Pesquisar neste blogue

março 09, 2015

ABÓBORA

Família: Cucurbitaceae
Nome comum: Abóbora
Outras variedades: Curgetes, abóbora menina, abóbora de inverno, abóbora de verão



Descrição:
A abóbora, a curgete e outros tipos de vegetais desta família como o pepino, pertencem ao grupo das cucurbitáceas que se caracterizam por produzir frutos com polpa abundante e se cultivam por regra no exterior. Também podem ser cultivadas em varandas ou em "mesas" próprias, mas deve ter-se em conta o facto de que a planta se "estende" por uma área considerável e portanto necessita de espaço, tanto em profundidade como em comprimento. As folhas são largas e por vezes desenvolvem gavinhas como as trepadeiras, avançando no terreno à sua volta. São plantas anuais que se desenvolvem em todo o espaço disponível, podendo ganhar raízes novas se os caules tocarem no solo, desenvolvendo-se um novo pé. Em todo o seu comprimento podem atingir de 3 a 9 metros.
Existem abóboras de inverno e de verão, consoante a época de colheita pretendida. Em geral, as abóboras de verão têm casca mole - são as curgetes, os pepinos, as abóboras mais pequenas - e as de casca dura que se colhem no outono e podem ser armazenadas durante vários meses sem se estragar. São um verdadeiro milagre na cozinha, quando já quase nada mais cresce na horta devido ao tempo chuvoso e frio e elas se mantêm com a polpa fresca e sumarenta no armário.

Origem:
Há cerca de 27 espécies de cucurbita, todas elas com origem no continente americano. Destas quatro são hoje em dia as mais utilizadas na produção de abóboras (e outras variedades) em todo o mundo. 

 
Cultura:
Nas abóboras as flores dividem-se em flores masculinas e femininas na mesma planta. As flores masculinas podem ser utilizadas na cozinha, estufadas, recheadas com queijo ou mesmo cruas em saladas, mas nunca se devem retirar todas as folhas masculinas da planta para que a fertilização das flores femininas, através dos insetos que as visitam, possa ter lugar. Há quem pincele suavemente os estames das flores femininas com pólen das flores masculinas para ajudar neste processo de produção do fruto. Este nasce da flor feminina que se diferencia da masculina justamente por ter no seu caule um pequeno fruto que é facilmente identificável quase desde o início da floração.
Em geral uma planta produz primeiro as flores masculinas e só um pouco mais tarde surgem aquelas que virão a dar fruto. Não retire nenhuma antes de se certificar que a planta produziu suficientes flores femininas ou não nascerá nenhuma abóbora da planta em questão.
Em Portugal é fácil produzir abóboras durante o verão, semeando ou adquirindo mudas pré-cultivadas nos meses de maio e junho. Depois de plantadas no local definitivo as abóboras dão fruto 40 a 60 dias depois, podendo ser colhidas se se pretender utilizá-las ainda antes da casca endurecer. Como produzem com abundância, não há dificuldade em obter grande quantidade de fruto e aliás quanto mais se colhe enquanto ainda é pequena, mais frutos se desenvolvem na mesma planta.
Se se pretender guardar a abóbora para utilizar mais tarde deve deixar-se ganhar volume e casca dura e colher 80 a 140 dias após ter sido plantada, armazenando em local escuro, fresco e seco. Pode congelar-se também, já descascada e utilizar em sopas ou compotas mais tarde.

Luz: As abóboras gostam de muito sol, mesmo muito. Mas também suportam um pouco de sombra se necessário. Trepam pelas árvores que se encontrem por perto, havendo até uma tese de que se dão bem se plantadas em conjunto com feijão e milho.

Humidade: No início da plantação as abóboras devem ser regadas com frequência, mas sem molhar as folhas. Quando já tiverem frutos, coloque-os protegidos do solo em cima de uma telha ou de qualquer outro objeto que evite que a abóbora fique molhada durante a rega para que não apodreça ou ganhe fungos. A boa circulação do ar e a luminosidade ajudam a planta e os frutos a manterem-se saudáveis.
Resistência: Só podem ser plantadas no exterior a partir do momento em que não haja risco de geada, pois não suportam o frio excessivo. Por outro lado suportam muito calor, sendo uma das produções mais fáceis de obter durante o nosso verão em praticamente todo o país. 

Propagação: Propagam-se por sementes plantadas a 5 cm de profundidade em solo fértil e bem solto. O espaçamento entre as sementes é de 1 a 2 m em filas de 2,5 a 3 metros umas das outras. À medida que se vão desenvolvendo, procure encaminhá-las por forma a não se emaranharem umas nas outras dificultando a entrada de luz.
 
 
Aplicações: Dependendo do momento da colheita, as abóboras confecionam-se cruas (abóboras colhidas ainda pequenas e moles, durante o verão) ou cozinhadas em compotas, sopas ou recheadas as flores masculinas, fritas em manteiga ou mesmo juntando-as apenas a uma salada verde. Muitas pessoas utilizam-nas também em decorações rústicas, porque duram muito e algumas espécies são realmente vistosas.

2 comentários:

  1. <uito bom este blog ! Gostei,parabens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela visita e pelo comentário. Volte sempre que precise e deixe a sua apreciação. Nós gostamos!

      Eliminar