Pesquisar neste blogue

A carregar...

Fevereiro 09, 2006

Ciclame (Cyclamen)

Família: Primulaceae
Nome comum: Cíclame
Variedades: C. coum; o C. hederifolium; o C. repandum; o C. graecum; o C. cilicium; o C. mirabile; o C. intaminatum; o C. libanoticum; o C. pseudibericum; o C. purpurascens e C. persicum.


Descrição:
O grupo das Primaveras é constituído por 15 variedades de plantas perenes, de folha caduca, provenientes de um tubérculo parecido com um bolbo. De entre elas, os Cíclames atingem 20 a 30 cm/s e possuem belas folhas de tom verde escuro em forma de coração, com traços finos de fios verde claro ou prateados. As flores, parecidas com uma borboleta pousada de asas juntas, podem ser simples ou duplas e sobressaem acima da folhagem em tons que vão do branco, ao vermelho, lilás, rosa, salmão ou que podem possuir mais do que uma cor. A primeira vaga de flores surge em geral de Setembro a Novembro, podendo repetir-se a floração ao longo do ano até ao fim do Verão.


Origem:
Os Cíclames nascem espontaneamente nas regiões ocupadas pela Grécia e pela Síria, de onde são originários.

Cultura: Muitas pessoas pensam que é muito difícil cultivar Ciclames, mas quando se compreende o seu ciclo de desenvolvimento esse processo é simples. Se seguir estas regras verá como se torna fácil desfrutar desta bela planta durante anos a fio.
- pode dar flor todo o ano, mas o ideal é conseguir que as plantas fiquem “dormentes” durante os meses de Verão para que dêem flores no Inverno e na Primavera seguintes.
- gosta de ambientes frescos, idealmente de temperaturas que vão dos 15 aos 18º.C durante o dia e dos 12 aos 15º.C durante a noite, sobretudo se estiver dentro de casa, mas tolera climas onde a temperatura do ar pode chegar aos 5º.C ou mesmo menos.
- enquanto tiver flores a planta deve ser colocada num local luminoso embora com luz indirecta.
- necessita de rega regular mas não em demasia enquanto estiver a crescer activamente e a florescer. Coloque o vaso num prato cheio de gravilha húmida para proporcionar à planta a humidade extra de que necessita. Durante o período de floração, mantenha o solo sempre húmido, não permitindo nunca que seque.
- quando regar, utilize sempre água tépida e nunca regue em excesso, permitindo apenas que a gravilha fique húmida e que a água evapore lentamente.
- remova sempre as flores secas ou murchas, desde o ponto de origem da flor e durante todo o período da floração.
- à medida que as flores desaparecem, corte as pontas à planta e fertilize com frequência de
preferência com uma solução líquida, até que surjam folhas novas e flores.
- quando as folhas começarem a secar, pare de fertilizar e reduza a quantidade de água gradualmente, permitindo que o tubérculo permaneça não activo durante algum tempo para poder descansar e reforçar-se - atenção, este aspecto é importante!
- quando o solo estiver completamente seco e todas as folhas tiverem desaparecido, coloque o vaso num local fresco e protegido do sol, durante 6 a 12 semanas pelo menos.

- retire o tubérculo do vaso e replante substituindo com terra nova, deixando o tubérculo semi enterrado em 1/3 ou mesmo pela metade.
- quando deste tubérculo começarem a surgir novas folhas, recomece a rega e fertilize mensalmente até que as flores apareçam na forma de botão. A partir daqui recomeça-se o ciclo anual de desenvolvimento do Ciclame.

Luz: Gosta de luz indirecta, de sombra ou de sol parcial. Resulta bem quando colocado à sombra sob arbustos e à volta de árvores com copa frondosa.

Humidade: o Cíclame necessita de uma atmosfera fresca e húmida para se desenvolver de forma saudável, mas é essencial que o solo drene bem e que seja organicamente rico. Se a terra em que está plantado for muito pesada e pouco porosa, acrescente areia ou gravilha fina e junte material orgânico (folhas em decomposição) para ajudar a torná-lo mais adequado. Nos canteiros, junte uma misture de pedrisco ao solo para permitir o escoamento mais eficiente das águas de rega.

Resistência: Quando adquirir um Ciclame verifique se existem junto ao solo botões de flores, sinal de que a planta está em pleno processo de desenvolvimento. Os Ciclames adquiridos em viveiros e nas floristas são da família C. persicum. O C. coum é uma das espécies mais resistentes e produz flores brancas, cor de rosa ou vermelhas. O C. hederifolium é outra das espécies resistentes de Ciclame que no Verão ou no Outono produz flores brancas ou cor de rosa com um centro escuro.

