Pesquisar neste blogue

maio 28, 2013

Brincos de Princesa (Fúcsia)

Fúcsia (Fúchsia)

Nome comum: Brincos de Princesa

Família: Semi-resistente, arbustiva perene

Descrição:
Assim batizada em homenagem ao botânico alemão Leonhard Fuchs, esta planta possui flores de cores vibrantes e variadas, que contrastam com as folhas de cor verde escuro. Dão-se bem tanto ao ar livre em jardins, como no interior em vasos ou em cestos de pendurar, em varandas e pátios protegidos. Se proporcionados os cuidados devidos aos caules delicados, folhas e flores da fúcsia, o resultado é duradouro e espetacular.
Local: A planta é nativa da Nova Zelândia e da América do Sul e Central, mas fácil de cultivar em Portugal.
Cultura: Existem vários tipos de Brincos de Princesa e inúmeras variedades híbridas já desenvolvidas em laboratório. As mais resistentes são as standard, embora não sejam as mais vistosas.
Luz: Os Brincos de Princesa podem ser cultivados num local que receba diariamente bastante luz solar, sobretudo pela manhã e do lado nascente, ao invés do calor quente da tarde. Se o local tiver sol pela manhã e sombra pela tarde, será a melhor receita para qualquer fúcsia, seja de que tipo for.
Humidade:  As fúcsias não apreciam água a mais, por isso é de evitar regar em abundância mesmo no verão, sendo preferível utilizar pequenas quantidades mas com maior frequência. A rega deve ser feita de manhã cedo de preferência, em maior quantidade no verão do que nas estações mais frescas. Uma regra de ouro para cuidar convenientemente de uma fúcsia é manter sempre o solo húmido ao toque, regando o número de vezes necessário mas nunca em excesso como já foi referido.
Resistência: Não é difícil cultivar esta planta uma vez que exige muito poucos cuidados. Fertilizar semanalmente no verão e no outono com produto próprio para tomateiros (NPK: 20-20-20) e no inverno em menor quantidade, utilizando um fertilizante mais fraco. 
Propagação: propaga-se por enxertia, por sementes ou por estacas retiradas de uma planta saudável. Esta é mesmo a solução mais fácil e que resulta melhor. Corta-se um caule que esteja verde e flexível, com 7 a 10 cm deixando do lado que vai para a terra um centímetro de caule livre abaixo do primeiro nódulo. No nódulo seguinte, onde deve haver duas folhas, cortam-se as pontas das folhas deixando apenas o pecíolo ou pé da folha ligado ao caule. No topo deve ficar o chamado ápice, com duas ou três folhas, que se mantêm sem cortar. Convém desinfetar os instrumentos de corte que forem utilizados, com álcool puro ou outro produto desinfetante. Pulveriza-se o pé do ramo cortado com um pouco de fertilizante para enraizar e coloca-se em solo preparado e húmido, pressionando com os dedos cuidadosamente junto ao caule para o prender. Enterra-se apenas um pedaço até um pouco abaixo do segundo nó, para que fique bem fixo e não apodreça.
Utilização: Quando o vaso estiver dentro de casa ou numa estufa, continua-se a regar para manter o solo húmido, mesmo no inverno. Quando a temperatura começar a permitir, no início da primavera quando não haja perigo de geadas ou golpes de frio, pode colocar-se os vasos no exterior, e começar por repicar (ou pinchar) as pontas cortando com os dedos as folhas do ápice e eliminando as folhas amarelas ou secas. Também as flores devem ser retiradas logo que murchem, para permitir nova floração e fornecer um aspeto mais limpo a toda a planta.
Características:
Estas plantas exigem muito pouco cuidado, exceto no inverno, época em que por regra as fúcsias apresentam um aspeto algo abandonado e parecem por vezes mesmo mortas. Geralmente não é esse o caso, estão apenas adormecidas e podem até ser estimuladas a acordar antes do tempo normal.
No caso das plantas mantidas em estufa ou num local protegido durante o inverno, é normal que após o outono e dependendo das regiões serem mais ou menos frias, os Brincos de Princesa deixem cair a folhagem toda ou quase toda, que começa por ficar amarela, a que se sucede um emaranhado de caules escuros acastanhados e com aparência de secos.
Ainda que continuem a nascer algumas folhas, sobretudo quando se encontram num local protegido, estas desenvolver-se-ão muito lentamente, contrariamente ao que acontece durante o tempo quente quando os Brincos de Princesa crescem com grande vitalidade.
Na verdade as plantas aproveitam a época do ano mais fria para descansar e recuperar do processo de floração, certamente exigente e esgotante, que nos Brincos de Princesa se desenvolve ao máximo nos meses de primavera e verão. Portanto, se a sua fúcsia parecer relutante em acordar, gerar folhagem e despertar antes de março ou maio de cada ano, não entre em pânico, o mais certo é estar a recuperar da floração da época anterior e isso é bom para a planta.
Por maioria de razão se no início do outono anterior se procedeu à poda - conforme indicado para a espécie em causa na seção adequada deste site – pode acontecer que ela tarde mais a recuperar. Apenas nos locais onde a temperatura é mais moderada podem começar a aparecer antes da primavera pequenas folhas junto ao caule principal e mesmo assim, tardarão a desenvolver-se plenamente.
