FAMÍLIA: Solanaceae
NOME COMUM:
Dama da Noite ou Jasmim noturno;
Descrição:
Este arbusto perene possui folhas brilhantes alternadas, cor verde-escuro, macias e de formato simples com 10 a 20 cm de comprimento. Quando adulto, o arbusto pode atingir quase 4 m de altura, embora o seu tamanho habitual não ultrapasse o 1,2 m. Em climas quentes, está constantemente a dar flores que nascem a partir do topo de cada caule, junto às folhas, em pequenos cachos com flores alongadas branco-esverdeadas em forma de tubo, as quais se transformam num pequeno fruto branco e redondo, não comestível.
Cultura:
Para além de não tolerar o ar marítimo e a geada, a Dama da Noite desenvolve-se com grande facilidade desde que exista calor e sol e é muito fácil de manter, bastando para isso que o solo seja permeável e receba luz e calor.
Luz:Para além de não tolerar o ar marítimo e a geada, a Dama da Noite desenvolve-se com grande facilidade desde que exista calor e sol e é muito fácil de manter, bastando para isso que o solo seja permeável e receba luz e calor.
Tolera alguma sombra ou sol filtrado, mas para melhores resultados deve ser colocada em local com muito sol e luminosidade, se possível virada a este.
Humidade:
O solo
não deve ficar nunca ensopado, mas é necessária alguma humidade. Se as folhas
ficarem amarelas é sinal de excesso de água, por outro lado podem suportar alguma secura desde que não superior a 50%. Se murchar um pouco não é grave, mas antes de regar de novo, deixe secar a superfície do solo de modo a que visualmente este lhe pareça seco, e só depois regue novamente com moderação.
Resistência:
Não resiste à geada e em geral morre no inverno em climas muito frios, mas nas regiões com temperaturas amenas, pode voltar
a rebentar no início da primavera seguinte.Propagação:
É muito fácil de propagar por estaca, retirada de um caule jovem em
crescimento. Corte 15 a 20 cm e polvilhe a parte inferior com fertilizante
próprio para ajudar a criar raízes. Coloque num pequeno vaso com três partes iguais de terra,
misturada com areia ou esferovite e substrato, e aguarde alguns dias. Quando a
planta estiver com dez a doze centímetros, pode ser colocada no local
definitivo.
Fertilização:
Necessita de níveis de fertilizante moderados ou fortes, dependendo do solo e do local onde se encontram. Caso a luminosidade seja elevada, providencie fertilizante mais forte. Em condições normais, bastará um fertilizante equilibrado do tipo 15-15-15 ou mesmo um fertilizante próprio para plantas com flor (7-9-5 ou até um fertilizante para tomateiros).
Insetos e doenças:
O Cestrum é suscetível aos ácaros, à mosca branca e aos pulgões. O melhor método é sempre manter as plantas num regime de alimentação, rega e luminosidade equilibrado, limpando as folhas com frequência através de um jato de mangueira ou mesmo à mão com uma esponja húmida.
Aplicações:
Nos climas quentes é muito popular em jardins públicos, mas pode ser
utilizada num canto do canteiro, como fundo para plantas mais pequenas. Reage bem a uma pequena poda e também ao regular corte com os
dedos das extremidades dos ramos, o que estimula o arbusto a crescer mais
arredondado e frondoso. A poda deve ser efetuada após o fim da floração, tendo o cuidado de não podar em excesso para evitar interferência no processo de floração.
Características:
É um arbusto bastante
incaracterístico durante o dia, mas logo que o sol se põe é impossível não dar
conta da existência desta planta onde quer que ela esteja e a alguns metros de distância, uma vez que exala um perfume extraordinário e
cativante. Um arbusto em idade adulta enche-se de flores minúsculas na mudança da hora de verão, flores que se fecham durante o dia e voltam a abrir ao fim da tarde, exalando um perfume característico.
Junto a uma janela aberta nos fins de tarde de verão, pode criar um ambiente muito próprio e inesquecível, mas atenção pois algumas pessoas consideram-no demasiado forte e não toleram sem desconforto. Tenha portanto atenção aos vizinhos e ao incómodo que pode causar se for o caso.
ATENÇÃO: É tóxico, razão pela qual nenhuma das suas
partes deve ser utilizada na alimentação.
