelou? Perdeu folhas? Diga mais um pouco do que se passa para que seja possível procurar uma resposta útil.

      Eliminar
  6. Boa noite.
    Muito obrigada pela informação do seu blog.
    Comprei Kanuma para acidificar o solo das gardenias, mas não faço ideia qual a quantidade a usar e não encontro em lado nenhum.
    Seria possível ajudar-me?
    Agradeço desde já a disponibilidade.
    Cumprimentos.
    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa, começo por dizer que não sei o que é kanuma, por isso não vou poder ajudá-la. Em todo o caso se acha que é o produto certo para acidificar o solo (existem no mercado outros produtos especificamente designados para esse fim) comece com muito pouca quantidade e logo vê se os resultados são positivos. menos é sempre mais no que diz respeito às plantas, que beneficiam de uma observação regular da nossa parte até se encontrar a medida certa (de água, de fertilizante e neste caso de acidificante do solo que deve ser feito apenas uma vez ao ano). Dito isto, apenas posso desejar que tenha boa sorte com a sua Gardénia e acrescento que pela minha experiência ela tem -TEM!!! -de ser regada junto ao pé quase todos os dias...

      Eliminar
  7. O meu comprei a muda pequena d 12 cm e plantei no chão perdeu as folhas tá só o galhinho

    ResponderEliminar