Se esse processo não começar no tempo próprio, pode acontecer que a planta necessite de mais tempo ou também que parte ou a totalidade da planta esteja morta. Embora quando a envolvente lhes é favorável, os Brincos de Princesa durem anos e anos sem problemas, pode acontecer que parte ou a totalidade de uma planta seja atingida por frio demasiado ou por pestes que a destroem. Em todos os jardins há quebras na passagem de uma estação para outra.
Cuidados:
Para saber se a planta está viva, deve proceder-se de forma cautelosa, escolhendo um ramo e raspando cuidadosamente com a unha até encontrar a parte interior onde a planta deverá ser verde. Apenas acontece que ainda não terá as condições climatéricas de que gosta e por isso, manter-se-á em repouso até que isso aconteça.
Caso o caule no ponto onde raspou não esteja verde mas sim castanho, então será necessário investigar melhor, porque mesmo que essa parte tenha secado, a planta pode ainda estar viva. Não esqueça que a luminosidade é muito importante para uma planta começar a dar sinais de que está pronta para acordar do sono de inverno e dar rebentos.
Se assim for, no mesmo caule mas um pouco mais abaixo do lado da terra, vá raspando o caule com a unha para ver se encontra verde no interior. Caso não encontre é sinal de que esse caule morreu devido ou ao frio ou por outra razão e pode cortá-lo rente ao caule principal. Mas dando-se o caso de existir seiva, então corta-se apenas daí para cima, deixando a parte verde na planta, a qual se desenvolverá mais tarde quando condições mais favoráveis o permitirem.
Deve pois repetir esta operação em vários ramos para detetar o que está morto e o que está apenas adormecido, cortando apenas a parte que morreu e esperando que o resto se desenvolva. Se não tiver certezas, pelo sim pelo não deixe ficar como está e espere pelo tempo quente.
Por outro lado, acontece que tendo a planta morrido é provável que da base venham a crescer novas folhas e então terá uma nova planta. Ou se as raízes da planta que parece morta estiverem brancas a planta poderá sobreviver, mas se estiverem castanhas é porque morreu. Deite fora e plante uma nova estaca, de preferência uma que terá preparado a partir de uma outra planta durante o Outono, opção esta muito fácil para reproduzir e repor eventuais quebras.
Se, apesar de ter o caule verde, mesmo assim em janeiro que coincide com o meio do inverno, as folhas ainda não tiverem nascido, o crescimento pode ser estimulado a partir de alguns truques específicos. Algumas destas plantas gostam de ficar um pouco mais tempo em descanso, outras acordam mais rapidamente, dependendo da espécie ser ou não mais exigente com a quantidade de luz e calor que recebe.
Não havendo forma de saber qual o método mais correto, é bom saber-se que as fúcsias mais comuns (standard) são em geral mais difíceis de acordar, não se sabe porquê. Porém, há quem faça uma aspersão diária de água morna nos caules e assim “engane” a planta que julga já ser primavera, através do amolecimento do caule que passa a absorver a humidade disponibilizada e a estimular o crescimento de folhas novas. Mas cuidado porque embora a fúcsia goste de humidade, quando é a mais corre o risco de apodrecer, sobretudo no inverno ao ar livre.
Um pouco de fertilizante fraco também pode estimular o crescimento de folhas, mas cuidado para não sujeitar a planta a um esforço para o qual não existirão as condições ideais, que fará com que enfraqueça ou morra.
Aliás a melhor forma de matar uma fúcsia no inverno é dar-lhe água a mais, porque ao não conseguir absorver a humidade a um ritmo que evite o apodrecimento das raízes, fatal nesta espécie de planta, ela provocar-lhe-á a morte. Também nos locais muito frios a água pode gelar provocando o congelamento das raízes, portanto aqui vai de novo um aviso sério com a quantidade de rega nessa época do ano.
As espécies mais comuns, em particular, são mais difíceis de retomar o crescimento no fim do inverno. Existe uma forma de melhorar essa situação. Como em geral os caules são mais longos do que nas outras espécies, uma forma de estimular o crescimento das fúcsias standards é deitá-las na horizontal durante algum tempo, o que permitirá que a seiva corra mais facilmente de uma ponta à outra, ao invés de subir da raiz até acima. Para a planta é mais fácil e rápido que a seiva corra ao longo do caule e não de baixo para cima, o que não custa nada tentar e costuma dar resultado! Logo que comece a dar sinais de vida pode-se então endireitar o vaso, para a posição normal vertical e mantê-la assim durante a época quente. Esta técnica também se pode utilizar noutro tipo de plantas, mas as fúcsias reagem particularmente bem a este truque. Eliminando constantemente as pontinhas ainda verdes ajuda-se a planta a preparar um lindo arbusto verde redondo, que se enche de flores pendentes e muito bonitas.