A minha dama da noite criou uns fios amarelos que se propagam até pelas folhas novas o que é isto?
ResponderEliminarCaro anónimo,
EliminarNão conheço nem nunca vi tal fenómeno nas minhas duas plantas de Dama da Noite. Poderão ser teias de um aranhiço qualquer? Experimente pulverizar com um jato de água da mangueira e depois, com água morna onde previamente diluiu sabão de preferência neutro, ou mesmo um inseticida para plantas. As minhas Damas têm flores neste momento e ao fim do dia o aroma no jardim é simplesmente delicioso. Espero que dê resultado e o mesmo aconteça à sua Dama da Noite. Obrigada pela visita.
Posso plantar em um vaso pequeno ou não é recomendado?
ResponderEliminarOlá Reginaldo,
EliminarCreio que sim, tenho visto em viveirista para venda em vasos de 30 cm de diâmetro ou pouco mais e todas essas plantas apresentam bom aspeto. Com o tempo vão querer mais espaço, mas esta planta gosta de ser podada com frequência, logo você pode controlar o crescimento sem problemas e adaptá-la ao local onde pretende coloca-la. Boa sorte e volte sempre ao meu blog.
Muito obrigado pela resposta. Encomendei uma muda e chegará entre amanhã e quinta-feira. Tomei um susto quando a vendedora perguntou qual o vaso que eu gostaria e mostrou vasos "gigantes" para poder planta-la.
EliminarParabéns pelo blog.
Comprei uma muda desse tipo de dama da noite em uma loja de mudas. É fácil encontrar para comprar; mas cuidado tem vários tipos. Leve um print do tipo que você deseja.
EliminarComo faço para encontrar esta planta? Ja procurei em todo canto, ninguém conhece. Jean.votre@hotmail.com
ResponderEliminarPrezado Jean, de facto não recordo ter visto esta planta durante os dois anos que vivi em S. Paulo. Provavelmente tem outro nome, que não conheço, pois ela suportaria sem dúvida as condições climatéricas daí. Veja num viveirista e peça Cestrum nocturnun, nome científico. Como vivo em Lisboa lamento não poder ajudar mais! Obrigada pela visita ao meu blog, volte sempre.
EliminarSabe onde posso comprar em Lisboa? Obrigada.
ResponderEliminarCaro anónimo, não sei onde possa ser vendida, mas talvez procurando nos viveiros da zona de Sintra possa encontrar. No Algarve sei que há à venda, nos Viveiros Ecossistemasol e Monterosa. Talvez enviem por correio expresso, veja nos sites respetivos. Obrigada pela visita ao meu blog.
EliminarComprei esta semana no Leroy merlin
EliminarObrigada pela informação. Começa a encontrar-se oferta maior de plantas não tradicionais felizmente.
EliminarComprei a minha sábado e mudei-a para um vaso maior ontem estava óptima hj qd cheguei a casa estava com as folhas mais caídas "murchas" reguei-a mas não percebi se era falta de água, excesso de calor ou sol não faço ideia ... 😕
ResponderEliminarPode ter sido o choque da mudança. Melhorou entretanto? Ao que sei é uma planta bastante resistente.
EliminarOlá, tenho há dez anos uma planta, só de folhagens na minha sala. Há alguns dias atrás surgiu um galho com flores brancas, qdo caiu a noite a casa estava toda perfumada, era a dama da noite. Como isso foi possível? Tenho fotos, mas não sei como enviar por aqui. Estou curiosa para entender o que aconteceu?
ResponderEliminarBoa tarde. Se não mudou nada (fertilizante, solo, local, etc...) pode ter sido o calor deste verão. Ela dá-se muito bem ao sol mas precisa de bom solo, e isso pode fazer toda a diferença. Mas estou a adivinhar, claro que não sei em concreto o que possa ter sido. Obrigada pela visita e continuação de boa sorte com a sua dama da noite.
Eliminarpor favor, tenho um pé de dama da noite em um vaso, e está juntando umas "bolinhas"no caule, eu retiro e algum tempo depois, estao de volta. Eles sao facilmente retirados com as maos e queria saber que praga é essa! ha algum meio de controlar isso? obrigada
ResponderEliminarOlá Rita. Não sei, nunca aconteceu comigo e tenho dois pés grandes desta planta, mas vou tentar saber e se conseguir uma explicação, respondo à sua dúvida.