Propagação:
O Ciclame propaga-se por sementes a partir do fim do Verão, num meio húmido e muito orgânico, contendo folhas em decomposição, areia e húmus misturados. Um viveiro protegido ou um tabuleiro próprio para propagar permitirá obter melhores resultados. Como as sementes não germinam todas ao mesmo tempo, torna-se necessário repicá-las e replantá-las logo que as plantinhas tenham a estrutura suficientemente forte para poderem ser pegadas com os dedos com cuidado e mudadas de sítio. As plantas obtidas por meio de semente florescem no prazo de 15 meses (ou seja, mais de um ano depois, não desanime entretanto…) e devem manter-se num local fresco e com luz filtrada. Por volta do 14º. mês, ou seja um mês antes da floração, transplante para um vaso que coloca num local um pouco mais quente para ajudar o processo de floração.

Aplicações: Adaptam-se muito bem em canteiros, bordejando caminhos ou ainda em vasos dentro de casa. Apesar de ser vendida principalmente como planta de interior, o Ciclame de florista pode também ser plantado no exterior onde chega a dar flor todo o ano, desde que a temperatura não desça abaixo dos - 6 graus centígrados.

Características: Pertencem ao grupo dos Cíclames perenes o C. coum; o C. hederifolium; o C. repandum; o C. graecum; o C. cilicium; o C. mirabile; o C. intaminatum; o C. libanoticum; o C. pseudibericum; o C. purpurascens. O C. persicum é anual.

16-02-2006

36 comentários:

  1. Adoro ciclamem, tenho uma planta e estou cuidando ela a mais de tres mesese e sempre florida...

    ResponderEliminar
  2. eu tenho uma só que as folhas estao a ficar todas amarelas o que devo fazer? email para contacto gongas-martins@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Estou triste, porque não soube cuidar da minha ciclame,deixei ela tomar o sol da tarde e ela muchou.O que devo fazer? E-mail para contato sandramatoss@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Estou com uma ciclame bem florida mas está com as folhas ficando secas,o que eu devo fazer?

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    Plantei sementes de ciclame num vaso, as semestes nasceram só que agora com 2 cm de altura não querem crescer mais... ( encontram-se com este tamanho há ja 3 meses)

    O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. COMPRE UMA PLANTA NOVA.

      Eliminar
  6. As plantas obtidas por meio de semente florescem no prazo de 15 meses (ou seja, mais de um ano depois, não desanime entretanto…) e devem manter-se num local fresco e com luz filtrada. Por volta do 14º. mês, ou seja um mês antes da floração, transplante para um vaso que coloca num local um pouco mais quente para ajudar o processo de floração.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia. Tenho um ciclame que me foi oferecido pelo natal, tenho na sala, as folhas de baixo estão a apodrecer e a ficar amarelas. O vaso esta na sala dentro de uma jarra alta com água no fundo, costumo acender a lareira todos os dias. Será calor a mais para a planta?
    Muito obrigada.
    tecateresa@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deve deixar nem folhas nem flores secas na planta, corte-as à medida que aparecem com o polegar. A certa altura a planta fica sem folhas e não dá mais flor, plante-a no jardim à sombra ou guarde o vaso devidamente identificado em local fresco e sombrio, para no próximo outono voltar a trazer para a luz. Nessa altura voltam a rebentar as folhas novas e com um pouco de fertilizante, nascerão constantemente novas flores, de ano para ano.

      Eliminar
  8. boa noite , tenho uma ciclame mas as folhas dela esta secando e os talinhos apodrecendo o que devo fazer ????? cristianeraquel.18@hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Quando as folhas começarem a secar, pare de fertilizar e reduza a quantidade de água gradualmente, permitindo que o tubérculo permaneça não activo no solo durante algum tempo para poder descansar e reforçar-se - atenção, este aspecto é muito importante! O tempo de floração desta planta é durante o clima frio, seja em que hemisfério se encontre. Quando o clima fica mais tépido ou mesmo temperado, guarde o vaso (ou plante no jardim com uma etiqueta por perto para não se esquecer que está lá, pois não se vê!)e espere pelo próximo ano. Muita gente deita fora a planata, o que é um desperdício porque ela volta a nescer se for bem cuidada. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  10. Tenho um ciclamen vermelho, de repente algumas folhas ficaram amarelas, molhei o vaso c\ agua gelada, pus o vaso ao sol da tardinha, as folhas estão voltando a serem verdes, será q permanecerão assim, ou ficarão amarelas de novo se eu trouxer o vaso p\ sombra da garagem ,onde estava desde o dia q ganhei?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver lido alguns dos comentários anteriores verá que é normal as folhas amarelecerem e secarem, principalmente as de baixo. Corte-as com a unha assim como às flores velhas. Esta planta tem um período de descanso que começa no tempo quente e dura até ao ano seguinte. Guarde o vaso e no próximo inverno terá novas folhas e flores. As regras a cumprir qto a regas e fertilização encontram-se no post, nos comentários e nas respetivas respostas. Obrigada e volte sempre.