53 comentários:

  1. MEU BRINCOS DE PRINÇESAS ESTAO AMARELANDO AS FOLHAS E ENROLANDO AS FLORES ESTAO PESTEANDO O QUE EATA ACONTECENDO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. Será água em demasia? Fúcsias detestam água a mais, deve regar apenas quando a superfície da terra começa a secar e deitar pouca quantidade. Como elas são resistentes, pode ser que voltem a ganhar folhas e flores novas no futuro, preste atenção, daqui para diante a este ponto: pouca água de cada vez, muitas vezes ou sempre que o solo comece a secar. Obrigada pela visita.

      Eliminar
  2. Bom dia. Meus brincos de princesa estão com as folhas murchas e caindo. A aparência é de falta de água, porém rego um dia sim e um dia não. Essa murcha geral e queda das folhas começaram depois de uma floração. Por sinal, na floração algumas flores também cairam. Devo adubar semanalmente? Obrigada. Att.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo (a), é normal as flores desta planta só durarem um dia, mas nascem mais todos os dias, folhas e flores desde que a planta esteja saudável. Para isso, devem beneficiar de água em quantidade moderada (como digo no post, pouca água mas muitas vezes) e algum fertilizante - líquido de preferência. Água a mais costuma dar o resultado de que fala, folhas murcham e que caem. Porém alegre-se, pois recuperam muito rapidamente com algumas horas de sol diário e desde que se corte com tesoura as pontas dos ramos que secarem. Boa sorte, obrigada pela visita e volte sempre.

      Eliminar
  3. Deixei minha plantinha em um local muito quente com sol e ela murchou. Mudei de local, molhei e adubei e algumas folhas voltaram ao aspecto normal, mas na parte de cima, as folhas continuam secas. o que posso fazer pra salvar meu brinco de princesa?
    Será que podar e replantar ajudaria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andréia, olhe que a fúcsia adora sol, pelo menos 4 horas/dia. E detesta excesso de água, terá que regar dia sim, dia não, nunca afogando o pé da planta. Mais vale deixar secar um pouco o solo em cima, toca com os dedos e aí rega um pouquinho quando vê que está sêco. Quanto ao estado atual, pode cortar o caule até ver que existe vida, que tem cor verde no meio. Mesmo que seja perto do solo, daí para cima, se estiver seco, corte sem dó nem piedade! Ela responde positivamente à poda com muita energia. Outra coisa, pior do que muito sol é muito vento e também não deve replantar: os brincos de princesa têm raízes super-sensíveis, não gostam nada que mexam nelas. Com isto envio um abraço e espero que volte a visitar. Boa sorte.