EliminarBom dia Rita. Pensando melhor e depois de confirmação com outros jardineiros as bolinhas devem ser o fruto da planta, aparecem nesta época mas não só no caule, devem estar em vários ramos. Isso é normal, não se trata de nenhuma maleita. Mas cuidado: não devem ser comidas nem por pessoas nem por animais, porque são tóxicas. Espero ter ajudado. Obrigada pela visita.
EliminarEstou com o mesmo problema, mas não são os frutos da planta não. O fruto é branco e se encaixa dos ramos pelo pendão, normalmente. Essas bolinhas se encaixam direto no ramo, quando removidas fica o formado do ramo marcado nela. Na base da bolinha sai uns fios brancos, parece algum tipo de fungo. Se puder ajudar.
ResponderEliminarA minha dama da noite começou a entregar as folhas e morrer. Descobri um pulgão zonza, um bichinho com dois milímetros que onde está fica uma pasta branca e vai matando a planta. Umas duas vezes por semana olho folga por folha e no caule e retiro os bichinhos e mato. Agora ela está ficando verde e crescendo rápido. Mas se parar de tirar eles começam a matar a planta novamente. Tenho em um vaso grande no meu apt na área privativa. Cheira o apartamento todo quando está florida. Amo demais esta planta. É só cuidar.
EliminarVocê pode fazer uma solução com óleo de neem seguindo as indicações do rótulo e borrifar. É natural e acaba com as pragas.
EliminarSe puder ajudar, aguardo resposta.
ResponderEliminarCaro Eduardo, estou com alguns problemas em editar as minhas respostas aos comentários, peço desculpa por não ter respondido antes. Na verdade já tinha publicado uma resposta, mas não a vejo no blogue, vamos ver se consigo publicar esta nova resposta. O fato é que não sei responder, nunca aconteceu com as minhas damas da noite, neste momento estão com flor e fruto (bolinhas brancas), o que é até bastante estranho porque aqui em Portugal já estamos no fim do outono e está frio e chuva. A Dama gosta de sol e calor, enfim, coisas do clima. Mas não sei responder, peço desculpa mas não sou especialista, apenas adoro plantas e escrevo para ensinar o que sei e essa resposta não sei mesmo. Abraço.
EliminarA minha é super antiga, tem mais de 16 anos e pela primeira vez está surgindo umas bolas pretas nas extremidades dela, parecem joaninhas, dentro tem um pó. Seria uma praga ou o tal fruto que ela nunca deu? Alguém me ajuda por favor? grato.
ResponderEliminarOlá Amir, como nunca deu fruto? São umas bolinhas brancas que vêm depois da flor, quase de certeza já teve. Essas pretas não sei o que possa ser, não dá para tirar com a mão ou mesmo cortar as pontas das hastes com uma tesoura? Receio que possa ser praga, mas não sou especialista, lamento não poder ajudar.
EliminarMinha dama da noite está com as folhas enroladas e cheias de pequenos insetos verdes. Oq posso usar para eliminar essas pragas sem prejudicar a planta?
ResponderEliminarA minha está da mesma forma, ela está cheia de pulgão, estou lavando uma vez por semana, mas eles sempre voltam.
EliminarExperimente tratar com óleo de neem, ou qualquer inseticida que se aplica por cima e por baixo das folhas de três em três dias, mais frequentement se entretanto chover. Não esqueça que se há invasão de pestes, então alguma coisa está faltando à sua planta. Água, sol, ventilação??? Verifique se o solo é o adequado, orgânico e bem solto, não comprimido. Depois de tudo verificado, se continua, pode bem ser que exista uma vaga dessa praga noutros locais do jardim ou das plantas mais perto. Verifique, e caso necessário, atue da mesma forma. Boa sorte, obrigada pela visita ao blogue.
EliminarComo faço pra podar corretamente ?
ResponderEliminarDepende do espaço disponível e da forma final que pretende. Em geral cdesce bem e reage positivamente. Pode depois de dar flor. No meu caso, limpo em baixo e deixo os ramos de cima crescer um pouco todos os anos.
EliminarPessoal, estou super animada com a dama da noite. Vou comprar e cultivar minha primeira muda. Meu problema é que fico ansiosa para que cresça rápido. Em quanto tempo consigo a partir de uma muda ver florescer a primeira flor, sem que haja imprevistos?