      Eliminar
  11. ana cristina1:33 da manhã

    meu ciclamen deu os doces. Não sei o que aconteceu, murchou totalmente. Estou no sul e em pleno inverno. el fica na sala, sol da tarde. como estava murchando tudo mudei para janela com sol pela manhã.Morava em apto e floria o mano todo agora que mudei para casa não achei om lugar certo. será que consigo salvá-la. Me deem uma dica pq adoro esta planta.

    ResponderEliminar
  12. Isso é normal, voltará no próximo ano, guarde o vaso com uma etiqueta para não esquecer que tem um tubérculo no solo. Veja o que escrevi acima.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia, meu ciclame está com uma parte do bulbo descoberto e apodrecendo e ainda possuem algumas folhas sadias o que eu faço pra não perder a flor.por favor me responda porque na minha cidade esta flor é muito cara e eu sou sou doida com esta espécie aliás, com qualquer planta.Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, primeiro saiba que o bulbo do ciclame precisa descansar durante uma parte da temporada, logo deve ficar sem folhas nem flores para se fortalecer no tempo apropriado. Como saber isso, lendo por favor o post neste blog pois as estações do ano são diferentes aqui em Portugal e aí no Brasil. Se já ficou podre, não sei se recupera, mas pode tentar evitando molhar demais o solo, espere até que a superficie fique seca e logo regue para que a terra fique molhada mas sem exagero. O ciclame gosta mesmo do solo um pouco húmido. Mas por exemplo, não deve sair nunca agua pelo fundo do vaso (o qual deve ter sempre - muito importante - um furo em baixo). Se diz que tem folhas verdes, talves recupere, em cada dia olhe bem para as reações da planta ao seu cuidado e proceda conforme vê que ela reage melhor. Boa sorte.

      Eliminar
  14. Boa tarde! Tenho uma planta ciclame em um vaso mas parou de dar folhas e tem poucas flores, olhei e tem uns bichinhos na terra. Posso tira-lá desse vaso e replanta-lá em outro vaso? Por favor me responda. Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde! É dificil responder por duas razões: precisaria de saber em que local está e ver que tipo de bichinhos esse solo tem. Porém, se ler acima o post verá que o ciclame deixa de ter flores e folhas no final do verão para voltar a recuperar a forma, se bem tratado, no início do inverno. Ou seja, quando o solo estiver completamente seco e todas as folhas tiverem desaparecido, coloque o vaso num local fresco e protegido do sol, durante 6 a 12 semanas pelo menos. É isso, espero ter ajudado.
    Azinheira

    ResponderEliminar
  16. tenho um cyclamen e nao sei o que fazer derrepente algumas folhas ficaram amarelas e murchas o que devo fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está em fase de repouso e deve apenas ser regado de 15 e em 15 dias, se o tempo estiver muito seco. Aguarde até ao próximo inverno.

      Eliminar
  17. ganhei um ciclame aconteceu o que disse ai em cima,mas a duvida é enquanto ele esta descansando devo regar e quantas vezes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada 15 dias, se no local onde vive chover pouco. Não regue nada, caso chova com regularidade. Volte sempre, é um prazer receber visitas de brasileiros, embora a jardinagem não obedeça aos mesmos requisitos, pois estamos em hemisférios opostos.
      Boa sorte.

      Eliminar
  18. Adorei seu artigo pois comprei um cyclamen e não estou sabendo cuidar dele . As flores ficam caídas mas tem muitas botões florescendo. Vou tentar, com suas dicas.

    ResponderEliminar
  19. Olá, gostaria de ter uma dúvida respondida sobre essa planta. Tenho um lindo ciclame que está florindo e soltando folhas novas. Estamos na época fria e tenho o cuidado de regar e fertilizar o vaso. Há algumas semanas brotaram três bolotas na planta que estão se desenvolvendo e ficando maiores. É possível plantar essas bolotas? Como proceder? Devo esperar que caiam naturalmente da planta?
    Muito obrigada pelas dicas, adoro essa planta e já perdi várias por não saber como cuidar delas adequadamente na fase de dormência. Agora com certeza terei sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara maryualê, aquilo que você chama de bolota deve ser o cálice da flor depois desta completar o seu ciclo. Ela deixa uma espécie de borboto na base que não é mais do que o processo de criar novas sementes. Se você deixar esse borboto desenvolver, a planta enfraquece, mas cria mais sementes. Não aconselho, pois é bastante mais fácil, pela minha experiência falo, deixar a planta chegar ao ciclo de desenvolvimento sazonal pela maturação do tubérculo debaixo do solo, isto é, passando pela dormência, mesmo que você esteja uma temporada sem ver no vaso onde ela antes floriu. Pode plantar no solo ou deixar no mesmo recipiente. Muito importante é reconhecer o ciclo dela, e ver quando precisa de fertilizante e água. Boa sorte com seu ciclame.