      Eliminar
  4. olá Azinheira, ganhei um vaso de brinco de princesa, mto linda, mas agora suas folhas estão com aspecto de murchas e mais da metade do vaso está com as folhas secando, com aspecto marrom, como mortas... ela ainda continua abrindo flores e uma parte dela está até verde... tenho medo de q ela morra, pois não sei cuidar desse tipo de flor. Achei q pudesse ser por causa do sol, mas li aki q elas gostam de sol. Qnto a água, ela fica pendurada e não tem pratinho em baixo, então qndo eu coloco água, todo o excesso saí e só fica a terra úmida. Na floricultura, ela ficava de baixo de proteção ao sol, será q ela pode estar sentindo a mudança de local? Desde já, mto obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode estar a ressentir-se da mudança de local, mas tb é verdade que tudo depende do local/clima por que você está passando agora, aí é inverno ou verão? Se for Verão daquele tórrido então coloque o vaso em meia sombra. Se for verão normal (entre 25 a 35º C) então a planta vai gostar, porém atenção ao solo para não secar totalmente. Se for inverno, deixe a planta repousar, regue apenas qdo vê que é necessário, nunca todos os dias e com pouca quantidade de água. Espero que recupere, volte depois para contar.

      Eliminar
  5. Ola,comprei uma planta linda ,cheia de botões a uma semana e agora eles estão ficando marrom e murchos e alguns já caíram.Se puder me informar o que esta acontecendo.Nesta semana reguei duas vezes e a planta pega somente o sol do fim de tarde.Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um pouco de sol no fim de tarde não será talvez suficiente para as necessidades de sua fúcsia! Contudo, no Brasil neste momento começa o inverno não é verdade, logo esta estação também não contribuí para o período de maior vitalidade das plantas. O que aconselho: espere pela época mais quente, coloque a fúcsia no local com mais sol que tiver por aí, regue pouco e muitas vezes, corte quando começar a detetar ramos e flores secas, e espera pela primavera/verão, não desista pois a planta é super resistente e volta sempre depois de um período de descanso e mesmo que tenha sofrido maus tratos. Mas atenção, tem raízes muito sensíveis e não deve ser transplantada nunca. Por outro lado, facilmente se criam novas plantas com estacas da planta mãe. Boa sorte, volte sempre.

      Eliminar
  6. Tenho dois vasos de Fúcsias e infelizmente os dois cairão em épocas diferentes de onde estavam pendurados. Depois dessa queda eles estão soltando muitas folhas, nem todas seca. Os botões que estavam por abrir, murcharam e caíram. Li que as Fúcsias possuem raízes sensíveis, será que essa queda e sacode todo da terra pode ter afetado a planta? Apesar dessa aparência triste e de parecer estar morrendo, estão emergindo muitos brotos novos, sinal que a raiz está viva e que ela tem salvação? Não queria que morressem!!! ;(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Panmella, a queda afetou certamente a sua fúcsia mas a boa noticia é que a planta parece não ter morrido uma vez que como você diz estão emergindo brotos novos. Isso é normal numa fúcsia, ela brota sempre junto do caule principal desde que tenha raízes vivas. Então, corte apenas o(s) caule(s) onde não tem folhas e brotos, pq mesmo que estejam vivos esse corte ajudará a planta a recuperar encaminhando o esforço para esses novos brotos q você refere. Não esqueça, solo sempre húmido sem ser em demasia e fertilizante ligeiro 1 vez cada duas semanas. Boa sorte. Abraço.

      Eliminar
  7. Olá,tenho um brinco de princesa que estava lindo,agora seus botões nascem, mais não se desenvolvem o suficiente ficam pequenos não chegam a abrir por completo e secam,algumas folhas estão enferrujando,mais mesmo assim ela tem bastante botões só que nas condições que expliquei e tem bastante broto de folhas,será que estou regando demais,aqui está muito quente moro no litoral norte de São Paulo,também apliquei fungicida erva santa e fertilizei com sempre verde raiz.O outro vaso que tenho foi atacado por pulgões quase perdi ela cairam todas as folhas e flores,mais consegui salvá-la ,podei e seli com pó de canela agora é esperar a recuperação rs.Aguardo seu socorro,obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezado anónimo, verificou se ela tem pulgões (sugam a seiva e acabam com a planta)? Também pode ter regado demasiado, a fúcsia detesta água a mais. Deixe uns dias sem regar, porém vigie o solo que deve ficar sempre com alguma humidade. Caso continue a sentir que a sua planta está morrendo, corte umas estacas que pareçam boas e plante em vasos, como indicado no post acima. A Fúcsia é uma planta muito resistente, verá que não morre só por estar a passar um mau bocado. Boa sorte e obrigada pela visita.

