Pesquisar neste blogue

fevereiro 20, 2006

Ovos Estrelados (Limnanthes douglasii)


Família: Limnanthaceae
Nome comum: Ovos Estrelados ou Escalfados
Outras variedades: L. D. Sulfurea


Descrição: A planta que em inglês é popularmente conhecida por poached eggs ou Ovos Escalfados é quase inexistente em Portugal, embora seja de fácil cultivo e muito útil para combater os pulgões e outras pragas hortícolas. Atrai abelhas que se entretêm afanosamente durante o período solar diário, tão ocupadas que nem se incomodam com quem passa perto, o que é certamente uma vantagem. Apresentam-se num tufo verde compacto, com centenas de pequenas flores brancas com o centro amarelo. Daí o nome popular.
Origem: Provém das pradarias da costa oeste da América, especialmente da Califórnia e do Oregão.

Cultura:
A primeira sementeira deve ser feita no Outono em local definitivo onde passarão o Inverno. Caso as condições específicas não permitam este procedimento, semeiam-se em viveiro em Abril para transplantar no início da Primavera, em solo fresco e húmido, com boa drenagem. Guardar 20 cm de distância entre cada pé e regar com abundância.Luz: Sol pleno ou sombra filtrada.
Humidade: Abundante junto à raiz.Resistência: Suporta bem o sol e resiste nas zonas mais áridas, desde que exista alguma humidade no solo.Propagação: Por sementes, volta a nascer livremente no mesmo local na Primavera seguinte, a partir das sementes do ano anterior. Na primeira sementeira, devem distanciar-se as sementes umas das outras, uma vez que a folhagem da planta jovem é muito sensível e as raízes são capilares, tornando o processo de transplante mais fácil quando se encontram mais separadas. Corte a primeira geração de flores da época com uma tesoura de podar logo que amadureçam, retirando-lhes as sementes em formação, para que uma segunda geração de flores apareça ainda na mesma época.
Aplicações: Em bordos de pátio, debaixo de árvores e arbustos ou em pleno campo, onde acabam por se naturalizar pois são ligeiramente invasoras. As plantas jovens são perfeitamente identificáveis, com a sua folhagem fina e verde clara, podendo ser arrancadas ou transplantadas para outros locais, caso as sementes tenham ultrapassado a área onde são bem vindas. Em regra atingem 30 cm de altura e formam uma bela mancha colorida que atrai os insectos benignos. Quando adultas, os caules são tenros e partem-se com facilidade, mas para além deste aspecto não requerem nenhum cuidado especial.
Características: A facilidade com que germinam e se multiplicam, o efeito alegre que as pequenas flores proporcionam e a adoração que as borboletas, as abelhas e os insectos benignos lhe devotam, faz com que estes Ovos Escalfados sejam realmente uma planta prenunciadora do espírito da Primavera, cheios de cor e vida.

Para que se reproduzam de novo, corte as cabeças das flores, deixando as sementes maduras cair no solo e envolva tudo com terra fina numa passagem ligeira com o ancinho. A folhagem decompor-se-á enriquecendo o solo. Regue bem logo de seguida, mantenha o solo húmido e aguarde pela nova germinação, no início da Primavera.

20-02-2006

4 comentários:

  1. Olá, sabe dizer-me onde poderei encontrar as sementes em Portugal?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva! Não sei, com grande pena minha, pois deixei de ter sementes das que plantei e que estão nestas fotos. Gosto muito destas florzinhas, comprei as sementes pessoalmente em Londres mas sei que se pode encomendar on line, naqueles pacotinhos de sementes baratos. Aqui vão alguns links de confiança, tem preços só não vi o envio quanto custa mas deve ser barato:
      http://www.plant-world-seeds.com/store/view_seed_item/3410?gclid=CIej2_ql3r4CFbShtAodU3UAeQ ou ainda em
      http://www.seedaholic.com/limnanthes-douglasii-3.html#Special_Features

      Boa sorte e vá dando notícias.

      Eliminar
  2. As flores parecem da familia da cinenaria. Serão da mesma familia?
    Ando a procurar o que fazer da planta, a cinenaria, agora que todas as flores se foram. Deixei a planta na terra, mas nao consigo saber se volta no ano que vem.
    Rosario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não sei responder. Fiz uma pequena pesquisa que não confirma se são perenes, pelo que conheço penso que a Cineraria pode voltar a florir no ano que vem, mas não tenho a certeza porque nunca plantei e hoje em dia o que se compra nos viveiros e lojas muitas vezes não se reproduz facilmente. Ou são híbridos ou preparados para não se reproduzirem, cada um defende o seu negócio. Se já as tem plantadas e gosta delas, mantenha-as em boas condições, muito em breve desaparecem ou, se continuarem verdes e bonitas, é porque voltarão a florir na próxima estação.

      Eliminar