Pesquisar neste blogue

outubro 10, 2006

Que tipo de solo tem (2)?


Vejamos então como é possível melhorar e gerir adequadamente cada um destes três tipos de solo.

No solo arenoso, as partículas constituintes são grandes e irregulares (areias)com uma maior percentagem de rocha. Os espaços de ar entre as partículas são grandes deixando a água escoar-se a maior velocidade, arrastando consigo os nutrientes antes das raízes da planta terem tido a oportunidade de os absorver convenientemente. Por esta razão, em geral os solos arenosos são muito pobres em substâncias nutrientes.

Como existe muito ar entre as partículas, os microorganismos consomem mais rapidamente as substâncias orgânicas que possam existir, deixando o solo com muito pouco barro ou matéria orgânica, ou seja, sem grande capacidade para formar uma estrutura consistente. Neste tipo de solos as partículas não se agregam umas às outras, nem mesmo quando são molhadas.

Eis o que há a fazer para melhorar um solo arenoso:
- Introduza na superfície uma camada de 7,5 a 10 cm de esterco animal bem curado ou de adubo vegetal bem decomposto;
- Cubra o solo em volta do pé das plantas com folhas secas, pedaços de madeira, cortiça, palha ou feno. Esta cobertura retém a humidade e refresca o solo.
- Anualmente acrescente pelo menos 5 cm de matéria orgânica;
- Onde for possível, semeie plantas próprias para depois serem incorporadas no solo enriquecendo-o (tremoceira, etc…)

No solo argiloso, as partículas são pequenas e espalmadas. Têm tendência para se colarem umas às outras de tal modo que não deixam quase nenhum espaço poroso entre elas. Quando molhados, estes solos ficam lamacentos e impossíveis de trabalhar. Drenam a água com muita dificuldade e acumulam humidade até ao princípio da Primavera. Quando finalmente secam, tornam-se em geral tão rijos que racham com o calor.
Porque têm pouco espaço poroso no solo argiloso não se desenvolve suficiente substância orgânica nem os microorganismos. As próprias raízes têm dificuldade em romper a barreira dura que encontram, muitas vezes agravada pelo tráfico de pessoas ou de máquinas que também ajudam a compactar este tipo de solo. Em contrapartida, o solo argiloso é com frequência rico em minerais que, quando se consegue melhorar a estrutura, passam a desempenhar um papel muito benéfico para o desenvolvimento das plantas.

Eis o que há a fazer para melhorar um solo argiloso:- Introduza na superfície uma camada de 5 a 7,5 cm de esterco animal bem curado ou de adubo vegetal bem decomposto; continue a adicionar 1 cm de matéria orgânica todos os anos;
- Faça este tratamento se possível no Outono;
- Para melhorar a drenagem, faça canteiros elevados e evite pisar o terreno onde pensa ter as plantas;
- Reduza ao mínimo a utilização de pás e ancinhos.

No solo lodoso, existem pequenas partículas irregulares de rocha partida, em geral muito densas e com relativamente pouco espaço poroso proporcionando má drenagem. Tendem porém a ser mais férteis do que os solos arenosos ou os argilosos.

Eis o que há a fazer para melhorar um solo lodoso:- Introduza todos os anos pelo menos uma camada de 2,5 cm de esterco animal bem curado ou de adubo vegetal bem decomposto na superfície;
- Concentre a sua atenção nos primeiros 30 cm do solo, evitando que crie crosta;
- Não circule nem calque o solo a não ser que seja absolutamente necessário;
- Considere a possibilidade de construir canteiros elevados, para melhorar a drenagem.


10-11-2004

1 comentário:

  1. OLA , SOU A ETÉLIA DO RIO DE JANEIRO...ADOREI SEU BLOG...ADORO PLANTAS, MAS SOU INICIANTE E NAO SEI MUITA COISA SOBRE ELAS.POR ISSO GOSTEI DEMAIS DE TODAS AS DICAS E EXPLICAÇÕES QUE DEU AQUI...OBRIGADA....ADOREI...ESTOU TENTANDO FAZER UM CANTEIRO NUM CANTO DO MEU JARDIM...AQUELE LUGARZINHO LINDO E BEM GOSTOZINHO...sabe????TENHO UM BANCO COM PÉS DE FERRO QUE VOU PINTAR PRA RESISTIR Á CHUVA E SOL...AINDA MAIS QUE É PROXIMO Á PRAIA E NO VERÃO ESSE CANTINHO BATE MUITO SOL, JÁ QUE É NA FRENTE DA CASA....TEM UMA ARVOREZINHA DE FLORES AMARELAS QUE ESTOU DOIDA PRA CONSEGUIR...NAO SEI O NOME DELA...MAS DEPOIS VOU TIRAR UMA FOTO DELA E ENVIAR Á VC, E PEDIR UMAS DICAS DE COMO CONSEGUI UMA MUDA...OK????ESTOU APAIXONADA POR ELA....UM BEIJÃO...ME VISITE TBM...FICAREI MUITO FELIZ....

    ResponderEliminar