      Eliminar
  8. Fiquei feliz em ler seu texto e saber que elas passam por esse período de descanso, a minha ficou completamente sem as folhas com os galhos secos, porém poucos dias depois apareceram pequenas folhas nesses galhos e não tive coragem de descartar o vaso na esperança que ele se recuperasse, agora vou esperar ansiosa esse inverno passar para ver como vai se recuperar. Onde moro costuma ser mais frio a noite e venta muito, VC acha que nesse período em que está sem as folhas devo coloca-la dentro de casa ou só tirar do vento? Parabéns pelo texto e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, antes de mais obrigada pela visita e comentários tão simpáticos. Acho que basta tirar sua fúcsia do vento, por certo ela vai voltar a ter folhas e flores novamente. O segredo é: não movimentar as raízes demasiado, ter o solo sempre, sempre, sempre húmido e tirar as flores velhas e secas à medida que aparecem, para que nasçam novas flores. Também se pretender que a planta cresça mais redonda do que alta, corte com os dedos as duas folhinhas novas que vão nascendo no topo, assim ela desenvolve para os lados. Deu para entender? Espero que sim e que seus Brincos de Princesa - como chamamos aqui em Portugal - seja muito feliz!

      Eliminar
  9. Carlos - São Paulo / SP.
    Olá. 1 - os vários tipos dessa espécie podem tomar chuva? Em breve começará a chover bastante, embora o vaso tenha boa drenagem, tenho medo que a terra encharcada prejudique a planta. 2 - Quando fizer estaquia, é aconselhável deixar a muda tomar sol durante certo tempo do dia? 3 - É aconselhável borrifar água em suas folhas?
    Grato pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas! Carlos, do que sei e é pouco, confirmo que: 1) os brincos de princesa adoram solo húmido e eu rego os meus todos os dias de verão. Tendo em conta que no hemisfério sul onde você vive chove no período de verão, suponho que não fará mal que apanhem (tomem) chuva desde que não acumule no fundo do vaso. Dê uma olhada dia sim, dia não à terra e veja como as plantas se comportam. 2) Não, coloque o vaso na meia sombra e não manipule demasiado o vaso, as raízes são muito frágeis e não gostam de muito movimento. Outra coisa, estaquia é de tronquinho já maduro, não daquele verde e macio ainda muito novo. 3) Pode borrifar, como digo estas plantas gostam de água - sem excessos, claro. Não tem que agradecer, volte sempre ao site e diga como correu a sua experiência. Abraço.

      Eliminar
  10. Olá, bom dia.
    As flores não chegam a abrir completamente, antes disso murcham e caem. O que pode estar havendo?
    Grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta de água? As Fúcsias exigem solo constantemente húmido, eu rego as minhas todos os dias. Também precisam de ter um reforço do solo - mesmo que seja só à superfície - com material orgânico, ou seja, algum adubo animal ou vegetal, isto pelo menos duas vezes ao ano. Espero ter ajudado, obrigada pela visita.

      Eliminar
  11. bom dia, meu brinco de princesa esta enorme os galhos caindo e cheios de folhas só que não estão mais nascendo flores e próximo da terra seus galhos estão com aspecto de secos o que fazer. muito obrigada adorei seu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jessica, obrigada pelo comentário. Julgo que você vive no Brasil e se assim for aí estará começando o verão, que é ótimo para os brincos de princesa! Então, dê uma boa cortadela nele agora, sem contemplações - mas evitando deixar apenas os caules castanhos! Corte um pouco acima dos galhos verdinhos. Depois dê um pouco de fertilizante e água q.b. Atenção, para não ficar com esse aspeto de magricela, você deve regularmente cortar nas pontas verdes onde aparece um tufinho de folhas novas, duas ou três folhas com a unha, assim ele enche mais e cresce para os lados. É tudo, julgo que em um mês ele vai parecer outro. Boa sorte e volte ao meu blog sempre que precise.

      Eliminar
  12. Boa tarde! por instruções de uma pessoa que supostamente não entende dessa planta, mexi na terra com uma faca para afofar a terra e coloquei mais terra.. porem depois desse procedimento, alguns dias depois a planta murchou.... as flores estão caindo.. somente agora li que elas tem as raizes sensiveis, o que poderei fazer?