      Eliminar
  20. Olá. Primeiramente queria agradecer as informações. Espero que elas possam meu ajudar a cuidar da minha Ciclame. Eu comprei ela nessa semana, ela veio bem florida e com muitos brotinhos. Apresar de ela ainda estar com muitos brotos pra nascer, algumas folhas estão amarelando. Sinceramente, não sei como proceder, já que reduzir a água enqto ainda tem brotos me parece a solução errada. Será que ela precisa de fertilizantes? Peço auxílio. Obrigada desde já.

    Maraisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezada Maraisa,
      Deve cumprir estas regras: enquanto tiver flores a planta deve ser colocada num local luminoso embora com luz indirecta; necessita de rega regular mas não em demasia (!!!)enquanto estiver a crescer activamente e a florescer; colocar o vaso num prato cheio de gravilha (pedrisco)molhado para proporcionar à planta a humidade extra de que necessita; durante o período de floração, mantenha o solo sempre húmido (!) não permitindo nunca que seque totalmente; quando regar, utilize sempre água tépida e nunca regue em excesso, deixando apenas a gravilha húmida para que a água evapore lentamente.
      Outro ponto importante: esta planta exige que todos os dias você dê uma olhada para certificar que a humidade é a exata. Boa sorte com seu ciclame e obrigada pela visita.
      - remova sempre as flores secas ou murchas, desde o ponto de origem da flor e durante todo o período da floração.
      - à medida que as flores desaparecem, corte as pontas à planta e fertilize com frequência de
      preferência com uma solução líquida, até que surjam folhas novas e flores.
      - quando as folhas começarem a secar, pare de fertilizar e reduza a quantidade de água gradualmente, permitindo que o tubérculo permaneça não activo durante algum tempo para poder descansar e reforçar-se - atenção, este aspecto é importante!

      Eliminar
    2. Olá Maraisa,
      Tenho adotado o seguinte método para a rega: coloco o vaso por cerca de 20 minutos em uma bacia com um pouco de água no fundo. Desse modo a terra absorve a água sem encharcar, assim você evita molhar o bulbo, o que pode fazer com que ele apodreça e a planta morra. Já tive bons resultados também fazendo uma poda de todas as folhas mais velhas da planta ao levá-la para casa, pois assim as folhas novas que vão brotando já são adaptadas ao novo ambiente. É importante não deixar a planta exposta ao sol. Boa sorte.

      Eliminar
  21. Olá, amei seu post...gostaria de saber que tipo de fertilizante devo usar no meu belo ciclame????
    Obrigada....familiaaribeiro@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, deve utilizar um fertilizante com pouca percentagem de azoto. Como vê isso? No rótulo da embalagem procure as caraterísticas do produto, onde estiver NPK (azoto, fósforo e potássio - os elementos essenciais) escolha aquele que tiver o número de N mais baixo, comparando com os outros elementos. Se você domina o inglês também pode ler aqui boa info sobre ciclames http://www.extension.umn.edu/yardandgarden/ygbriefs/h145cyclamen.html. Boa sorte, volte sempre.

      Eliminar
  22. Fiquei bastante satisfeita com os comentarios acerca desta bela flor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Obrigada por apreciar e comentar.

      Eliminar
  23. Fui viajar nesta virada do ano, fiquei 7 dias fora, mas deixei a minha planta com um vasinho com água. Quando voltei ela estava toda murcha e com algumas folhas amareladas. Tirei tudo e agora não tenho nenhuma folha ou flor, parece até que ela não vai florir mais. O que devo fazer para "reviver" a planta? E-mail para resposta: natalihe_nogueira@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado anónimo, como explico no post esta planta não pode ficar encharcada, necessita que o solo tenha boa drenagem. Por outro lado, ela também requer um tempinho de descanso, e por isso aconselho a não deitar o vaso fora só porque a planta "desapareceu" e guardar como explico acima. Pode ser que ela volte a brotar novas folhas e flores na próxima estação, não sei qual é aí no Brasil. Aqui em Portugal é no final do inverno. Boa sorte e obrigada pela visita.

      Eliminar