Pesquisar neste blogue

abril 11, 2013

Lanternas Chinesas (Clerodendrum Thomsoniae's)

Nome comum: Lanterna chinesa

Outras variedades: C. Thomsoniae's, C. delectum, C. splendens, C. umbellatum (C. scandens), C. speciosissimum, C. fragrans, C. infortunatum, C. myrmecophilum, C. trichotomum, C. Bungei

Família: Verbenaceae


Descrição: 
Clerodendrum Thomsoniae´s
Esta planta pertence a um grupo alargado de árvores e arbustos de folha caduca, das quais sobressaem algumas trepadeiras de caule lenhoso. É uma planta de clima tropical ou sub tropical, mas suporta climas mais frios desde que não seja sujeita a temperaturas inferiores a 16ºC. O nome científico provem do Grego kleros que significa “sorte” e de dendron que significa “árvore”. O clerodendrum é também conhecido pelo nome mais comum de Lanterninha Chinesa ou em inglês, Glory Bowers e Bleeding Hearts, devido à forma das suas pequenas flores brancas, um coração com estames vermelhos compridos e da sua belíssima folhagem brilhante e verde escura.

Origem:
Existe na natureza no estado nativo em quatro continentes, com excepção da Europa, onde foi introduzida e se desenvolve desde que protegida dos frios.
Cultura:
A Lanterna Chinesa fica bem dentro e fora de casa, desenvolvendo-se em forma de arbusto ou de trepadeira.
Luz: Com luz do sol indirecta e abundante, o clerodendrum cresce voluptuosamente, lançando longas hastes cobertas de folhas de um verde escuro muito decorativo.



Humidade: Floresce abundantemente em locais húmidos e protegidos do sol directo, desde o Verão até ao Outono, podendo atingir 2,5 a 3 metros de altura. Em alguns locais onde a temperatura é moderada, pode cultivar-se junto ao tronco de árvores maiores, por onde trepará com grande desenvoltura.
Resistência: Não resiste à geada nem ao frio intenso. Necessita do solo constantemente húmido, as folhas dão de imediato sinal de secura pois murcham e caem, voltando a parecer saudáveis logo que se encharca o solo que circunda a planta. É prudente reduzir a quantidade de água durante o Inverno. A planta continuará com folhagem mas sem flores, pois está no seu período de descanso.
Propagação:
O clerodendrum propaga-se com a maior facilidade. Basta cortar uma haste das muitas que uma planta saudável desenvolve normalmente, colocá-la na água em local bem iluminado, esperar que crie raiz (3 ou 4 dias) e transplantá-la para um pequeno vaso. Logo que a planta pareça forte, pode ser colocada em local definitivo, junto de um suporte por onde possa trepar.
Esta planta beneficia de uma poda regular de tempos a tempos, assim como da aspersão das folhas com água durante o Verão.
Aplicações:
Quando o rigor do Inverno não permitir manter o clerodendrum ao ar livre, a planta pode ser trazida para o interior ou para uma estufa de jardim, plantada num vaso com mistura de solo fibroso (2/3) e turfa (1/3). Junto a colunas ou pilares desenvolve-se com grande desenvoltura, atingindo um porte extraordinariamente interessante e muito vistoso. Por esta razão, pode ser utilizada para cobertura de muros, em alpendres ou telheiros. Como foi já referido antes, melhora o aspecto estético quando podado regularmente.

Fertilização:
Espalhar anualmente sobre o solo junto ao caule um pouco de solo adubado organicamente. Juntar de quando em quando ao solo um pouco de areia, de cinza de lenha e de farinha de osso. Um fertilizante universal (10-10-10) será suficiente para a maior parte dos cuidados com o alimento da planta (Primavera e Inverno), mas se se pretender a produção de muitas flores, deverá ser integrado um fertilizante durante o Verão e o Outono, de preferência liquido e em doses semanais, com uma maior percentagem de P (fósforo em N-P-K).
Características:
Caso se verifique a existência de insectos durante a época de crescimento da planta, pulverize as folhas com uma mistura de água e sabão neutro. Por regra e se for ministrado a tempo, isto bastará, mas se porventura persistir a maleita, utilize um insecticida para plantas nas doses indicadas na embalagem. Não se esqueça de que uma planta bem cuidada em geral não é alvo de praga alguma, o que é sempre a melhor solução em termos ecológicos, preferível a utilizar químicos e insecticidas que desequilibram as condições naturais e ambientais existentes. Isto é possível com um pouco de atenção diária.

2 comentários:

  1. Olá
    É com alegria que constato que "recomeçam" os posts neste interessante blog.
    Tomei a liberdade de o acrescentar , novamente,aos meus preferidos (anteriormente estava alojado em Casa do Cordão da Granja).
    Cumprimentos
    António A.
    www.hortadecodecais.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas! Fantástico, ver que há quem aprecia o blog das Bolotas. Obrigada por marcar como preferido e se possível divulgar por outros apreciadores da jardinagem. Bom fim de semana.

      Eliminar