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde! por instruções de uma pessoa que supostamente não entende dessa planta, mexi na terra com uma faca para afofar a terra e coloquei mais terra.. porem depois desse procedimento, alguns dias depois a planta murchou.... as flores estão caindo.. somente agora li que elas tem as raizes sensiveis, o que poderei fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil saber o que aconteceu: pode ter danificado as raízes, mas também pode ser que a planta esteja na época de descanso e fica quase sem flores e mesmo folhas. Não percebi se está no Brasil ou em Portugal. Aqui, em Portugal é inverno agora e as fúcsias perdem toda a folhagem e flor. Pode retirar um pedaço de caule e plantar num vaso ou no jardim, ela pode pegar e fica com uma nova planta, é bastante fácil. Mas se tiver danificado as raízes, no seu lugar eu continuaria a tratar, podava os galhos mais compridos e regava até ver sinais de vida. Boa sorte com a sua planta.

      Eliminar
  14. Olá. Minhas duas mudas estão dando flores muito pequenas em relação aos tamanhos que tinham quando comprei. O que pode estar acontecendo e como posso resolver?

    Grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alberto, pode ser o fertilizante insuficiente, as fúcsias exigem muito do solo, i.e., exaurem rapidamente o alimento existente, logo, com bastante frequência você terá de fertilizar de preferência com adubo orgânico. Eu ponho estrume de cavalo bem curtido uma vez ao ano e mensalmente, NPK 10-10-10. A humidade no substrato é também muito importante, deixe-o sempre molhado ao toque, mas nunca ensopado. Espero ter ajudado. Obrigada pela visita!

      Eliminar
  15. Olá Alzinheira: Estou em pânico e preciso de ajuda!
    O meu problema é o mesmo do de todos os companheiros, porém com um agravante:
    Aqui estamos em plena primavera (entrando no verão); logo meus queridos brincos de princesa DEVERIAM estar em pleno vapor. Mas não estão...
    Estão secos, murchos, esturricados (e eu achando que era falta d'água)!
    Já vi que errei feio na rega, mas minha dúvida é:
    Será que ainda tem salvação???
    95% do vaso tem a aparência de seco horroroso e os 5% restante com 3 míseras florzinhas!
    Me ajude por favor?!?! Meu brincos de princesas eram os mais lindos do mundo quando me apaixonei por eles na floricultura...
    Lendo todos os comentários, tenho ainda um fio de esperança...
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será a terra exaurida? Ou falta de fertilizante? Caso seja um destes dois aspetos, junte uns 2 cms de solo novo de preferência orgânico no topo (veja na embalagem o tipo de solo). Depois fertilize um pouco, sem exagero. Finalmente encha-se de coragem e corte uma terça parte de um dos pés da planta, deixando apenas uns 2 a 3 cms. Não tenha dó nem piedade, ela vai recuperar se o mal for apenas solo pobre ou falta de fertilizante. A fúcsia renasce maravilhosamente após um corte parcial. De seguida se resultar bem, pode cortar no outro lado mais um pouco. Atenção, nunca faça poda geral no mesmo dia, a planta pode ressentir-se. Trabalhe gradualmente e vá observando o resultado. Caso não seja um problema na raiz (um inseto ou outra maleita) ela vai certamente recuperar. Como têm a raiz muito sensível, se o mal for na raiz não terá outro remédio senão deitar fora essa planta para não contaminar outras que tenha por perto. Mas tenho esperança que com este tratamento você irá recuperar os seus brincos de princesa. E não esqueça de retirar as flores murchas sempre, isso levará a planta a florir mais. Boa sorte nesse objetivo!

      Eliminar
    2. Humus de minhoca é um solo orgânico?

      Eliminar
    3. Sim, pode colocar húmus de minhoca no topo. Regue um pouquinho e dentro de uma semana volte a regar suavemente sem acumular água no fundo do vaso. Isso mataria a sua planta, devido ao afogamento das raízes.