ResponderEliminarAzinheira, parabéns pelo blog, estou adorando. Bem minha Dama da noite ficou lotada de pulgões, estou pulverizando com detergente neutro cloro, 1 colher de sopa desses dois em 1 litro dágua. Minha dúvida é, os pulgões vão morrer grudado nas floras e novos brotinhos, ou terei que podár?? Abraços
ResponderEliminarA minha dama da noite está plantada num vaso. Pega sol a tarde. Esta ramificada. Mas suas folhas são pequenas e de tom amarelado, logo caem. Ela possui folhas em crescimento mas todas enroladinhas. E não chegam a ficar verde escura, crescem um pouco e algumas ainda bem pequenas logo amarelam e caem. Moro em Brasília. Trouxe a muda de Santa Catarina. Acredito não estar sabendo cuidar. Aguardo orientação.
ResponderEliminarBom dia Ricardo, desde Lisboa em Portugal. Não sei há quanto tempo tem a sua Dama da Noite, mas se está num vaso deve necessitar de mudar para um local melhor. Pode ser outro vaso, mas tem de ser bem alto para que as raízes tenham capacidade de crescer. O ideal é mesmo plantar no solo, num jardim, mas se não tiver essa oportunidade, então melhore a qualidade do solo no seu vaso. Coloque por cima algum produto mais orgânico, com mais azoto (N). Esta planta na verdade é um arbusto, cresce rápido e muito, mas precisa de boa terra. Deve podar os ramos finos e quando estão cruzados, uns por cima dos outros. Com este procedimento e um pouco de fertilizante, em Brasília, terra linda, irá melhorar certamente. No tempo frio a folha cai, não esqueça... Abração para Brasília e boa sorte para a sua bem cheirosa planta.
EliminarMuito obrigado por suas dicas. Grande abraço
EliminarOlá bom dia, comprei uma dama da noite, um caule, pequeno, mas agora apareceram como se fossem pragas nas folhas, estão comidas, como faço pra eliminar essas pragas?
ResponderEliminarOlá, boa dia. Se estão comidas, terá um caracol, lesma ou outro do mesmo tipo por perto? Só pode retirar a planta do sítio onde está - se for em vaso- ou colocar cinza à volta no chão, ou comprar um produto contra os caracóis. De noite pode observar com uma lanterna e ver se de facto é um destes animais. Se se confirmar, peque um a um durante alguma noites e destrua dentro de um balde com água e vinagre.
EliminarMinha dama da noite está com as flores totalmente brancas o que pode ser?
ResponderEliminarElas são mesmo brancas, não conheço de outra cor...
EliminarMinha dama da noite tem uns 15 anos. Apareceram uns nodulos, como calosidades no tronco e galhos, de onde brotou algo como uma planta parasita, em formado de moita, com pequenas folhas e caule liso e longo. Sairam frutos de cor alaranjada e está matando a dama da noite. Pena que não dá pra anexar foto.
ResponderEliminarOlá boa tarde. Infelizmente não sou suficientemente conhecedora para poder ajudar de forma mais cientifica. Eu cortaria/podaria o caule, antes do local onde isso acontece. Sabe já certamente que ela responde à poda com grande eficiência, por isso convém tratar disso o quanto antes. Boa sorte.
Eliminarcomprei uma , mas ela sempre murcha durante o dia, o que faço?
ResponderEliminarOlá Ricardo, ela está num vaso ou no chão? Terá sol a mais? Precisa de solo húmido, mas sem excesso. É muito resistente esta planta, tenho duas no jardim, neste momento aqui onde vivo (Lisboa) estão a surgir as folhas e mais para o verão terá flor. A rega que faço é esporádica, mas estamos na primavera e o solo está fresco pois tem chovido. Pode também ser algum stress pela mudança recente de local, deixe num local meio sombreado durante uma ou duas semanas e depois coloque num local definitivo, com algum sol de preferência. Regue quando a superfície do solo estiver a secar. Boa sorte, obrigada pela visita ao blogue!
EliminarBom dia tenho uma dama da noite ela está com alguns galhos enormes e folhas não muito verde, esse galho enorme está ficando torto tenho medo dele quebrar, o que devo fazer para diminuir esse galho enorme e encurvado? outra dúvida ela não dá florzinha e qual época que começa a liberar seu perfume tão bom ?
