Pesquisar neste blogue

julho 03, 2014

ESCALÓNIA


 

Escalónia (Escallonia) 

Família: Grossulariaceae
Nome comum: Escalónia
Outras variedades: E. montevidensis, E. exoniensis, E. microphylla, E. punctata, E. virgata
 
Descrição: 
 

Pequeno arbusto na maior parte dos casos de folha perene, a Escalónia encontra-se com frequência em jardins municipais ou em vivendas urbanas e é normalmente utilizado em sebes ou como pequena árvore. Na utilização comum é muitas vezes designada por buxo, embora erradamente. De cada tronco principal desenvolvem-se ramos menos lenhosos, com pequenas folhas de um verde escuro brilhante, miúdas, dispostas ao longo dos caules, que se desenvolvem para todos os lados da planta com grande entusiasmo e por vezes numa aparente desordem. Quando deixada crescer sem controlo, forma grandes maciços que se cobrem de pequenas flores quase todo o ano. Quando aparada com frequência e sujeita a um modelo em forma de árvore, pode atingir 6 metros de altura. Habitualmente faz-se uma poda sistemática logo após a época da floração. É muito fácil de manter e aconselhável para quem pretenda constituir rapidamente (2 anos) uma sebe densa, de cor permanentemente verde escura e salpicada de pequenas flores vermelhas ou brancas na estação própria, em geral o Verão e o Outono. As folhas de algumas espécies quando esmagadas, libertam um ligeiro aroma próprio.
 
Origem: Nativa das regiões temperadas da América do Sul, é muito comum em quase todo o sul da Europa, nomeadamente no nosso País.
 
Cultura: Fácil de cultivar e de reproduzir, a Escalónia requer solo pouco rico mas bem drenado, suportando temperaturas extremas sem dificuldade. Não sofre praticamente ataque de nenhuma praga ou inseto, tornando-se ideal para sebes e contornos de altura média. Deve ser podada quando destinada a sebe logo após a floração, ou nos locais mais frios, no início da Primavera.
 
Luz: Gosta de sol pleno e pouca sombra, mas é bastante resistente em quase todos os locais onde a temperatura é temperada.
 
Humidade: Não deve ser cultivada em terrenos húmidos, pelo que se aconselha uma mistura de terra com areia para ajudar a drenar o solo onde for plantada. Não requer rega sistemática, mas aprecia um pouco de água no tempo mais quente, junto ao tronco principal.
 
Resistência: Forte e resistente à geada e ao sol, é um excelente arbusto para qualquer jardim.
 
Propagação: Por corte de caules tenros e novos, na Primavera, ou de ramos mais maduros retirados no Outono. Mergulhe a ponta cortada em hormona fertilizante, plante em recipiente pequeno com mistura de terra e areia e coloque-o em local protegido até nascerem as primeiras folhas. Pode cortar com as unhas  o topo da muda para forçar um desenvolvimento mais vigoroso de brotos laterais em vez do crescimento vertical. Transplante depois para o local definitivo, de preferência na estação menos fria e ventosa, deixando um espaço de cerca de 60 cm entre cada pé. Corte frequentemente os lados e os ramos que cresçam mais em altura, alinhando e corrigindo, para incentivar a formação de um arbusto encorpado e harmonioso. Se necessário, utilize uma corda esticada entre dois paus para ajudar a manter a tesoura de poda sempre ao mesmo nível. Atendendo ao seu rápido desenvolvimento, a arquitetura da sebe beneficiará destas podas frequentes.
Aplicações: Ótimo em sebes, pequenas árvores floridas no meio de um jardim relvado ou ainda num canteiro como fundo para um contraste verde escuro para flores anuais coloridas.
 
Características: A Escalónia é a rainha das sebes: é muito barata, fácil e rápida de propagar, resistente, quando saudável enche-se de pequenas flores brancas ou vermelhas, cujas folhas brilhantes, aromáticas e verde escuras são óptimas para complementar um ramo florido numa jarra. Dois anos passam depressa no que à natureza diz respeito, e de estação para estação a Escalónia desenvolve-se tão bem que proporciona grande satisfação a quem plantou este belo arbusto, que ainda por cima se caracteriza por não ter praticamente nenhum inconveniente, nem mesmo ao nível das pragas.

4 comentários:

  1. Boas, no meu caso o clima de inverno é muito rigoroso, e as sebes lavaram muitíssimo tempo a desenvolver, e só ao fim de alguns anos consegui que elas tivessem a altura desejada. Neste momento são alvo de alguma praga pois parece que pararam no tempo e secaram parcialmente, e ninguém me sabe dizer o que se passa com elas. obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim levam tempo a ganhar altura e corpo, mas para mim ainda são das melhores plantas para sebe. Podar é muito importante, duas vezes ao ano. Tb tive uma doença que secou uma parte, mas com rega passou e já estão a recuperar. Obrigada pela visita e boa sorte para o seu jardim.

      Eliminar
  2. Olá, agradeço a informação acima, finalmente fiquei a saber que planta tenho no jardim. Há cerca de 3 anos, retirei de uma sebe uns pequenos ramos. Plantei-os num terreno não rico. Felizmente foram crescendo, a um ritmo...., nem 8 nem 80, tiveram um crescimento agradável de observar, estando a ficar bonitas de ver. Admito ter regado com alguma frequência nas alturas mais quentes, mas tanto os arbustos que estavam em zonas mais inclinadas, com pouca retenção de água, tanto quanto aqueles que estavam em terreno plano com uma pequena caldeira, desenvolveram de uma forma muito semelhante. Na minha ignorância sobre a sebe, adicionei adubo, matei metade da plantação. Este ano voltei a completar o preenchimento do local onde pretendo ter a sebe, substituindo as plantas secas pelo adubo. Está a ficar bonita a sebe.
    Obrigado pelas informações partilhadas.
    Boa jardinagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva! Sim, a grande vantagem da escalónia - que não é o crescimento rápido, não! - é que pode sempre ser completada/aumentada com uma estaca retirada do próprio arbusto. Convém ser uma estaca madura e não verde e jovem, diz-me a experiência. De resto é ótima, então quando está em flor é maravilhosa. Obrigada pela visita e palavras simpáticas.

      Eliminar