      Eliminar
  16. Olá, tenho uma linda muda de brinco de princesa, o vaso esta pendurado num local que pega sol indireto e muita claridade, rego seguidamente mas em pouca quantidade, controlando com o toque dos dedos pra verificar se esta úmida. Ela está bonita repleta de folhas grandes e pequenas, porém, parou de florescer. O que será que acontece? Devo dizer que não a adubei nunca, desde que a comprei a uns três meses atrás, comprei no inicio de setembro, pode me ajudar? Estou no Brasil, Rio Grande do Sul. Adoro vê-la florida, com os beija flores a sua volta"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia caro(a)!
      A resposta à sua pergunta está mesmo no seu texto: se nunca adubou então a terra está sem alimento suficiente para a planta dar flor. Eu faria o seguinte: espalharia em altura 2 cm de bom substrato(mat. orgânicos + estrume curtido)no topo, fertilizava semanalmente com um NPK onde P é mais elevado, por exemplo 10-15-10. O N dá folhas mais verdes, o K dá raízes fortes e o do meio, o P de fósforo, dará flores e frutos em maior quantidade. Continue com os seus cuidados em termos de rega e retire flores e folhas secas. Ah! E não esqueça de quando em quando retirar no topo de cada ramo as folhinhas pequenas antes de aparecer a flor.Verá que a fúcsia responde quase de imediato com montões de flores novas. Que pena aqui em Portugal não haver beija-flores! Adoro esse pássaro mágico! Obrigada pela sua visita.

      Eliminar
  17. Bom dia, Eu plantei à volta do tronco de 2 limoeiros, brincos de princesa, rosa escuro, dobrados, maravilhosos. Isto há mais de 2 anos. Eles cresceram, aguentam-se em pé porque envolvi-os em rede e neste momento estão muitos altos, cerca de 70 cm, mas muito despenados e continuam a florir só nas pontas. Tenho pavor em podá-los porque não os quero perder. Nunca encontrei iguais para comprar novos e todos os que encontrei, menos vistosos , não vingaram, embora plantados no mesmo sítio. O que devo fazer, quem me ajuda com uma orientação? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manela! Julgo que deveria podar, só assim evita esse aspeto desengonçado e dá nova vida à(s) sua(s) planta(s). Mas pelo sim pelo não, retire duas ou três estacas agora, conforme sugiro no post (em propagação) e se fizer tudo bem dentro de 2 ou 3 meses tem novas plantas para assegurar a reprodução. Nessa altura faça então uma poda moderada, a regra é ir cortando um terço de cada planta à vez. Sucessivamente até podar tudo, demore aí uns 3 meses ao todo. Mas digo-lhe desde já que a fúcsia reage muito bem às podas. Quanto a ter flores só nas pontas, vá retirando os pares de folhinhas que vão nascendo, assim incita a planta a dar mais folhas e fica mais arbustiva, não tão esgalgada. E não esqueça, fertilizante orgânico (a fúcsia precisa muito de ser adubada) e um pouco de solo novo por cima, não lhe faz mal nenhum. A minha fúcsia está maravilhosa neste momento, com toda a chuvinha que tem recebido. Boa sorte.

      Eliminar
  18. Boa tarde! Comprei um vaso que estava lindo. Caíram as flores e as folhas estão murchas. Está pendurado no abrigo, não tem vento e bastante claridade. Que devo fazer. Moro no Brasil e aqui é primavera. Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Odeny, obrigada pela visita, vou tentar responder à sua questão. Primavera é uma época ótima para as fúcsias. Nunca retire do vaso onde ela está, as raízes são super sensíveis - quando muito no inverno muda para um vaso maior levando junto o máximo do torrão em volta delas. Mantenha sempre o solo húmido e coloque um pouco de fertilizante por cima. Regue pouco, todos os dias (importante). Caso continue tristinha, corte algumas das pontas mais altas, isso irá estimular novos crescimentos. Precisa de sol (bastante!) e água. Com um pouco de paciência ela vai corresponder positivamente. Vai ver que está apenas a adaptar-se à nova casa. Abraço e boa sorte!

      Eliminar
  19. Gostaria de saber quando os brincos de princesa começam à florear. Plantei uma muda por estaquia r outra por semente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Por semente demora mais e na realidade é bem mais simples a estaquia que depende também da estação do ano. São necessários uns 3 meses para começarem a nascer umas folhinhas junto ao caule no solo. Elas não gostam de mexidas na raiz, logo quando plantar no local definitivo, leve um bom bocado de terra junto para evitar tocar as raízes. Se leu o post, verá que encontra muita informação sobre propagação da fúcsia. É como eu faço.

      Eliminar
  20. O meu brinco de princesa está muito bonito e com muitos botões, mas quando o botão está grande a ponto de abrir ele cai. O que pode estar acontecendo? Vc poderia me ajudar? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o que pode estar a acontecer. Você tem regado com frequência, dependendo do local onde vive, mas de modo que o solo esteja sempre húmido sem afogar as raízes da planta? Ou também pode ser que a planta necessite de mais fertilizante, é bastante "comilona". Boa sorte e espero que resolva esse probleminha!