ResponderEliminarBom dia, você pode cortar esse galho maior e até colocá-lo noutro vaso e ver se ganha raiz. Limpe apenas algumas folhas, para facilitar o enraizamento. Bastante sol, solo úmido e um pouco de fertilizante ajudam a florescer. Mas atenção, esta sugestão é só para a planta mais antiga, o galho que cortou deve ficar à sombra por um tempinho. Se você vive no Brasil terá de esperar pelo tempo quente para a planta dar flor e isso demora uns 5 anos até iniciar esse processo, até lá vai ganhando raiz e tronco forte. Deve ser podada todos os anos, fertilizada e gosta bastante de material orgânico e de água. Boa sorte com a sua dama da noite.
EliminarOi, minha dama esta sem nenhuma folha, apenas o pé com galhos cecos. É normal?
ResponderEliminarBoas. Não,não é normal. Experimente raspar com unha no tronco em baixo junto ao solo, para ver se tem verde ou se está seco. De qualquer forma, eu cortaria todos os galhos secos e esperaria que ela reagisse. Coloque um pouco de adubo orgânico junto ao pé e mantenha tudo fresco, sem afogar. Boa sorte.
EliminarTenho duas damas da noite, a de arbusto que dá cachos e que da flor numa haste. Este ano , foi a primeira vez que deu flor, nem vi aberta. Algumas folhas caíram em outros vasos e nasceram espontaneamente... são realmente fáceis de cuidar. Sou de Minas gerais mas, moro em São Paulo. Estive no Algarve na casa de uma amiga/irmã, amei a região. Abraço...adorei o blog.
ResponderEliminarAbraço, obrigada.
ResponderEliminarOlá...Essas bolinhas brancas podem ser plantadas?Tem sementes como os frutos de outras plantas ou são descartaveis?
ResponderEliminarSão descartáveis, mas a dama da noite reproduz-se facilmente através de cortes de caules maduros plantados em solo preparado para reproduzir, por exemplo solo para hortícolas. Tire as folhas de baixo, deixe apenas três ou quatro folhas em cima, tape tudo com um plástico para manter o ambiente húmido. Deixe na sombra ou meio sol e só tira o plástico quando verificar que estão a nascer novas folhinhas. Leva algum tempo e deve ser feito na primavera. Boa sorte.
EliminarOlá tenho uma dama da noite recém comprada ainda em crescimento e já replantei para um vaso bem grande, mas ocorre q as folhas nascem com um tom arroxeado que ao longo dos dias vao tomando toda a folha com esse tom arroxeado até ficar amarelo e cair... Rego sempre adubei etc e não muda esse processo, a maioria das folhas estar verdes mas percebo q quase todas estão com esse início de processo de arroxeamento.
ResponderEliminarO q eu devo fazer ?
Não posso ajudar porque pelo que diz até pode ser tudo: a planta podia já vir doente do fornecedor, pode ser água ou mesmo fertilizante a mais, não estar no local certo, etc. Depende se onde vive é verão ou inverno. Ela gosta do verão, muito sol, adubo orgânico e limpeza das folhas e flores quando secam. No inverno perde muitas folhas, por vezes todas e não dá flor. Boa sorte para sua planta.
EliminarA minha dama da noite fica cheia de bolinhas, nascem verdes e ficam brancas, não sei se é para plantar ou só enfeite
ResponderEliminarOlá! Eu deixo sempre ficar na planta, não sei o que é mas não faz mal nenhum, pelo menos no meu caso.
EliminarBoa noite! Tenho duas Dama da Noite plantadas no Jardim. Tem aproximadamente 2 metros de altura e 3 anos cada. Ambas estão apresentando folhas amarelas nas últimas duas semanas. Algumas folhas começam ja a secar e alguns galhos tb. Ja procurei por insetos mas não encontro. O que seria isso? Ja li que poderia ser excesso de agua, mas moro em Lisboa e não tem chovido muito por estes dias. O jardim é bem iluminado, com sol praticamente o dia todo. Estou com receio destas plantas não aguentarem. Amo as flores que me oferecem por isso quero muito recupera-las. Pode me ajudar? Obrigada.
