Pesquisar neste blogue

janeiro 16, 2006

Alisso (Lobularia maritima)



Família: Cruciferae/Brassicaceae
Nome comum: Alyssum, Alisso doce, Tomelos

Descrição: A maior parte dos jardineiros cultiva esta planta perene como se tratasse de uma anual. É uma espécie de baixa estatura (menos de 30 cm), com caule lenhoso, formando um denso volume de delicadas flores perfumadas brancas, rosa ou lilás. As flores nascem juntas em cachos redondos e podem ser simples ou dobradas, com um perfume semelhante ao do mel morno e doce daí o seu nome mais comum. As folhas são estreitas, com cerca de 2,5 cms. de comprimento, cobertas de pequenos pelos brancos.

Origem: O Alisso Doce e os quatro outros membros deste género são plantas nativas das regiões que contornam o Mar Mediterrâneo.

Cultura: Prefere solo enriquecido.
Luz: Prefere luz directa do sol mas tolera alguma sombra.
Humidade: Quando o solo está seco, deve ser regado mas nunca em excesso, pois provoca podridão.
Resistência: Zonas 4 - 9. Embora seja uma planta perene, como se torna muito deselegante a partir do segundo ano, cheia de caules desordenados e secos que se partem ao mais leve toque, costuma ser tratada como se fosse uma anual. Ganha em volume e aspecto geral. Após a floração e a criação de sementes, as mesmas são recolhidas e a planta é arrancada e volta a ser semeada na próxima estação, ou seja, no fim do Inverno.

Propagação:
Propaga-se por sementes no interior ou em local ao ar livre desde que protegido, depois de terminada a estacão das geadas. Quando germinar e logo que tenha atingido uma altura que permita agarrar o pequeno rebento com dois dedos, replantar em local definitivo, com distâncias de 15 cms entre si. As flores surgem após 45 dias. Por esta razão e para poupar tempo e trabalho, é mais fácil adquirir as sementes em viveiros ou nas lojas da especialidade.


Aplicações: Tendo em conta o seu perfil baixo, o Alisso é ideal para bordaduras de canteiros ou para sebes pequenas. Utilize também para criar revestimentos floridos de áreas mais vastas, sugerindo um tapete vivo e perfumado, ou no meio de pedras em jardins de rochas (xeriscape).

Características: O formato característico do Alisso Doce, baixo e redondo, com tendência para florir durante um longo período de tempo, fazem dele um valioso contributo para qualquer jardim. E muito acessível do ponto de vista da reprodução e fácil de propagar. O seu perfume delicado acrescenta valor a todas as outras qualidades que possui

6-01-2006

2 comentários:

  1. Ola Ola
    Muito obrigada pelo blogue e o maravilhoso conteudo e informaçao que partilha. Visito com frequencia, sempre que procuro como cuidar de alguma flor e as informaçoes que aqui encontro são de uma riqueza nao mensuravel.
    O meu muito obrigada ;-)

    Hoje procurei de novo para saber mais dos ciclames. E encontrei tudo o que queria saber e vou ter um canteiro de ciclames maravilhoso.

    Mas, ao procurar uma flor, lá aprti a ver das outras... e nada vi dos ranunculos!! Fiquei na duvida sobre a semelhança, pelo menos nas fotografias, com as peonias. E vou tratar de me informar mais e de procurar peonias. tenho ideia de ter ouvido a mminha mae a falar delas..

    Ah! Tambem não dedicou um post aos amores perfeitos. estou encantada com eles e com a forma como os propago, fazendo a forragem do solo e evitando assim as ervas daninhas.

    Mais uma vez, muito obrigada pela sua generosa e preciosa partilha,generosidade essa, nada comum em lingua portuguesa.
    (E perdoe o abuso de usar o lugar dos comentarios aqui, ja que nao consegui enviar e-mail e os posts atuais nao permitem comentarios)
    Cordialmente
    Rosario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosário, obrigada pelas palavras simpáticas e encorajadoras. Quanto às plantas que refere e não encontra aqui, a questão é que sou mesmo amadora, e por uma questão de segurança e vá lá, alguma honestidade, só faço posts das plantas que conheço bem para não andar a inventar. Claro que as estudo (nada sei de botânica mas gostava de saber, por isso leio muito) e como passei pela mesma dificuldade, ou seja, andar à procura e só encontrar sites do Brasil ou sites magníficos, mas em inglês, em todo o caso para situações que não se aplicam a Portugal e ao nosso clima, entendi que podia ser útil com o que aprendi entretanto, isto já lá vão uns anos. De novo muito obrigada e volte sempre, é muito bem vinda.

      Eliminar