      Eliminar
  21. Olá, comprei um brinco de princesa a uma semana, eles me orientaram a regar todo dia e deixar na sombra...ela começou a muchar e agora as floras secaram, o que eu faço????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Genaine. Se você vive no Brasil neste momento o clima estará a esfriar. A fúcsia por vezes descansa no inverno, perdendo flores e folhas, mas retorna logo que fica um pouco mais ameno. Não regue demasiado, todo o dia sim, mas muito pouco de cada vez. É mesmo importante não afogar a raiz. Ela vai voltar, fique descansada, mas precisa de deixar uns dias, uma semana por exemplo, sem regar. E depois volta a regar levemente. O sinal de nova rega é quando o solo por cima começa a ficar seco. Ah, e nada de pratinho com água por baixo. Boa sorte.

      Eliminar
  22. Oi tudo bem? Meu nome é Vania, até o ano passado eu não conhecia essa Flor, me apaixonei e comprei varias, só que acho que fiz um erro, eu poldei toda ela no outono para o repouso no inverno, moro na Alemanha fix errado né? Porque os galhos estão todos secos, até a raiz. Você pode me ajudar, me apaixonei e este ano quero comprar novas mas quero saber como preparar elas pro inverno. Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Vânia, creio que pode recuperar essa planta, embora ela não aprecie cortes muito fortes como provavelmente aquele que você fez. Espere para o tempo quente chegar aí e vai ver sinais junto do pé da planta, ou mesmo se raspar com a unha nos caules, pode ver se estão verdes por dentro. Em todo o caso não jogue fora, pode ter uma surpresa. Mas atenção, não mude de vaso porque ela odeia que você interfira com as raízes, dê sol logo que possível, e regue moderadamente. Boa sorte e volte sempre ao meu blog, terei prazer em ajudar.

      Eliminar
  23. Aí que bom, Obg por sua resposta. Tava triste mas agora já me deu uma esperança, então eu não devo poda pro inverno, devo deixa ela como está é só na primavera poda?
    Adoro seu blog, já li quase todos seus post, parei daquele cuidado com as plantas de inverno. Hoje quero poder ler mais.
    Não deixe de nos dar dicas, seu blog me ajudou muito.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia, pela gentileza. Sim, pode só na primavera como refiro no post. Beijo para você também.

      Eliminar
  24. Meu brinco de princesa nao quer dar flor , suas folhas esta bem vistosas e bonitas
    por que

    ResponderEliminar
  25. Olá! Comprei minha fucsia pelo fato de estar morando em um lugar frio.
    Onde ela fica pega sol até às 11.
    Porém já amanhece toda murcha. Rego um pouco e melhora, mas no outro dia é a mesma coisa.
    E , às flores mal terminam de abrir e já caem ou murcham.
    O que devo fazer ou onde estou errando?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. A fúcsia gosta de sol moderado e se voce vive no Brasil, deverá estar ok sol até às 11. Detesta água a mais, só aceita pouca água de cada vez, se necessário várias vezes por dia. Terá que tocar o solo e verificar se está demasiado molhado, pois morre se as raízes ficarem afogadas. Quanto às flores caírem é assim mesmo, mas se o solo for de boa qualidade, estiver um pouquinho húmido e fertilizado, verá que renascem todos os dias novos botoes. Tente regar menos, colocar um pouco de solo de boa qualidade por cima do que já tem (uns 2 cms) e nunca, mas nunca mesmo, mudar de vaso, pois odeia que mexam nas raízes dela. Boa sorte.

      Eliminar
  26. Oi bom dia , ganhei um brinco de princesa já a um ano e meio , froril apenas uns dois meses .
    Depois ela muchou ficou feia , praticamente eram dois pés juntos pq morreu um caule , e concegui sauvar outro com pó de osso ,as já tem muitos meses que ela ela linda cresceu bastante , esta um aspecto lindo mas nunca mais me prestígio com suas lindas flores.
    Estou muito triste queria vela linda e florida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisa muito de sol direto, pelo menos umas quatro horas por dia. também por essa razão o solo seca bastante e convém estar atenta para poder ir regando ligeiramente todos os dias, mas nada de afogar as raízes. Apenas um pouquinho de água em volta do caule. Uma vez por semana fertilizar ligeiramente, vai ver que vai florir desta vez. Boa sorte.

      Eliminar