ResponderEliminarSerá falta de rega? Elas precisam de ser regadas nesta época, as minhas estão agora a rebentar cheias de folhas verdes, mas são regadas de quando em quando.
EliminarE também faço uma poda bastante drástica, de outro modo elas crescem demasiado para o local onde estão. Vivo também em Lisboa, logo não haveria razão para não se darem bem, são bastante resistentes.
Bom dia! Obrigada por responder! Eu dei uma poda drástica agora, mexi na terra e coloquei mais substrato. Reguei ontem a noite. Vamos torcer que seja apenas isso o que estava entristecendo as minhas Damas. :-)
ResponderEliminarOlá! Bom dia!
ResponderEliminarGanhei uma muda de dama da noite. Aparentemente ela está gostando do local onde a coloquei pois nasceram muitas folhas novas e viçosas. Porém descobri que nas folhas surgiram um pó parecido com serragem bem miudinha. Em algumas folhas ficam na parte de cima e em outras ficam no verso da folha. Se passo um pano leve, essa serragem sai. Mas volta a aparecer. Como posso cuidar disso?
Olá. Pode ser uma peste ou apenas sujeira, se ela estiver na rua. Não dá para lavar com um jato de água de mangueira? Também pode tentar ver se com um inseticida daqueles Casa e Jardim desaparecem. Tenha em conta que se for uma peste, alguma coisa está faltando à planta: fertilizante orgânico pode ser o caso. Boa sorte com a sua Dama da Noite que nas noites quentes é uma verdadeira benção para quem gosta de plantas perfumadas.
EliminarTenho um pé de dama da noite e recentemente apareceu nos galhos umas bolinhas até macias ao apertar, e abraçadas ao galho. Na sua parte de baixo tem umas lanzinhas brancas. Esmagamos algumas e saiu um líquido grosso escuro. Seria um casulo ou uma praga ? Gostaria de mandar uma foto, como faço? euvoceeanatureza@gmail.com
ResponderEliminarÔi amigo/a, também tenho na minha D. da Noite essas bolinhas brancas sem problemas, creio que é o modo de reprodução delas ou coisa assim. Não faço nada e a planta segue o seu ciclo normal que é, aqui em Lisboa, florescer no verão (de junho a outubro), caem as folhas, eu faço uma poda para que não cresça demasiado, volta a ter folhas na primavera e assim por diante. É muito fácil de cultivar e o aroma das flores no início da noite é superlativo! Obrigada pela visita espero ter ajudado.
EliminarOla!!! Em relação a poda, posso a fazer depois da floração de Outubro? Também moro em
EliminarLisboa. Obrigada
Olá! Sim, a minha este ano vai levar um corte e pêras, está toda em flor, muito perfumada, mas já a invadir um pouco do espaço público por cima do passeio e também da garagem de um vizinho. Quando o tempo ficar mais frio e metabolismo da planta diminuir de ritmo, vou podá-la pelo menos um terço do tamanho que tem. É fácil porque agora os troncos não estão muito grossos e a planta gosta de ter uma forma mais regular. Boa sorte!
EliminarÓtimo! Obrigada.
EliminarOlá, comprei minha dama da noite fazem 6 dias, plantei ela no chão em um terreno argiloso mas coloquei terra adubada em volta, começou a chover sem parar até hoje, as florzinhas caíram, as folhas amarelaram, murcharam, secaram e caíram todas, transferi para um vaso somente com terra adubada e a ponta dos galhos começaram a secar, ficando somente um leve esverdeado, eu deixo no sol direto, o que me orienta a fazer?
ResponderEliminarOlá
ResponderEliminarOlá Leonardo, depende do local onde reside. A minha Dama da Noite (Cestrum nocturnun) vive há cerca de 10 anos no mesmo local, no jardim junto a um muro onde leva sol durante 6 horas no verão e talvez 3 no inverno. O solo não é rico orgânicamente, é solo comum. Fertilizo de quando em quando com adubo universal (NPK 10-10-10). No seu caso pode ser que ela não tenha gostado das duas mudanças que já sofreu, elas não apreciam muitas mexidas, principalmente nas raízes. Aguarde um pouco, não dê água a mais nas regas e se puder dar um pouco de sol melhor. No inverno quase não precisam de ser regadas, no verão uma vez por semana já é bom. Boa sorte, obrigada pela visita ao meu blogue.
Eliminar